Street Fighter V foi lançado e a série pode nunca ser a mesma novamente. A Capcom pode ter condenado seu maior jogo, porque SFV está sendo considerado o lançamento mais falho dos últimos tempos. Agora parece provável que o dano seja irreparável a toda franquia Street Fighter, então aqui estão apenas algumas das razões de ser muito difícil conseguir que os jogadores voltem pro seu lado e batam em carros inocentes de novo.
Pré-compra é para otários
O maior problema com o Street Fighter V é que a Capcom prometeu aos jogadores que eles estariam recebendo um título jogável, mas em vez disso, liberou somente um jogo inacabado que se pode jogar online, mas só. Como as expectativas mais básicas de um jogo jogável não foram cumpridas, ninguém vai comprar títulos da Capcom no lançamento mais. Por que pagar mais de R$ 100,00 pra jogar metade de um jogo cedo, quando você pode esperar pro preço cair e pro jogo estar completo?
Com ou sem bônus?
Pré-vendas tentam seduzir os jogadores oferecendo características antecipadas ou exclusivas, mas milhares de pessoas que compraram o jogo através da Amazon não conseguiram obter seus bônus prometido, gerando queixas tanto contra a Amazon quanto contra a Capcom. Você faz questão de ter o traje especial do M. Bison?
Sem história
Às vezes você apenas não quer jogar online pra ter suas nádegas entregues a um viciado apelão. É muito menos desmoralizante ser derrotado pelo computador do por alguns adolescentes hiperativos de 11 anos de idade em Topeka. Mas Street Fighter V não oferece um modo de história offline no lançamento. Você quer jogar online ou jogar no modo de sobrevivência? Jogar Street Fighter com um personagem único e ver a sua história sempre foi um dos destaques da série, mas sem esse detalhe, ou mesmo sem a opção de praticar contra o computador no modo Arcade, não há nenhuma razão pra comprar o jogo até que ele seja remendado.
Inteligência Artificial
Mesmo no modo de treinamento, os críticos disseram que o computador é inútil. Jogos de luta geralmente fornecem uma caixa de areia onde os jogadores podem testar estratégias e combos sem ameaças, mas a versão de lançamento de Street Fighter V não entrega isso corretamente, oferecendo apenas os níveis da mesma competição online brutal. Se a Capcom consegue ou não desenvolver corretamente uma programação desafiadora pra esta quinta edição da franquia, está ainda a ser determinado, mas é também essencial que o modo de história venha logo. Sem ele, você é apenas um saco de pancadas.
Servidores
Mesmo que Street Fighter V geralmente obrigue você a jogar contra adversários online, a Capcom não preparou adequadamente os seus servidores pro fluxo de jogadores. Como resultado, muitos jogadores ainda estão relatando esperas de 20 minutos antes conseguirem se conectar com seus oponentes. Uma vez que você está numa partida, vai ter sorte se a conexão da Capcom durar muito. Embora estes problemas não sejam atípicos em lançamentos, poucos jogos forçam seus jogadores a jogarem online. Será que a Capcom não aprendeu nada com SimCity ou Diablo?
Ragequit!
Há adversários online com quem você compartilha uma certa camaradagem, mesmo se eles forem completos estranhos… E há aqueles que vão largar a partida quando estiverem perdendo. Não há consequências pro seu adversário largar a partida no meio. Você perdeu seu tempo, não ganhou nada pela suposta vitória e toda a coisa de competição on-line se torna uma piada. Por outro lado, como a Capcom poderia penalizar alguém por ser expulso de um jogo porque seus servidores estão cagados? Ninguém ganha até a Capcom corrigir este sistema permanentemente.
Sem curva de aprendizagem
Street Fighter V parece supor que você já é um especialista, o que é uma forma verdadeiramente ruim de introduzir novos jogadores ao jogo. Não há nenhuma maneira pra um novo jogador aprender devagar porque uma partida online sempre é tudo ou nada, algo realmente decepcionante. Como o seu público principal vai diminuir ao longo do tempo, seja porque estão jogando outra coisa, seja porque arranjaram uma namorada, você precisa de um fluxo de novos jogadores pra manter a sua marca viva. A Capcom basicamente fez um jogo dedicado à competição e mandou um foda-se pros jogadores casuais.
Fora de controle
Os jogadores de PC são o público mais vocal e dedicado de todo o jogo, mas a Capcom ainda conseguiu afastá-los, limitando a compatibilidade de controle pra SFV. Os jogadores de PC estão relatando que muitas das suas configurações de controle simplesmente não funcionam com Street Fighter V, o que é uma afronta aos fãs mais dedicados. É desconhecido se a Capcom vai realmente responder a estas preocupações e trabalhar pra permitir que essas plataformas funcionem, mas já tem muita gente voltando a jogar Mortal Kombat X enquanto isso.
Xbox que se dane
Num movimento muito bizarro, a Capcom não irá lançar Street Fighter V pro Xbox ou pra Nintendo, mas estará disponível pra Linux e Windows. Apesar de talvez o jogo poder ser adaptado no futuro, a Capcom cortou completamente uma enorme faixa dos seus jogadores mais fiéis. Os colecionadores e completistas foram condenados, porque provavelmente vão perder toda uma geração de uma série clássica.
Seja o primeiro a comentar