Por Felipe Mennucci
Em homenagem aos 90 anos da DC Comics, a editora está publicando uma minissérie em quatro partes que reconta as origens do Universo DC.
Essa é a segunda vez em 50 anos que a DC resolve delinear a origem do seu universo. A primeira vez que isso aconteceu foi após a publicação de Crise Nas Infinitas Terras lá na década de 1980.
Desde então, a DC passou por inúmeros reboots, incluindo os Novos 52, Renascimento, e, mais recentemente, as HQs da linha Absolute. Diante de tantas mudanças, a editora elaborou um novo guia que é contado sob a perspectiva de Barry Allen (o segundo Flash).
A primeira edição tinha como principal foco a criação do Multiverso, e diversas histórias que iam até o final da Segunda Guerra Mundial. Esses eventos cobriam a chamada Era de Ouro dos quadrinhos, e lidavam em sua maioria com personagens secundários da DC.
Já a edição mais recente, a segunda, apresenta o surgimento dos principais heróis da editora, e cobre, em sua maioria, os eventos da Era de Prata dos quadrinhos.
A edição é apresentada em grandes painéis que cobrem uma ou duas páginas inteiras, junto com os textos da narrativa de Barry. De certa forma, a narrativa é estruturada como uma grande apresentação em PowerPoint que resume os acontecimentos de cada era.
Alguns dos principais destaques da segunda edição incluem:
-
- A chegada de um jovem repórter chamado Clark Kent à Metrópolis, e que depois se tornaria o herói conhecido como Superman.
- A apresentação de alguns dos principais aliados iniciais do Homem-de-Aço, como Lois Lane, Jimmy Olsen e Perry White.
- O bilionário Bruce Wayne transformando-se no vigilante Batman, o protetor sombrio de Gotham City.
- Os aliados iniciais do Homem-Morcego incluíam apenas Alfred e o Comissário Gordon, mas isso iria mudar com o passar do tempo.
- A chegada aos EUA de uma jovem mulher vinda de Themyscira chamada Diana Prince, e que se tornaria a Mulher-Maravilha.
- Nesse caso, e dentro da nova cronologia da minissérie, Diana seria a segunda pessoa a assumir o manto de Mulher-Maravilha (a primeira foi Hipólita, a mãe de Diana).
- O surgimento do segundo Flash, Barry Allen, que adquiriu seus poderes após um acidente químico.
- O surgimento de outros pilares da DC, como: o Lanterna Verde (Hall Jordan), Aquaman e Arqueiro Verde.
- Não demoraria para que cada herói adquirisse sua própria galeria de vilões.
- No caso do Batman, alguns nomes incluem: Coringa, Mulher-Gato, Pinguim, Duas-Caras e o Charada.
- Já no caso do Superman, alguns dos primeiros antagonistas que ele enfrenta incluem: Lex Luthor, Brainiac, Metallo e Senhor Mxyzptlk.
- Mas os heróis também ganham aliados, como: Robin (Dick Grayson), Kid Flash (Wally West), e Ricardito (Roy Harper).
- O surgimento da Liga da Justiça, inicialmente composta por: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman e Cyborg.
- O grupo se une com o objetivo de enfrentar o vilão Darkseid. Aqui fica a principal mudança que é estabelecida pela segunda edição de “The New History Of The DC Universe”, pois é utilizada a formação da Liga da Justiça dos Novos 52 como base para a criação da equipe de heróis da DC.
- Com o tempo, outros heróis como o Caçador de Marte, Canário Negro e Mulher-Gavião entram para a Liga.
- A edição termina com os eventos da saga Crise Nas Infinitas Terras, que culminou com a morte (temporária) de Barry Allen.

Página de prévia interna da edição 0525DC203 “New History of the DC Universe” #2, com capa de Chris Samnee, escrita por Mark Waid, arte de Brad Walker e Michael Allred, capa por Chris Samnee
A HQ também conta com uma “segunda parte”, que contém uma lista bem minuciosa e que traz maiores detalhes sobre os eventos narrados pelo Flash, incluindo coisas que não são mencionadas na narrativa principal. A lista também inclui os números e os anos das edições em que cada evento ocorreu.
Apesar da grande quantidade de informações, a série é muito acessível, e não exige nenhum conhecimento prévio por parte do leitor para entender o que está acontecendo.
New History Of The DC Universe #2 tem roteiros de Mark Waid, e desenhos de Brad Walker e de Michael Allred, e foi publicada nos EUA em julho de 2025.
Seja o primeiro a comentar