Superman antivacina? Isso aconteceu nos quadrinhos, mas não como você pensa

André Luiz Fernandes

Superman antivacina? Isso aconteceu nos quadrinhos, mas não como você pensa

Poderia o Superman, o maior bastião da ordem e da moral nos quadrinhos da DC, ser também contrário à aplicação de vacinas?

Isso já aconteceu, mas felizmente, tinha um motivo bem mais importante e compreensível do que o simples negacionismo científico, numa trama que poderia colocar a própria identidade de Clark Kent e seu trabalho como o Homem de Aço em perigo.

[irp posts=”120334″ name=”Evangeline Lilly, a Vespa, se declara antivacina e causa polêmica nas redes sociais”]

Em uma HQ dos anos 60, acompanhamos uma história do Superboy, a versão adolescente do Superman, mas bem antes de toda a confusão com linhas do tempo da DC, onde o jovem Clark Kent simplesmente é expulso da escola em Smallville.

A cena choca a todos, incluindo os pais adotivos do adolescente kryptoniano, mas isso tinha um ótimo motivo.

A trama toda envolve a vacinação dos jovens e o Superboy aparecendo até mesmo como professor substituto. Tudo isso por um simples motivo: Kal-El não podia ser vacinado, porque nenhuma agulha era forte o suficiente para romper sua pele.

Ele já tentou no passado e o fato de que todas as agulhas se quebravam ou entortavam poderia revelar que Clark Kent era o Superboy.

Estranho – afinal, estávamos na Era de Prata dos quadrinhos – mas compreensível. Não fosse isso, o herói certamente não deixaria de se vacinar.

[irp posts=”32620″ name=”Chinês ganhará poderes do Superman e será herói em nova revista da DC”]

Sobre o Superman

Superman ganhou a sua primeira HQ em 1938. O personagem foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.

Eles não sabiam, mas o herói de traje azul e capa vermelha viria a se tornar o mais famoso – e mais copiado – do mundo, sendo bem-sucedido em várias mídias e se tornando um ícone da cultura pop.

O personagem nasceu no planeta Krypton e recebeu o nome de Kal-El. Ele foi mandado para a Terra ainda bebê por seus pais, para escapar do desastre natural que estava prestes a destruir o planeta.

A pequena nave com o bebê pousou nos Estados Unidos, onde ele foi adotado por Jonathan e Martha Kent, recebendo o nome de Clark Kent.

Com o tempo, o jovem descobriu que o Sol da Terra lhe conferia poderes sobre-humanos, como superforça, capacidade de voo, visão de raios-x e muito mais.

[irp posts=”102995″ name=”My Hero Academia: mangá tem referência a Batman vs Superman”]

Passou a trabalhar como repórter no jornal Planeta Diário, onde se apaixonou por Lois Lane e divide sua vida entre o combate ao crime e aos supervilões e o trabalho de jornalista.

Além dos quadrinhos, o herói foi um dos primeiros a ser adaptado para o cinema. Ganhou algumas produções de baixo orçamento nos anos 40 e 50, mas foi só em 1978, com o primeiro filme estrelado por Christopher Reeve, que o herói cresceu em popularidade no formato.

O último a atuar como Superman foi Henry Cavill, já fazendo parte de um universo compartilhado de filmes da DC.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Superboy Superman
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA