Alerta de spoilers da quinta temporada de Stranger Things!!!
A situação de Max Mayfield segue como um dos pontos mais debatidos entre os espectadores de Stranger Things. Depois de ser caçada por Vecna na quarta temporada — episódio que rendeu a icônica fuga ao som de “Running Up That Hill”, de Kate Bush — a personagem chegou a morrer por um minuto, sendo revivida por Eleven.
Atualmente, Max permanece em coma no hospital de Hawkins, cidade que continua sob quarentena militar. No entanto, novos eventos de Stranger Things 5 esclarecem o que realmente aconteceu com ela após ser trazida de volta.
Segundo os acontecimentos mais recentes da quinta temporada, Max despertou dentro das lembranças de Henry Creel, também conhecido como Vecna. Desde sua ressurreição, ela tem sido deslocada entre diferentes memórias do vilão, incluindo o Laboratório de Hawkins após o massacre, épocas passadas da Hawkins High School em 1969 e momentos cruciais da infância de Henry.
Nenhuma dessas portas trouxe a saída esperada, mesmo quando Max voltou a ouvir a música que antes a havia ajudado a escapar de Vecna. Um portal para o mundo real quase se abriu, com Lucas tocando a canção no hospital, mas a fita quebrou antes que ela conseguisse atravessar.
Holly Wheeler encontra Max
A trama avança quando Holly Wheeler é enganada por Henry através de seu alter ego, “Mr. Whatsit”. A menina é levada para as memórias de Henry e, ao seguir uma carta deixada por ele, acaba entrando nos bosques e chegando até uma caverna — local onde encontra Max pela primeira vez desde o ataque.
Max explica que, depois de ser revivida, ficou presa nesse ciclo de lembranças, tentando encontrar uma saída. A jovem ainda revela que a caverna onde vive se tornou um refúgio, já que Henry se recusa a entrar ali por razões traumáticas que ainda não foram esclarecidas.
Até a chegada de Holly, Max já havia aceitado que poderia permanecer para sempre dominada pela mente de Henry. A nova amizade entre as duas reacende sua esperança de fuga. Max afirma que tem um plano, mas evita compartilhar detalhes com Holly para impedir que Henry perceba a conexão entre elas.
A personagem acredita ter mapeado diversos caminhos dentro das memórias de Henry, o que pode abrir uma possibilidade real de retorno ao mundo real — especialmente agora que Vecna sequestrou Holly e outras crianças que já haviam sido alvo dele.
O passado de Vecna
A história aponta ainda para a importância da caverna na qual Max se esconde. Como Vecna constrói seus ataques a partir de traumas, há expectativa de que o local esteja ligado a algo que ele tenta evitar revisitar. A narrativa sugere que a chave para derrotá-lo pode estar exatamente em confrontá-lo com essa lembrança — algo que Max pode usar a seu favor.
A Netflix já disponibilizou Stranger Things: Temporada 5 – Volume 1. O Volume 2 estreia em 25 de dezembro, e o episódio final da série chega em 31 de dezembro.




Seja o primeiro a comentar