A continuação de The Batman avança na pré-produção e já tem uma certeza importante definida: o retorno a uma das locações mais marcantes do primeiro filme. A produção do novo capítulo, previsto para estrear em 1º de outubro de 2027, voltará a utilizar a mesma cidade europeia que ajudou a moldar a estética sombria e verossímil da Gotham idealizada por Matt Reeves.
De acordo com o portal Glasgow World, as gravações de The Batman – Part II começam em janeiro de 2026 e devem ocorrer em três frentes: Glasgow, na Escócia, e Liverpool e o estúdio da Warner Bros. em Leavesden, ambas na Inglaterra. A confirmação consolida a cidade escocesa como um dos pilares visuais da versão de Gotham apresentada em 2022.
Por que Glasgow?
Matt Reeves, que retorna como diretor e coargumentista ao lado de Mattson Tomlin, explicou em entrevista que a atmosfera arquitetônica da cidade foi decisiva para reproduzir a Gotham que ele imaginou.
“Uma das coisas que eram realmente importantes para mim era fazer com que a cidade parecesse uma metrópole americana gótica, mas totalmente inédita. Para isso, escolhemos uma arquitetura gótica marcante e, por isso, fomos para Glasgow. Era tão bonita que eu gostaria de ter filmado lá ainda mais. Acredito que seja uma Gotham muito especial, um lugar realmente único.”
Robert Pattinson também elogia a cidade
Robert Pattinson, que volta ao papel de Bruce Wayne, destacou o impacto visual que Glasgow deu às cenas finais do primeiro longa.
O ator mencionou que o “clima do século XIX” da cidade contribuiu para a estética de Gotham e ressaltou que sua linha do horizonte tornou aquelas imagens belíssimas.
Elenco e personagens que retornam
Além de Pattinson, outros nomes do primeiro filme também estarão de volta em The Batman – Part II: Colin Farrell, novamente como Oz “Pinguim” Cobb, embora tenha dito que sua participação será menor; Jeffrey Wright, reprisando o papel do detetive James Gordon e Andy Serkis, mais uma vez como Alfred Pennyworth.
Barry Keoghan também deu indícios de que seu Coringa pode voltar a aparecer, após a breve participação no final do primeiro longa. Por outro lado, Zoë Kravitz não deve retomar o papel de Mulher-Gato nesta sequência, mas pode retornar em um terceiro filme.
Até o momento, detalhes sobre o enredo continuam sob sigilo. O que está confirmado é que, assim como o filme anterior, The Batman – Part II faz parte do selo Elseworlds, permanecendo fora da nova continuidade estabelecida pelos estúdios da DC.
A continuação chega aos cinemas em outubro de 2027, preservando o estilo visual e a atmosfera que tornaram o primeiro filme um dos lançamentos mais comentados do universo DC nos últimos anos.






Seja o primeiro a comentar