Superman: Entre a Foice e o Martelo é uma das histórias alternativas mais clássicas da DC. Ela foi adaptada em animação e mostra uma versão bem diferente do Batman.
Aqui, o Homem-Morcego tem um código de ética bem diferente do que conhecemos, sem nenhuma objeção sobre matar inocentes e usar de violência extrema para conseguir o que quer. Ele é basicamente um vilão.
[irp posts=”89742″ name=”Superman & Lois tem morte importante já no episódio piloto”]
Nessa história, a cápsula contendo Clark Kent não caiu no Kansas e sim na Rússia, então União Soviética. Com isso, vários heróis da DC, incluindo o próprio Superman, ganham versões russas, alinhadas com o regime comunista que operava na época.
Uma desses heróis é o Batman, que assume uma postura totalmente violenta e assassina, com destaque para o sotaque russo na fala.
Confira uma cena:
Comrades! Watch our exclusive clip from the upcoming DC animated film Superman: Red Son, which reveals a Batman who kills without hesitation. pic.twitter.com/j71Lv499IM
— IGN (@IGN) February 25, 2020
Nessa animação, o Cavaleiro das Trevas foi dublado por Roger Craig Smith, que já havia feito a voz do herói em outros filmes animados da DC, incluindo o aclamado Batman Ninja. A HQ original foi lançada em 2003, mas a adaptação animada só saiu em 2020
Superman: Entre a Foice e o Martelo está disponível digitalmente desde o dia 25 de fevereiro. O filme sai em DVD e Blu-Ray em 17 de março, sem previsão de lançamento no Brasil.
Sobre o Batman
Um dos personagens mais importantes da DC e da cultura pop como um todo, o Batman é um herói que vive no imaginário até mesmo do público que não é ligado aos quadrinhos, séries e filmes.
Trata-se de um ícone, status que alcançou ao longo de seus 80 anos de existência, desde a primeira HQ de Bob Kane e Bill Finger, até os filmes milionários da DC.
O arquétipo do Homem-Morcego foi repetido à exaustão antes e depois de sua criação: Bruce Wayne é um homem rico e solitário, que vive uma vida aparentemente extravagante.
Só que tudo isso não passa de uma fachada para suas atividades noturnas como vigilante de Gotham City, uma cidade que lembra a Nova York real, mas é assolada por criminosos completamente insanos, que têm no Coringa seu principal representante e rival do Cavaleiro das Trevas.
Nascido nos quadrinhos, o personagem rapidamente migrou para a TV, onde ganhou um aspecto mais inocente, menos sério e denso. A atmosfera sombria seria mantida em parte nos quadrinhos e principalmente com os filmes, começando com o de Tim Burton, de 1989.
Os anos 90 veriam alguns equívocos cinematográficos, mas em 2005 Christopher Nolan começaria a trilogia que muitos consideram definitiva.
A versão do Universo Estendido da DC manteria o clima sisudo de um herói que foi criado para lutar contra a escuridão noturna. Seus intérpretes mais famosos são Adam West (na série de TV), Michael Keaton, George Clooney, Val Kilmer, Christian Bale e Ben Affleck, que passou o manto para Robert Pattinson.





Seja o primeiro a comentar