O reboot da DC com o novo filme do Superman foi um passo muito positivo, ainda mais para uma franquia que estava em baixa nos últimos anos. O longa dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet foi elogiado pela crítica, caiu nas graças do público e, principalmente, conseguiu um ótimo desempenho nas bilheterias.
Hoje, Superman já está disponível em plataformas digitais, mas considerando o total, o filme rendeu cerca de 614 milhões de dólares em bilheteria mundial. A marca é boa, mas é interessante notar que não está nem perto dos melhores números entre os filmes da DC, que incluem alguns de seus lançamentos mais criticados e problemáticos, no geral. Confira alguns exemplos:
Aquaman, o campeão
Lançado em 2018, Aquaman permanece sendo o campeão de bilheteria da DC e o único filme da franquia a superar a marca de 1 bilhão de dólares. Na época, o herói interpretado por Jason Momoa fez sucesso e foi bem recebido, embora os problemas recorrentes do antigo Universo Estendido da DC deixem alguns buracos na história geral. A sequência apagou um pouco do brilho do longa original, mas 1,1 bilhão de dólares é uma marca expressiva.
Liga da Justiça de Joss Whedon
Marcado por problemas de todos os tipos, Liga da Justiça foi uma grande decepção para os fãs da DC. A versão de Joss Whedon, que foi exibida nos cinemas arrecadou 661 milhões de dólares, superando o Superman atual por pouco. Ainda é uma marca expressiva, mas esperava-se muito mais do filme que seria o equivalente dos Vingadores, da Marvel, na “Distinta Concorrência”.
Primeiro Esquadrão Suicida
Nem mesmo a Arlequina de Margot Robbie e a Amanda Waller de Viola Davis foram o suficiente para salvar O Esquadrão Suicida, de David Ayer. O filme caiu como uma bomba entre os fãs e críticos, com direito a uma performance de Jared Leto como o Coringa que divide opiniões até hoje. Mesmo assim, a aposta era alta e o longa rendeu incríveis 749 milhões de dólares, uma das marcas mais altas da DC até hoje.
Mulher-Maravilha
O primeiro filme da Mulher-Maravilha sofreu de algo parecido com o Aquaman, e rendeu quase tão bem quanto ele. O tempo e a sequência acabaram por diminuir o apreço do público pelo longa estrelado por Gal Gadot, mas para muita gente, esse foi o ápice da DC no cinema. Os números corroboram: 822 milhões de dólares na bilheteria mundial.
Batman vs. Superman: A Origem da Justiça
Para muitos, o primeiro sinal de problema no DCEU. O filme foi promovido para bater de frente com a Marvel e pode até ter feito isso em bilheteria, com bons 874 milhões de dólares. No entanto, a recepção do público e da crítica foi tão negativa, que Batman vs. Superman foi considerado um fracasso e não é difícil entender os motivos ao assisti-lo. Pior para os filhos de ambas as Marthas.
O Homem de Aço
O fato é que o Superman de James Gunn perdeu até mesmo para O Homem de Aço, sua contraparte dirigida por Zack Snyder e estrelada por Henry Cavill no papel do kryptoniano. Foram 667 milhões de dólares, que vieram de fãs que esperavam uma verdadeira guerra entre Marvel e DC começando. A recompensa veio no formato de um filme um tanto controverso, com problemas que o longa de 2025 consegue evitar de forma bem melhor.
Seja o primeiro a comentar