O “Efeito Stranger Things” atacou novamente. Depois de trazer Kate Bush de volta ao topo das paradas na quarta temporada, o final da série acaba de apresentar um ícone dos anos 80 para uma nova geração: Prince.
Desde a exibição do último episódio, em 31 de dezembro, as reproduções do lendário cantor dispararam nas plataformas de streaming, impulsionadas principalmente pela Geração Z.
O Fenômeno “Purple Rain”
De acordo com dados divulgados pela Variety, a clássica “Purple Rain” registrou um aumento impressionante de 243% nas reproduções globais no Spotify apenas entre o dia da estreia e 1º de janeiro de 2026.
Quando olhamos especificamente para os ouvintes da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), o salto é ainda maior: 577% de aumento.
Outro hit, “When Doves Cry”, também surfou na onda do Mundo Invertido, crescendo 200% globalmente. No total, o catálogo completo de Prince teve uma alta de 190% na plataforma.
ALERTA DE SPOILER: Em que momento as músicas tocam?
Se você ainda não assistiu ao episódio final, “O Mundo Direito”, pule este tópico!
As faixas não foram escolhidas aleatoriamente. Elas embalam o clímax emocional da saga:
- “When Doves Cry”: Toca quando o grupo prepara os explosivos para a ofensiva final contra o Mundo Invertido.
- “Purple Rain”: É a trilha sonora do momento mais dramático do episódio, quando Eleven (Millie Bobby Brown) aparentemente se sacrifica, trazendo Mike (Finn Wolfhard) para dentro de sua mente para uma despedida final.
A dificuldade de conseguir os direitos
Em entrevista ao Tudum, da Netflix, os criadores Matt e Ross Duffer revelaram que conseguir essas músicas foi uma batalha quase tão difícil quanto enfrentar o Vecna.
O espólio de Prince é notoriamente protetor e raramente libera faixas do álbum Purple Rain para serem usadas fora do filme homônimo de 1984.
“Os herdeiros de Prince geralmente não permitem que essa música seja licenciada… Nunca tínhamos discutido tanto a escolha de uma música como discutiram para aquele momento“, explicou Ross Duffer.
Curiosamente, o sucesso estrondoso de “Running Up That Hill”, de Kate Bush, na temporada anterior, ajudou na negociação.
“E então, graças a Kate Bush, conseguimos adquirir os direitos”, completou Matt Duffer.
Não foi só Prince: Diana Ross e Tiffany também cresceram
O final de Stranger Things não se limitou ao rock e pop de Prince. Outros clássicos oitentistas que tocaram nos últimos episódios viram seus números explodirem:
- “Upside Down” (Diana Ross): Teve um aumento absurdo de 1.250% entre a Geração Z e 3.538% nas buscas globais.
- “I Think We’re Alone Now” (Tiffany): Cresceu 880% entre os jovens e 490% no global.
A série encerra sua jornada reafirmando seu poder não apenas na TV, mas como uma força cultural capaz de ditar o que o mundo está ouvindo.
E você, já adicionou Prince à sua playlist depois do final da série?





Seja o primeiro a comentar