Por Felipe Mennucci
Na edição anterior de Absolute Superman, Kal-El foi atingido no peito por balas de kryptonita disparadas por um soldado da Corporação Lazarus conhecido como Capitão Smith.
O herói acabou sendo salvo pelo grupo rebelde dos Omega Men, e após se recuperar, uniu forças com eles para invadir a embaixada da Lazarus no Paquistão.
O ataque foi, de maneira geral, bem-sucedido, mas ao retornarem para o centro de comando, Superman e os outros descobrem que um dos agentes dos Omega Men, Jimmy Olsen, acabou sendo capturado pelo inimigo.
No centro da narrativa de Absolute Superman está o conflito entre as organizações Lazarus e Omega Men.
A primeira é dona de boa parte do planeta, possuindo recursos praticamente ilimitados, e submetendo uma parte da humanidade ao trabalho escravo. Seu líder é Ra’s Al Ghul, que aqui é apresentado como um impiedoso homem de negócios.
Já a segunda é uma espécie de grupo rebelde, cujo principal objetivo é a destruição da Corporação Lazarus.
Vale destacar que enquanto Jimmy é um agente dos Omega Men, Louis Lane trabalha para a Corporação Lazarus.
No Universo Absolute, profissões estão diferentes
A edição mais recente da série, a 10ª, começa com flashbacks que remontam ao passado de Kal-El em Krypton. As cenas mostram o pai do Homem-de-Aço, Jor-El, salvando um grupo de garimpeiros que estavam presos num túnel que havia desabado.
No Universo Absolute, Jor-El não é um cientista, mas sim um mineiro que trabalhava duro de sol a sol. O pai do herói liderou um grupo de resgate para libertar os garimpeiros.
Nessas cenas, Kal-El reflete sobre a tenacidade e resistência do povo kryptoniano, e sobre o profundo respeito que ele tinha pelo pai.
Depois disso, no presente, Superman lidera um ataque dos Omega Men contra uma base de pesquisa da Lazarus na Groenlândia. O principal objetivo do herói é resgatar Jimmy Olsen.
Minando a força do Superman
Enquanto o ataque acontece, Ra’s Al Ghul conversa com Brainiac (aqui, o vilão alienígena trabalha para o Cabeça do Demônio). Durante a conversa, Brainiac diz que escolheu atrair Superman para aquela localidade devido à falta de Sol, pois a força do Homem-de-Aço advém da capacidade dele de absorver energia solar.
Brainiac também envia o Capitão Smith para lutar com Kal-El, e Ra’s entrega ao soldado novas balas de kryptonita.
Porém, o objetivo de Ra’s não é matar o Superman, mas sim adotá-lo como um filho, e usar os poderes dele para refazer o mundo.
Surge um furioso Superman
De volta à batalha, um furioso Superman surge, e com enorme facilidade, derrota o Capitão Smith. O herói chega a pensar em matar seu inimigo, mas hesita. Nesse meio tempo, Primus, uma jovem que lidera os Omega Men, está prestes a matar Smith com uma espada, mas o Homem-de-Aço derrete o objeto com sua visão de calor.
Ra’s então aparece, e herói e vilão ficam finalmente cara a cara. O líder da Lazarus pega a arma com balas de kryptonita e dispara em Smith, mas Kal detém o tiro com uma das mãos.
Enquanto Ra’s fala a Kal sobre seu desejo de que eles juntem forças, o Homem-de-Aço é apunhalado nas costas por Primus, que usa uma faca feita de kryptonita.
Enquanto um enfraquecido Kal desmaia, a edição termina revelando que Primus é na verdade Talia Al Ghul, filha de Ra’s Al Ghul. Isso significa que os Omega Men estavam sendo usados desde o princípio pelo vilão e por sua filha.
A série continua sendo uma ótima releitura das origens do Superman e da luta dele para proteger a Terra. Nesta edição, vemos um protagonista que não é mais tão relutante e solitário, e que começa a tomar suas próprias decisões sobre como proteger o planeta.
Absolute Superman #10 tem roteiros de Jason Aaron e desenhos de Carmine Giandomenico. A edição foi publicada nos EUA em cinco de agosto de 2025.
Seja o primeiro a comentar