Anunciado pela primeira vez em 2019, finalmente estamos começando a caminhar em direção a Matrix 4, com direito até ao primeiro trailer.
No entanto, essa primeira olhada na trama começa a instigar os fãs mais criativos que já começam a questionar a hipótese de Resurrections estar sendo ambientado em um mundo onde o primeiro filme seria apenas… um filme!
- Sabia que leitor do EiNerd tem descontos exclusivos e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, eletrônicos, livros e QUALQUER produto comprado no site da Amazon? Para garantir, basta realizar a compra clicando por aqui.
A teoria responderia como Neo e Trinity voltam (afinal, eles morreram ao final da franquia original), quem seria o próximo vilão, bem como justifica a ausência de Laurence Fishburne no elenco, mas não parece ser suficiente – pelo menos para um suposto “funcionário” da Warner Bros.
A maior parte do público de Matrix acredita que o quarto filme será uma sequência direta após a trilogia encerrada em 2003 e pessoas próximas à produção até encorajaram essa linha de pensamento.
Acontece que, de fato, a trilogia original não deixava fios soltos para produções futuras. Se observar bem de perto o primeiro trailer de Resurrections, não há nenhum vestígio de que seja uma sequência direta.
Desta forma, tudo é possível perante a nova trama, inclusive essa teoria que vai explodir muitos miolos: Matrix Resurrections seria uma história ambientada no nosso mundo, da vida real, e o primeiro filme era somente um filme cibernético maluco de 1999…
[irp posts=”96520″ name=”Laurence Fishburne, o Morpheus, fala sobre sua ausência em Matrix 4: ‘não fui convidado'”]
Matrix 4 está totalmente fora de contexto
É praticamente impossível querer casar o final de Matrix Revolutions com o novo trailer de Resurrections, porque os eventos dos três filmes não têm nada a ver com o que está sendo apresentado atualmente. Os dois protagonistas morreram, oras! Como eles teriam voltado à vida?
Apesar da quantidade suspeita de fotos recriadas do primeiro filme, apenas uma única cena traz sentido de plano-sequência para Matrix 4 – quando Thomas está em uma sessão de terapia.
Além disso, como se tudo não estivesse sendo curioso o suficiente, a sinopse oficial descreve a nova trama como continuação da história de 1999 e, embora Lana Wachowski esteja só refazendo as histórias anteriores, essa linha pode sinalizar a ausência de continuidade.
[irp posts=”82724″ name=”Will Smith se arrepende de ter trocado Matrix por James West”]
Mantendo os papéis?
Continue considerando o cenário de que tudo acontece no mundo real de 2021, onde um filme de nome ‘Matrix’ foi lançado há 22 anos, por aqui. Ok? Combinado?
O terapeuta se refere ao personagem de Keanu Reeves como ‘Thomas’, automaticamente os fãs já imaginam que este é Thomas Anderson (o alter-ego de Neo antes de ser libertado), mas o sobrenome não foi revelado – logo não dá para ter certeza.
Outro fato curioso é que esse novo Thomas é dono de um imóvel moderninho e chiquetoso, sendo o oposto de Anderson que alugava um apartamento minúsculo e bem sujo.
Desta forma, poderia colocar a versão antiga como um mero personagem que passava a vida hackeando os PCs alheio, enquanto o atual seria um ator de sucesso.
Mas ele não é o único. A personagem de Carrie-Anne Moss, ainda sem nome, serve um café a Reeves, e há um leve reconhecimento entre a dupla – o que os fãs presumem se tratar de Neo e Trinity lembrando que eram apaixonados.
Entretanto, em vez disso… e se Thomas estiver vagamente se lembrando dela como parceira no filme de Matrix que eles gravaram juntos? Moss, nesse caso, seria a intérprete da personagem que estrelou com Thomas, mas a carreira não teve o mesmo rumo de reconhecimento.
[irp posts=”113928″ name=”Matrix Resurrections: Neo será o vilão do novo filme da franquia?”]
