O Festival Internacional de Cinema de Tóquio 2024 já tem sua abertura definida: o thriller histórico 11 Rebels, dirigido por Shiraishi Kazuya e estrelado pelos consagrados atores Yamada Takayuki e Nakano Taiga, será o filme responsável por inaugurar o evento no próximo mês.
A trama, que promete impressionar o público, é baseada em um roteiro inédito do falecido Kasahara Kazuo e mergulha nas intrigas do clã Shibata durante a tumultuada Guerra Boshin, um dos mais intensos conflitos da história japonesa.
Os organizadores do festival, que acontece de 28 de outubro a 6 de novembro nas áreas de Hibiya-Yurakucho-Marunouchi-Ginza em Tóquio, expressaram grandes expectativas:
“Esperamos que este filme poderoso marque uma abertura espetacular para o festival”. Além disso, eles revelaram que o evento será encerrado com a comédia Marcello Mio, uma coprodução francesa e italiana dirigida por Christophe Honore.
O filme conta a história de uma personagem interpretada por Chiara Mastroianni que, em um giro surpreendente, se transforma em seu próprio pai, o lendário diretor de cinema Marcello Mastroianni.
Marcello Mio, que estreou mundialmente em maio no Festival de Cannes, serve como uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Marcello Mastroianni.
Segundo o diretor de programação do festival, Ichiyama Shozo, “este é um filme único que funciona como um tributo a Marcello Mastroianni e como uma peça experimental, na qual muitos atores franceses, incluindo a protagonista Chiara Mastroianni, aparecem com seus próprios nomes, borrando a linha entre a realidade e a ficção.” A atriz Chiara Mastroianni também será jurada na competição principal do festival deste ano.
O 11 Rebels destaca um momento crítico na história japonesa, retratando um esquadrão suicida de 11 homens em uma missão desesperada para defender uma fortaleza. O filme explora o choque de interesses entre o clã Shibata, o antigo shogunato e o novo governo, desencadeando uma batalha heroica.
Programado para ser distribuído pela Toei a partir de 1º de novembro, o longa fez parte do projeto de financiamento Tokyo Gap-Financing Market, realizado durante a TIFFCOM, o mercado de negócios afiliado ao festival de Tóquio no ano passado.
Para Ichiyama Shozo, “este filme herda a tradição dos dramas de época em conjunto, que a Toei sempre se destacou em fazer, mostrando o mais alto nível de produção no cinema japonês contemporâneo, desde sequências de ação até o design de cenários. Também é significativo por lançar luz sobre pessoas que foram esquecidas ao longo da história.”
Com 11 Rebels e Marcello Mio como destaques, o Festival Internacional de Cinema de Tóquio 2024 promete momentos de grande emoção, celebrando a diversidade e a riqueza do cinema mundial.
FONTE: Variety





Seja o primeiro a comentar