Após mais de um ano de espera, os fãs de Stranger Things puderam assistir a segunda temporada do show, que foi liberada na última sexta-feira, 27. A primeira temporada retratou a busca pelo garoto Will Byers, os segredos do laboratório de Hawkins, a aparição da Onze e o Demogorgon que escapou do Mundo Invertido.
O final da segunda temporada foi bem parecido com o anterior, pois retrata uma batalha no qual um membro da equipe possui um papel importante. Da mesma forma que da última vez, o episódio “The Gate” também possui um epilogo que dá um pulo de um mês após os principais eventos da temporada 2, apesar de se tratar mais de uma conclusão para os personagens do que um indicativo do que pode acontecer no futuro.
De qualquer forma, qual é o significado do final de Stranger Things 2? Confira abaixo:
Will foi curado
O Monstro das Sombras teve o controle de Will pela maior parte da temporada 2 de Stranger Things, e em um primeiro momento, Joyce e Mike tentaram lhe confortar, como parte de um plano para cortar a conexão entre o Monstro das Sombras no Mundo Invertido e seu exército, que poderiam ser uma grande ameaça para o jovem Byers.
Assim, Joyce, Nancy e Jonathan tentam matar o vírus do Monstro das Sombras que infectou Will. Para isso, eles tentam criar um ambiente que seja aquecido, já que a criatura mora em um local escuro e frio. Assim, levam Will até uma cabine na floresta, que pertence a Hopper, para criar tais condições. O monstro começa a ficar desconfortável e violento, e Nancy não tem outra escolha a não ser queimar Will. O ser acaba deixando o corpo do garoto e se assemelha com uma nuvem escura de matéria, que desaparece no céu da noite.
Will, que estava perdendo suas memórias desde que estava possuído pelo Monstro das Sombras, acorda e rapidamente reconhece sua mãe, o que é um bom indicativo de que ele estava curado. Tudo indica que agora ele finalmente voltou a ser a criança saudável que sempre foi antes de se perder no Mundo Invertido.
A questão aqui é o que aconteceu com a parte do monstro que foi removida de Will. Sim, sabemos que a extensões da criatura no mundo real foram cortadas, mas será que o mesmo aconteceu com a nuvem que saiu de Will? Sim, ela pode ter morrido, mas como se tratava de um vírus ou até mesmo um pedaço do monstro, pode ter sobrevivido no mundo real. Se esse for o caso, ele pode retornar posteriormente, seja encontrando uma forma de sobreviver ou um novo hospedeiro.
Onze fecha o portão
Enquanto uma parte do grupo estava preocupada em curar Will – e o resto dos garotos, mais Steve, tentavam tirar os Demodogs de perto do Laboratório de Hawkins – Onze e Hopper tiveram a tarefa mais difícil: fechar o portão e prender o Monstro das Sombras no Mundo Invertido. No entanto, conforme revelado no início da temporada, o portão que Onze abriu antes dos eventos da temporada 1 se tornou muito grande. Isso sem falar que a criatura tentou usar os demodogs justamente para evitar que a garota fechasse o portão.
Onze teve a ajuda de Hopper e seus armamentos e utilizou os métodos que aprendeu com Kali para executar tal tarefa. Ela é capaz de fechar o portão que cresceu e se expandiu abaixo do Laboratório de Hawkins. Com resultado disso, as conexões do Monstro das Sombras com o mundo real, composta pelo Demodogs e suas trepadeiras, são derrotadas. Ainda não temos a certeza se eles morreram, mas, no mínimo, foram gravemente feridos.
Depois, conforme retratado no epílogo, após o fechamento do portão, o Secretário de Defesa dos EUA designa o Laboratório de Hawkins como uma área restrita, e o prédio agora está fora dos limites para qualquer pessoa. Será que isso significa que o local foi fechado e que o governo decidiu interromper os testes que causaram a abertura do portão? Pode ser que não, mas se levarmos em conta os danos causados ao local pelo Monstro das Sombras, é provável que os experimentos possam ter se mudado para outro lugar. Ou o projeto pode ter sido desligado, agora que o portão está fechado e o Dr. Brenner ainda está se escondendo. Como tivemos a confirmação de que ele está vivo, com certeza ainda o veremos muitas vezes.
Para Onze e seus amigos, tudo indica que, pelo menos por algum tempo, eles estão a salvos e seguros.
O epílogo
O epílogo, dessa vez, não mostra muito a respeito do que será o futuro de Stranger Things. Mas a sequência, ao menos, retrata a conclusão de muitas histórias que se desenvolveram durante a temporada. Talvez a maior de todas as revelações é que o Dr.Owens manteve sua promessa a Hopper e ofereceu à Onze uma vida mais normal, após conseguir uma certidão de nascimento para “Jane Hopper” – combinando o nome original da Onze que foi dado por sua mãe, Terry Ives, com o sobrenome de Hopper. Além disso, Owens pede para que Onze e Hopper não chamem a atenção por mais um ano (indicando quanto tempo deve passar para a próxima temporada do show), e Hopper deixa a garota participar do festival de dança na escola, onde acaba dançando com Mike.
Além disso, o próprio baile parece mostrar que Nancy e Steve não estão mais juntos, o que faz sentido, se levarmos em conta que ela e Jonathan possuem sentimentos um pelo outro. Lucas pergunta a Max se ela não quer dançar com ele, e os dois acabam se beijando. Enquanto isso, Dustin acabou dançando com Nancy após ser rejeitado. De qualquer forma, parece que Nancy e Steve colocaram o jovem sob suas proteções, o que deve ser interessante e até hilário para as próximas temporadas. Por fim, Joyce e Hopper fumam um cigarro, enquanto que a mãe de Will ainda precisa lidar com a morte de Bob Newby (Sean Astin).
No entanto, a cena final do epílogo passa a falsa sensação de segurança, já que uma imagem exterior da escola acaba se transformando em sua versão no Mundo Invertido. Apesar de a dimensão alternativa parecer quieta em um primeiro momento, uma tempestade aparece e mostra o Monstro das Sombras pairando o local.
Com certeza, muitas coisas ainda vão acontecer com os residentes de Hawkings. A revelação de Kali no início da temporada é um indício de que outras pessoas, como ela e Onze, podem existir no mundo de Stranger Things. E mesmo que elas sejam as únicas, a missão de Kali em se vingar das pessoas que fizeram isso com ela deve voltar em algum momento.
Além disso, o Monstro das Sombras parece não ter sido derrotado e deve voltar em breve. Até por que, os irmãos Duffer já possuem planos para várias temporadas em suas cabeças. Enquanto isso, o negócio é esperar a chegada da terceira temporada de Stranger Things e começar novas especulações.
Fonte: Screen Rant
Seja o primeiro a comentar