Ao longo de suas histórias, Marvel e DC não deixaram de mostrar, principalmente em tempos mais recentes, que também promovem um pouco de diversidade entre os seus personagens. Assim, muitos super-heróis afrodescendentes já deram as caras em muitas histórias das duas editoras.
Alguns desses personagens ficaram relegados a papéis mais secundários, enquanto que outros conseguiram ter um grande destaque e foram protagonistas de suas próprias histórias.
Assim, confira abaixo os 10 super-heróis pretos mais importantes dos quadrinhos da Marvel e DC. Sabemos que existem vários exemplos e não conseguiremos citar todos, mas faremos menções a alguns nomes no final do texto.
Observação: estamos usando o termo “preto” ao invés de “negro” em respeito à história desses povos no Brasil. A palavra “negro”, historicamente, possui uma conotação negativa.
Super Choque
O jovem Virgil Hawkins surgiu, inicialmente, nas páginas da editora Milestone, que pouco tempo após sua introdução, foi absorvida pela DC. O herói é conhecido por sua capacidade de criar e manipular eletricidade e magnetismo.
O Super Choque se tornou muito popular entre os fãs por conta do famoso desenho exibido nos anos 2000, que retratou o jovem Virgil descobrindo seus poderes e os usando para o bem. O herói é bem parecido com o Raio Negro, que também possui a mesma descendência e poderes, mas eles não sai pai e filho, como muitos imaginaram anteriormente.
Miles Morales/Homem-Aranha
Em 2011, o mundo descobriu que um jovem descendência afro e latina se transformaria na nova versão do Homem-Aranha. Miles Morales surgiu e desde então, se tornou um dos super-heróis pretos mais populares e conhecidos entre os fãs. Ele vivia no famoso Universo Ultimate da Marvel, onde Peter Parker morreu e o jovem teve de assumir seu lugar.
Além de ter os mesmos poderes da versão original, Miles Morales foi apresentado com duas habilidades exclusivas: invisibilidade e um ataque que podia paralisar seus alvos. Mesmo sendo um personagem recente, já foi estrela de um filme: Homem-Aranha no Aranhaverso, que venceu o Oscar de melhor animação.
[irp posts=”93516″ name=”Episódio de Super Choque sobre racismo viraliza e criador agradece”]
Ciborgue
Outro nome conhecido entre os super-heróis pretos dos quadrinhos é o Ciborgue. Victor Stone se tornou metade humano, metade máquina por conta de um acidente que quase tirou sua vida. Inicialmente, ficou horrorizado com o que aconteceu, mas ao poucos, foi aceitando sua nova vida até perceber que podia se tornar um super-herói.
O Ciborgue ficou muito conhecido por ter sido membro dos Jovens Titãs. Conforme foi evoluindo como herói, se tornou integrante da Liga da Justiça e no relançamento dos Novos 52, virou até mesmo um membro fundador da famosa equipe da DC.
Tempestade
Para muitos, a super-heroína preta mais conhecida e famosa dos quadrinhos. Quando se menciona os X-Men, não há como não se lembrar de Tempestade. Ororo Munroe se tornou uma das integrantes mais recorrentes e leais da equipe de mutantes da Marvel.
Como seu nome deixa implícito, Tempestade é uma mutante capaz de controlar e manipular o tempo, com destaque para o uso de tempestades e raios. Também ficou muito conhecida por ter sido interpretada por Halle Berry nos cinemas.
Raio Negro
Já que citamos o Raio Negro no item do Super Choque, vamos mencioná-lo por aqui também. Ele foi o primeiro herói preto a ter sua própria HQ na DC e sua história de origem já foi mudada algumas vezes.
De qualquer forma, Jefferson Pierce sempre foi retratado com seus poderes de manipulação e criação de eletricidade. Há algum tempo, ganhou sua própria série solo, onde é interpretado por Cress Williams.
Blade
Quando o assunto é um herói que possui poderes de vampiro, um dos primeiros exemplos citados pelos fãs é Blade. Eric Brooks foi criado ainda nos anos 1970 e seu grande objetivo de vida era caçar vampiros.
Blade se tornou ainda mais conhecido do público após Wesley Snipes o interpretar na trilogia de filmes do herói. Agora, será a vez de Mahershala Ali dar vida ao meio humano, meio vampiro no Universo Cinematográfico Marvel (UCM).
Vixen
Uma das super-heroínas pretas mais conhecidas da DC é Vixen. Por ter se tornado dona do chamado Totem de Tantu, ela ganhou o poder de receber o espírito de animais, o que a faz ganhar as mesmas habilidades deles.
A versão mais conhecida de Vixen é Mari McCabe. No entanto, recentemente, outra personagem também recebeu os mesmos poderes na série Legends of Tomorrow. No caso, Amaya Jiwe.
Luke Cage
Outro super-herói preto da Marvel que também não pode ser ignorado é Luke Cage, também conhecido como Power Man. Ele foi o primeiro afrodescendente a ser o protagonista e ter sua própria HQ na história da editora.
Luke Cage se tornou conhecido por sua força sobre-humana e ter a pele inquebrável, poderes que ganhou por conta de um experimento. Ele também se tornou conhecido por ter se casado com Jessica Jones e por ter uma série solo bem sucedida na Netflix, ocasião em que foi interpretado por Mike Colter.
John Stewart/Lanterna Verde
Sempre que Hal Jordan ou Guy Gardner não podiam assumir suas responsabilidades como Lanterna Verde, é aí que John Stewart entrava em cena. Ele ganhou fama justamente por ter sido o primeiro super-herói preto da DC.
John Stewart protagonizou diversas histórias como Lanterna Verde, especialmente durante o período em que Hal Jordan decidiu se aposentar da vida de herói.
[irp posts=”91755″ name=”Pantera Negra: fãs estão preocupados com saúde de Chadwick Boseman”]
Pantera Negra
Para terminar essa lista de super-heróis pretos, não podíamos nos esquecer do Pantera Negra. T’Challa era o monarca de Wakanda, pequena nação africana, mas também tirava um tempo para atuar como super-herói, especialmente para defender os interesses de seu país.
O Pantera Negra também ganhou notoriedade por conta do seu casamento com a Tempestade nos quadrinhos da Marvel. Isso sem falar do seu bem sucedido filme solo, um dos mais rentáveis e populares da história do Universo Cinematográfico Marvel.
Menções honrosas:
- Sam Wilson/Falcão
- James Rhodes/Máquina de Combate
- Misty Stone
- Abelha
- Amanda Waller
Seja o primeiro a comentar