A cena pós-créditos de Capitão América: O Soldado Invernal foi emblemática para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel. Afinal, ali foi a primeira vez que o público tomou conhecimento dos irmãos Wanda e Pietro Maximoff, interpretados por Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson, respectivamente.
Desde aquela rápida aparição, uma expectativa gigantesca surgiu em torno dos personagens. O motivo? Os personagens são apresentadas, nas HQ’s originais, como mutantes nas histórias dos X-Men. Acontece que, naquela época, sabia-se que não existir a menor chance de incluir os mutantes no UCM, pois os direitos autorais pertenciam à Fox.
Mesmo assim, o público sabia que poderia esperar grandes impactos pela chegada dos dois nesse universo de filmes – e não é que estávamos certos?
[irp posts=”97956″ name=”Feiticeira Escarlate: história e poderes da heroína da Marvel”]
Em 2015, Vingadores: A Era de Ultron foi lançado, causando um misto de emoções no público, pois foram feitas diversas revelações. Os irmãos Maximoff são apresentados como resultados de experimentos do vilão Barão Von Strucker e, a princípio, são antagonistas para os heróis.
Revela-se que eles ganharam poderes através de contato com a Joia da Mente, que ficava alojada dentro do infame cetro de Loki. Pietro passa a possuir supervelocidade e Wanda, telecinesia.
Depois disso, o UCM não gastou muito tempo com o casal de irmãos, visto que Mercúrio morreu ainda no mesmo filme e pouco foi revelado sobre o passado dos dois.
Agora, já em 2021, veio o lançamento de WandaVision – o primeiro produto da chamada Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel. Saindo semanalmente pelo Disney+, a série fez revelações impressionantes sobre o passado desses personagens, incluindo modificações importantes em tudo que já sabíamos até aqui, além de imputar novos questionamentos em nossas cabecinhas.
No 8º episódio do seriado, que traz a Feiticeira Escarlate como protagonista ao lado de seu amado Visão, uma viagem ao passado foi realizada através da magia da vilã Agatha Harkness e flashbacks.
Em dado momento, retrata-se a Hydra fazendo com que Wanda entrasse em contato com a Joia da Mente durante o já conhecido experimento.
O que nunca havia sido mencionado até então é que a jovem já apresentava poderes de bruxa muito antes disso, desde a infância. O contato com a Joia do Infinito, como bem pontua Agatha, apenas amplificou o que já estava dentro dela – justificando ela ter sido a primeira a sobreviver às experiências da organização criminosa.
[irp posts=”103550″ name=”WandaVision: 8º episódio explica passado de Wanda e tem ‘novo’ personagem”]
E o Mercúrio, afinal?
Tudo isso posto, é quase impossível não questionar-se: a história de que a Joia da Mente teria dado os poderes também a Mercúrio perde completamente o sentido.
Reforça a teoria o fato de que a supervelocidade não tem relação nenhuma com a Joia da Mente, não é mesmo?
Calcula com a gente: a Capitã Marvel ganhou poderes relacionados ao espaço, da Joia do Espaço; a Joia do Tempo concede ao Doutor Estranho a capacidade de dominar o tempo; para Visão, a Joia da Mente concedeu uma mente novinha em folha. Com esse histórico, a supervelocidade parece meio fora de contexto.
Claro que tudo não passam de teorias elaboradas por fãs, mas pense bem: ninguém sobreviveu aos contatos com a pedra antes de Wanda. Por que Pietro teria sobrevivido? É mais pertinente deduzirmos que, com os poderes recém-amplificados, Wanda teria alterado a realidade para conceder poderes ao irmão – evitando assim que ele morresse ao se conectar com a Joia.
Também pode ser que Wanda nem sequer saiba que fez isso, pois o seriado já deixou bem claro que a Feiticeira Escarlate não tem muita noção de todo o potencial que carrega. Quem sabe ela não teria feito isso, mesmo que inconscientemente, ainda na infância, num desejo interno de que o irmão fosse especial como ela?
Uma outra evidência interessante que endossa essa teoria é o caso de Monica Rambeu. A capitã tornou-se superpoderosa após ultrapassar a barreira do Hex pela terceira vez, através de mutação genética a nível celular. Quem foi mesmo que criou o Hex? Pois é!
O melhor dessa teoria é que, se for confirmado que Wanda tem a capacidade de conceder poderes a outras pessoas, seria uma abertura para a entrada dos mutantes no UCM – principalmente agora que a Fox foi adquirida pela Disney e, com ela, os direitos autorais destes personagens.
Considerando o histórico de Wanda e Pietro nos quadrinhos, seria imensamente significativo que eles fossem a porta de entrada para o gene X no universo da Marvel nos cinemas.
Aguardemos!
WandaVision: Kevin Feige comenta sobre possível presença de mutantes
Seja o primeiro a comentar