‘Stranger Things’: Vecna aparece já no primeiro episódio da série? Entenda

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

‘Stranger Things’: Vecna aparece já no primeiro episódio da série? Entenda
Divulgação: Netflix

Vecna, o grande vilão de Stranger Things, foi revelado apenas na quarta temporada, quando as peças do enorme quebra-cabeças que envolve Hawkins, Eleven e outros elementos começaram a se juntar. No entanto, há quem acredite que o demônio já estivesse presente desde o começo de tudo, no primeiro episódio da primeira temporada, quando Will Byers foi raptado.

Henry Creel, ou o Número Um, como é referido às vezes, parece ter o controle sobre os monstros do Mundo Invertido. Will foi raptado por um Demogorgon, mas não é difícil que o ser estivesse já sob o domínio de Vecna e alguns detalhes do primeiro episódio de Stranger Things corroboram com a teoria.

Vecna estava lá?

É impossível compreender alguns elementos das três primeiras temporadas sem assistir a quarta, onde tudo começa a se encaixar. No caso do sumiço de Will, um detalhe importante está já no comportamento do Demorogon que o captura: o monstro o observa, de longe, esperando o melhor momento para atacar, algo que não é natural desse tipo de criatura.

Demogorgons são caçadores, atacam diretamente e não escolhem uma pessoa. Tudo isso é uma ótima pista para mostrar que aquele Demogorgon em questão, era diferente – ou estava diferente. Ou não era exatamente um desses monstros, mas sim Vecna.

Há ainda o retorno do menino para casa, onde ele encontra uma porta trancada, que é aberta com telepatia. Acontece que Demogorgons não possuem esse poder, mas Vecna sim. Há mais uma evidência: quando Will cai da bicicleta, é possível ouvir o som de um relógio antigo, que naquele momento, parecia apenas mais um efeito sonoro. Na quarta temporada, aprendemos que o som é sinal da presença de Vecna.

Música

Para completar, Will conta que durante o tempo em que ficou no Mundo Invertido, costumava cantar sua música favorita para se acalmar – no caso dele, “Should I Stay or Should I Go”, da banda punk The Clash. Na quarta temporada descobrimos que essa é uma boa técnica para escapar do controle do demônio: quem não se lembra de Max e “Running Up That Hill”, canção de Kate Bush?

Muitas evidências apontam para que o Demogorgon que sequestrou Will Byers no primeiro episódio fosse, na verdade, Vecna – ou pelo menos uma criatura diretamente controlada por ele. Esse é um dos mistérios que a quinta e última temporada terá que explicar, mas tudo indica que sim.

O final de Stranger Things será dividido em três partes. A primeira chega à Netflix em 26 de dezembro. As duas últimas serão lançadas no Natal e no último dia do ano, respectivamente. O último episódio deve ter cerca de duas horas de duração.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA