Thanos, o grande vilão do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) até agora, surgiu pela primeira vez em uma cena pós-créditos do primeiro filme dos Vingadores, em 2012. Depois disso, ele acabou se tornando a maior ameaça de todos e tudo que aconteceu desde então tinha o objetivo de culminar no confronto contra o Titã Louco. O público foi sendo ensinado sobre as Joias do Infinito, tudo bem devagar. Até chegarmos em Vingadores: Guerra Infinita, onde a coisa realmente chegou aos “finalmentes”, antes de ser resolvida em Vingadores: Ultimato. Agora que Thanos foi derrotado, quem será a próxima grande ameaça para o UCM? Galactus?
Galactus será o próximo vilão do UCM?
Os Estúdios Marvel já anunciaram todos os filmes e séries que comporão a Fase 4 do UCM. Com esses dados, sinceramente, não dá pra ter ideia de quem será a próxima grande ameaça, o grande antagonista que assumirá a posição deixada por Thanos.
Isso não chega a ser um problema, visto que o próprio Thanos só foi aparecer pela primeira vez algum tempo depois, no último filme da Fase 1. Por isso, podemos imaginar que, quando estrear Thor: Love And Thunder, o último filme da Fase 4, já deveremos ter alguma noção do que virá por aí.
Um dos poucos vilões no universo da Marvel nos quadrinhos que consegue botar mais medo que Thanos, é Galactus. Ele pode dificultar muito a vida dos heróis. O Titã Louco era apenas um cara, muito forte e inteligente, em posse das Joias do Infinito. Galactus é muito pior: uma coisa gigantesca, o Devorador de Mundos. Ele é praticamente um deus! Como pará-lo?
Primeiro de tudo, é interessante lembrar que Galactus, nos quadrinhos, é um vilão do Quarteto Fantástico – principalmente. Kevin Feige, o diretor dos Estúdios Marvel, já confirmou que a equipe ganhará um filme e isso já dá uma boa indicação de que Galactus possa ser inserido no UCM. Existe uma grande chance de que isso venha a acontecer.
Ao contrário do filme do Quarteto Fantástico realizado pela Fox, que mostrou o vilão como uma nuvem escura vindo na direção da Terra, a Marvel não deve decepcionar e deve inseri-lo na história de maneira merecida. A chegada de Galactus deve trazer, também, a presença do Surfista Prateado – que viaja pelas galáxias procurando o próximo mundo que ele vai devorar.
Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, inclusive, já foi criado um gancho para o aparecimento de Galactus. Na cena que conta com a participação de Stan Lee, é possível ver os Vigias, uma raça de seres interdimensionais que patrulham o universo constantemente. A primeira aparição de Galactus nos quadrinhos, há muito tempo, teve relação com um dos Vigias.
Uatu quebra a regra de que sua raça só pode observar, sem influenciar em nada. Ele vem para a Terra e avisa que Galactus está chegando para devorar o planeta. A partir daí já daria pra inserir o vilão na franquia, por exemplo.
Galactus terminará o plano de Thanos?
É possível que os objetivos malignos de Galactus, caso ele entre para o UCM, sejam bastante parecidos com os de Thanos. Ele pode querer dar seu jeito de cumprir o que o Titã Louco não conseguiu.
Thanos tentou (e até conseguiu, por um tempo) diminuir a quantidade de seres vivos no universo em 50%. Pra quê? Para equilibrar os recursos e não faltar nada no futuro. Na época de Guerra Infinita, o vilão chegou a ganhar uma legião de fãs que concordavam com seu ponto de vista.
Daí que alguém parou pra avaliar melhor e fez alguns cálculos. Ao estalar os dedos e apagar metade do universo inteiro, Thanos deixou a Terra, por exemplo, com um pouco menos do que 4 bilhões de pessoas. Esse número é a mesma população que tínhamos há pouquíssimo tempo: em 1972. Sacou? Em aproximadamente 50 anos, voltaríamos a ter exatamente a mesma quantidade de pessoas que já tínhamos antes da Dizimação. Em poucas palavras, o plano de Thanos tinha um prazo de validade curtíssimo.
Pra continuar dando certo, ele teria que voltar a estalar os dedos novamente e sabemos que isso não seria possível. Em Vingadores: Ultimato, foi mostrado que ele mesmo destruiu as Joias do Infinito após seu plano dar certo. De uma forma ou de outra, o plano de Thanos era falho.
Sendo assim, Galactus poderia vir, devorando mundos, com o objetivo de manter o equilíbrio do universo que Thanos tanto queria. A explicação para os seus atos poderia ser que ele devora os planetas que “estão sobrando”.
É como se fosse uma continuação da motivação de Thanos, uma sequência, a continuação da Saga do Infinito! Galactus pode ser algo intermediário entre o plano do Titã Louco, que já vimos, e coisas ainda maiores que podem chegar depois dele. Um exemplo? Os Celestiais! Tem muita coisa gigantesca e absurdamente poderosa no universo da Marvel.
[irp posts=”78125″ name=”Galactus: a história e os poderes do Devorador de Mundos da Marvel”]
Seja o primeiro a comentar