Por Felipe Mennucci
Absolute Superman #8, a edição mais recente da série Absolute Superman, finalmente mostra a versão de Ra’s Al Ghul desse universo. Além disso, Kal-El também ganha um novo poder, e uma nova versão de sua roupa/armadura.
No Universo Absolute, Superman luta contra uma maligna corporação conhecida como Lazarus. Essa corporação é dona de boa parte do planeta, possuindo recursos praticamente ilimitados, e submetendo uma parte da humanidade ao trabalho escravo.
Impiedoso homem de negócios
O líder da corporação é Ra’s Al Ghul, que aqui é apresentado mais como um impiedoso homem de negócios, do que como o guerreiro que lidera a Liga dos Assassinos na cronologia oficial.
Porém, a maior parte dos traços do vilão permanecem os mesmos. Ele continua sendo alguém que viveu durante séculos graças ao uso dos Poços de Lázaro, e seu principal objetivo continua sendo o de salvar o planeta por meio da destruição da maior parte da humanidade. Em termos de aparência, ele se parece bastante com o vilão Vandal Savage e, fisicamente, tem um corpo bem maior do que a sua versão tradicional.
Omega Men
Logo no início da edição, vemos Ra’s matando vários membros de uma organização conhecida como Omega Men (cujo principal objetivo é acabar com a Corporação Lazarus). Ao mesmo tempo em que dá cabo dos assassinos enviados pela Omega Man, o vilão coordena remotamente uma reunião com os acionistas da empresa.
Durante a luta, descobrimos que Ra’s não utiliza mais a denominação de “Cabeça do Demônio” como em sua versão original. No Universo Absolute, ele prefere ser chamado de “Cabeça de Deus”, o que também reflete a ideia que ele tem de si mesmo como salvador do mundo.
Mas a cena que mais chama a atenção é quando Ra’s usa um dos poços de Lázaro para rejuvenescer um dos soldados enviados para matá-lo. No caso, o soldado volta ao estado de bebê, e esse bebê é logo depois jogado de uma das janelas do prédio da Corporação Lazarus.
Ex do Batman
Vale destacar que essa versão de Ra’s Al Ghul não é mais um vilão do Batman, mas sim do Superman, e, ao que tudo indica, ele é o principal antagonista de Kal-El no Universo Absolute. Além disso, aqui Ra’s não tem filhos, e ele vê no Superman o herdeiro ideal para assumir controle do seu império.
Depois dessa introdução, vemos o Superman voltando para Smallville para visitar Martha Kent. Porém, Martha está sofrendo de uma doença degenerativa, e não consegue mais reconhecer o filho adotivo.
Logo depois, Kal é surpreendido por Louis Lane e Jimmy Olsen. Aqui, os personagens são respectivamente membros da Corporação Lazarus e dos Omega Men. Cada um tenta convencer Kal a se juntar a eles, mas o Homem de Aço prefere agir sozinho.
Corporação Lazarus em Smallville
Enquanto Louis e Jimmy discutem, um grupo de soldados da Corporação Lazarus surge em Smallville, e o líder deles, o Capitão Smith, acaba disparando uma bala de kryptonita no peito do Superman. Essa é a primeira vez que a kryptonita é mencionada oficialmente na série.
Um Superman enfraquecido é então golpeado por Smith, até que a roupa do herói ganha uma nova aparência (similar à armadura de um cavaleiro), junto com um novo ataque chamado de “modo tornado”, no qual Kal-El desfere mil socos em trinta segundos.
Roupa composta por IA
Isso decorre do fato de que a roupa do Homem de Aço é composta por uma inteligência artificial denominada Sol. A I.A. é capaz de adaptar o traje do herói conforme a situação. Essa talvez seja a mudança mais singular que o Universo Absolute faz na mitologia do Superman.
Voltando ao combate com Smith, e mesmo desferindo vários golpes, Superman acaba sendo derrotado após ser atingido por vária balas de kryptonita. Seriamente ferido, o herói é salvo por Jimmy Olsen, que chama vários soldados da Omega Men por meio de um portal. Os soldados então carregam o Homem de Aço pelo portal até um local seguro e longe de Smallville.
Absolute Superman #8 tem roteiros de Jason Aaron e desenhos de Rafa Sandoval. A edição foi lançada em 4 de junho nos EUA.
Seja o primeiro a comentar