Por André Luiz Fernandes
Desde o “fatídico” Batman & Robin, de 1997, o Homem-Morcego tem aparecido nas telonas sem o Menino Prodígio ao seu lado. O sidekick é até mencionado no antigo Universo Estendido da DC e tem uma citação muito sutil no final da trilogia de Christopher Nolan, mas as sequências de The Batman, de Matt Reeves, poderão finalmente mudar essa tendência das últimas décadas.
O Batman interpretado por Robert Pattinson está em um relativo início de carreira. Bruce Wayne ainda é jovem e a experiência falta em alguns momentos, então nem faria sentido que essa versão do herói já tivesse um aprendiz. Mas o filme, também de maneira sutil, deixa o terreno preparado para que um Robin surja na vida do Batman em um futuro mais ou menos próximo.
Quem é o possível Robin?
Nada de Dick Grayson ou Jason Todd, muito menos Damian Wayne – que estará ao lado do Batman em The Brave and the Bold, dentro do universo DC. Para entender quem o Robin pode ser no universo de Matt Reeves, precisamos voltar a um personagem recorrente no longa, mas que ao mesmo tempo, acaba por passar despercebido: o filho do prefeito Don Mitchell Jr.
O menino foi o responsável por encontrar o corpo do pai logo que o prefeito é morto pelo Charada, no início da história. Desde esse começo, o Batman mostra certo apreço pelo garoto, que compartilha com ele o trauma de ter o pai assassinado. Os dois estão sempre se olhando, mesmo que nunca cheguem a conversar. E dada a natureza do herói, esse já é um contato bastante estreito entre eles.
O filho do prefeito Mitchell aparece algumas vezes ao longo da trama, sempre trocando olhares com o Batman e Bruce Wayne. No final, é ele quem mostra ao povo de Gotham que o Cavaleiro das Trevas é um aliado confiável e não um inimigo. A conexão já está bem estabelecida e se você acha que colocar o garoto como possível novo Robin é um exagero, teremos que voltar à trilogia de Nolan.
John Blake
Em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último dos três filmes do Batman estrelados por Christian Bale, o Homem-Morcego conta com a improvável ajuda de um jovem policial para lidar com uma Gotham totalmente dominada por Bane. O nome desse policial heroico é John Blake, personagem interpretado por Joseph Gordon-Levitt.
No final da trama, quando o Batman aparentemente se sacrifica para evitar que uma bomba atômica fosse detonada em Gotham, Blake acaba “herdando” todo o aparato do herói. Ele acessa a Batcaverna e tudo indica que continuará de alguma forma o trabalho iniciado por Bruce Wayne, mas ao mesmo tempo, há uma revelação: seu nome completo é Robin John Blake, o que mostra que, indiretamente, o policial foi o Robin que lutou ao lado do Batman naquele momento.
Robin vem aí?
É cedo para afirmar que The Batman seguirá um caminho parecido, mas definitivamente não é impossível. A última vez que um Robin apareceu em um filme do Batman foi no polêmico Batman & Robin, de 1997, dirigido por Joel Schumacher. No longa, marcado pelo visual exagerado e pela trama um tanto quanto infantil demais, Bruce Wayne era vivido por George Clooney, e o jovem Dick Grayson por Chris O’Donnell.
No Universo Estendido da DC, onde tivemos o Batman de Ben Affleck, tudo o que aparece do Robin é seu antigo traje, manchado pelo Coringa e guardado por um Bruce Wayne amargurado como lembrete de seu fracasso em proteger o sidekick. Fica claro que o Palhaço do Crime foi o responsável pela morte do Robin, um trauma do qual o Batman nunca conseguiu se recuperar totalmente.
O Robin deve voltar às telas com mais certeza em The Brave and the Bold, filme que trará o novo Batman do universo DC. Dessa vez, o jovem aprendiz será Damian Wayne, filho do próprio Bruce Wayne com Talia Al Ghul e, portanto, neto de Ra’s Al Ghul. Nos quadrinhos, o menino foi treinado pela Liga das Sombras como um assassino desde o nascimento e, eventualmente, chega a ocupar o lugar do pai como o Cavaleiro das Trevas.
Seja o primeiro a comentar