Não é mamãe… Ops, Morpheus
O trailer também provaria que a história se passa dentro de uma simulação criada por máquinas que escravizaram toda a humanidade, fazendo com que o enredo principal de Resurrections possa ser com Thomas (20 anos depois) suspeitando que o filme seja real e o mundo ao seu redor, algo falso.
Por conta dessa ilusão de tempo, ele visitaria um terapeuta em busca de medicamentos, com medo de estar perdendo a noção de realidade. No entanto, ele acaba encontrando pessoas do mundo real que confirmam as suas suspeitas – sendo uma delas, Morpheus.
Essa proposta explicaria porque Yahya Abdul-Mateen II é quem, provavelmente, interpreta Morpheus no lugar de Laurence Fishburne e, ele então seria o verdadeiro personagem, enquanto Fishburne apenas o ator que o retratou durante o filme de 1999.
[irp posts=”108879″ name=”Matrix 4: Laurence Fishburne, o Morpheus, jura que não está no filme”]
Memórias, não são só memórias
Como dito anteriormente, Resurrections inclui quantidades catastróficas das cenas do filme original e, não, estas não foram copiadas como meros flashbacks, ainda mais quando podem derivar de lembranças de Thomas no início da carreira.
Quando o ator começa a ter dúvidas sobre o que é real, Thomas reexamina sua experiência em Matrix para tentar entender se tudo é uma simulação fantasiosa – nada mais simples do que repetir algumas cenas em sua cabeça, com a sua própria perspectiva.
[irp posts=”113164″ name=”Matrix 4: por que Neo se esqueceu que é O Escolhido no trailer do filme?”]
De vilão à chefão, a guinada
Mais uma grande pista sobre se tratar de um filme dentro de um filme surge bem nos momentos finais do trailer, quando um homem misterioso (interpretado por Jonathan Groff) não se esforça em esconder seu alinhamento antagônico.
Alguns fãs até sugerem que Groff possa estar interpretando um novo Agente Smith ou O Arquiteto, mas na real, na moral mesmo? Ele pode muito bem ser o executivo de um grande estúdio de cinema.
E essa seria exatamente o tipo de coisa que Wachowski faria em um retorno de Matrix: colocar um vilão principal como um chefão que trabalha em um escritório chique, no último andar de um prédio.
Além disso, a fala de Groff faz referência sobre “retornar para Matrix” e não para dentro dela. Esse pequeno detalhe sugere que Neo não necessita reentrar na simulação, mas que Thomas pode reprisar o seu papel mais famoso nos últimos 20 anos.
[irp posts=”79345″ name=”Matrix 4: 7 perguntas que o novo filme pode responder”]
Por que as máquinas lançariam um filme contando a verdade?
Se toda essa teoria for verídica, faz sentido mesmo que as máquinas criadoras da Matrix revelem toda a verdade aos humanos? Pior ainda, explicando detalhadamente…
Veja bem, se considerar que os teóricos sobre OVNIs alegam que a mídia convencional encoraja a mentira e faz as pessoas acreditarem que alienígenas são apenas fantasias, então, Matrix 4 pode simplesmente mentir pra geral.
Aplicando o conceito, fica claro que o intuito possa ser de enganar a humanidade e fazê-la acreditar que a verdade é absurda demais para ser real, e a forma mais fácil de fazer isso é desmentindo a realidade de Morpheus, colocando-o como um mero personagem.
Bem como o executivo do estúdio de Groff pode ser um programa desenvolvido pelas máquinas para desviar a humanidade da liberdade por meio do poder do filme, desta forma inevitavelmente causaria divisões.
Enquanto alguns teriam a noção de que a trilogia nunca aconteceu, outros veriam como uma meta abordagem para preservar a santidade dos filmes anteriores.
De qualquer uma das formas, Matrix 4 promete deixar uma ideia de, como diria Nação Zumbi: “Não sei se sonhava o meu sonho ou se o sonho que eu sonhava era seu”.
[irp posts=”114066″ name=”Matrix 4: diretora diz que Keanu Reeves ‘ficou maravilhado’ ao assistir o filme”]
Seja o primeiro a comentar