O final de ‘Vingadores: Guerra Infinita’ deixou muita gente boquiaberta e os fãs não aguentam de tanta ansiedade pra descobrir como as coisas vão se desenrolar em ‘Vingadores 4’. No entanto, antes do Thanos estalar os dedos, ele fez algo cujas consequências poucos perceberam… e que pode mudar o Universo Cinematográfico Marvel para sempre! Essa é uma teoria criada por Thomas Bacon, um editor do site Screen Rant. Leia e entenda!
De acordo com a teoria, os eventos de ‘Guerra Infinita’ podem significar a quebra total da linha do tempo pelo Thanos e as consequências dessa quebra temporal pode ser justamente a trama principal de ‘Vingadores 4’ Nesse caso, os heróis teriam que tentar salvar a realidade.
Os irmãos Russo, diretores dos filmes, já deixaram bem claro que ‘Vingadores 4’ não vai ser uma “Guerra Infinita parte 2”. Isso significa, claro, que tem muito mais em ‘Vingadores 4’ do que simplesmente os heróis tentando desfazer o que Thanos fez.
Dentre inúmeras, a hipótese que acredita que Thanos quebrou a linha do tempo é bastante interessante. Vamos analisar!
Na primeira sinopse oficial de ‘Vingadores 4’, acabamos focando muito na palavra “sacrifícios”, associando com mais perdas. Ou seja: mais heróis morrendo. Para corroborar essa teoria, é outra palavra da sinopse que chama mais a atenção: “realidade”.
“Nossos amados heróis vão realmente entender o quão frágil é esta realidade”. Se, de alguma forma, essa realidade é “frágil” será que foi por que agora o tecido da realidade foi quebrado?
Pode ser que sim! E pode ter sido por conta do próprio estalo. Thanos teria usado tanta energia pra acabar com metade da vida no universo que acabou danificando o tecido da realidade e acabou entrando num estado de sonho com a consciência dele dentro do Mundo das Almas.
Também existe outra possibilidade que prejudicou a realidade e não foi proveniente do estalo. Teria sido, sim, feita pelo Thanos, logo antes do estalo. Preste bastante atenção!
Você conheceu a Joia do Tempo no filme do Doutor Estranho. No mesmo filme, você viu tanto o Wong quanto o Mordo alertarem o Doutor Estranho quanto ao mau uso da Joia e suas consequências. Mordo tinha dito: “As manipulações temporais podem criar ramificações no tempo, aberturas dimensionais instáveis. Paradoxos espaciais, loops de tempo”. Quando o Doutor Estranho estava testando a Joia na maçã, Wong disse: “Você não estava manipulando o contínuo espaço-temporal, você estava quebrando-o”.
É aí que estaria a dica. Thanos usou a Joia do Tempo logo antes de estalar os dedos pra algo muito além de manusear o tempo em uma maçã. As Joias do Infinito são as armas mais poderosas do universo e mais antigas que o próprio universo. Uma delas, a Joia da Mente, quebrou e o vilão usou a Joia do Tempo pra desfazer esse estrago.
Agora, pense em níveis de proporção e grandeza: se o Doutor Estranho não podia fazer isso com uma simples maçã, imagine fazer em uma singularidade que precede o universo! O que Wong e Mordo disseram seria muito mais válido nessa situação.
Segundo a advertência de Wong, Thanos não manipulou o tempo, ele quebrou o contínuo espaço-temporal. Assim, o vilão teria gerado uma instabilidade no coração da Manopla do Infinito. Ele usou as todas as Joias para apagar metade da vida no universo, mas uma delas não deveria mais existir.
É por isso que o estalo de Thanos acabaria sendo um paradoxo temporal. Ou seja, quando ele estalou seus dedos, o que não deveria acontecer, acabou acontecendo. Com isso, Thanos teria dividido o tempo.
O filme termina com o estalo e você vê as consequências dele até na cena pós-créditos. Só que você não vê mais essas consequências em nenhuma série de TV que tá dentro do Universo Cinematografico da Marvel. Ou seja, o mundo pós-estalo parece que só vai ser visto mesmo em ‘Vingadores 4’. Isso pode sugerir que a Marvel tem algo sendo preparado e o tecido da realidade danificado pode ser parte disso.
Isso já aconteceu antes nos quadrinhos, no arco ‘A Era de Ultron’ de 2013. Nessa ocasião, os Vingadores tiveram que mudar a história para evitar a vitória de Ulton. Wolverine começa viajando pro passado pra matar Hank Pyn antes de ele criar Ulton. Isso acaba criando uma linha de tempo alternativa.
Depois, Wolverine viaja de volta e pede para Hank Pyn instalar armadilhas que permitam que os Vingadores derrotem Ultron no futuro. Essas viagens, repetidas vezes, acabaram quebrando o tempo. As diferentes realidades, que tinham sido criadas em cada viagem, acabaram se fundindo e abrindo portais entre elas. Tony Stark ainda disse: “Acho que temos sorte de ainda existirmos em uma realidade linear coesa”.
Quem viu as fotos vazadas dos bastidores de ‘Vingadores 4’, com certeza, percebeu que o filme terá algo relacionado a viagens no tempo. Nessas fotos, Capitão América aparece no uniforme clássico andando numa rua cheia de carros antigos. Ou seja, muita gente está achando que ‘Vingadores 4’ pode ser um filme sobre viagem no tempo, mas na verdade poderia ser outra coisa… é possível que o espaço-tempo tenha sido danificado por Thanos e, da mesma forma que aconteceu com o arco ‘A Era de Ultron’ dos quadrinhos, as diferentes realidades estão se chocando.
Isso pode acabar levando a algo totalmente inesperado: Thanos como aliado dos Vingadores! O Thanos do UCM fez o que fez por acreditar que está fazendo bem ao universo. Ele teve toda uma jornada pra unir as Joias e “salvar” o universo. Pensa se ele perceber que fez besteira? Se a realidade estiver entrando em colapso pelo que ele fez, destruindo toda a vida no universo? Ele teria que se juntar aos Vingadores pra desfazer isso.
Se essa teoria for verdadeira, ‘Vingadores 4’ vai mostrar os heróis tentando corrigir o dano causado à realidade. Para isso, eles teriam que recriar a própria realidade. Ou seja, tudo novo! E já tem indícios disso pairando no ar: Kevin Feige, diretor dos Estúdios Marvel, já tinha dito que o próximo filme seria “a próxima encarnação do UCM”. Essa frase sugere que algo grande vai acontecer no próximo filme. Sugere, sim, uma mudança na franquia inteira.
Não necessariamente isso significaria um reboot. O UCM continuaria a partir dessa “realidade” pós-Thanos. Seria uma continuação! Entretanto, seria uma continuação onde poderiam entrar vários novos personagens, voltar heróis, vilões… Quem sabe até unir, finalmente, Fox e Marvel? Quem sabe a próxima ameaça dos Vingadores não seria o Galactus? Quem sabe Asgard sendo recriada e lançando novos arcos pro Thor?
Seja o primeiro a comentar