O final de The Last of Us pode parecer questionável em termos morais, mas uma pequena modificação tornou a decisão de Joel um pouquinhozinho mais compreensível na série do que no jogo.
Alerta: O texto abaixo contém spoilers do último episódio! Siga com cuidado!
Após o encontro perturbador de Ellie com os canibais no 8º episódio, a série deixa claro que a garota não é mais a mesma. Contudo, Joel faz o possível para animá-la e até promete ensiná-la a tocar violão.
Como nem tudo são flores, os Vagalumes aparecem em Salt Lake City e acabam golpeando Joel, que acorda mais tarde já num dilema moral.
Acontece que Marlene revela que a imunidade de Ellie pode salvar a humanidade da infecção do Cordyceps – entretanto, isso levaria à morte da menina.
Joel, então, opta por uma verdadeira carnificina para salvar Ellie e, posteriormente, até se questiona se fez a escolha certa. Esse dilema moral também é visto nos jogos da Naughty Dog, mas a série consegue justificar melhor as ações do personagem.
No game, Ellie quase morre afogada e Joel tenta ressuscitá-la antes que os Vagalumes os encontrem e a dupla está inconsciente quando são levados para o hospital.
Embora seja um detalhe sutil, a versão do game destaca que os Vagalumes não puderam obter o consentimento de Ellie, sendo uma desculpa viável para operá-la sem perguntar nada (apesar de a gente saber muito bem que ela aceitaria de qualquer forma).
Já na série, a HBO deixa claro que a garota está em sã consciência quando é levada pelos Vagalumes. O grupo acaba sendo colocado como um pouquinho mais vilanesco ao ter a oportunidade ética de questionar a opinião da jovem e, mesmo assim, escolher não fazê-lo.
Em contrapartida, o fato de Joel mentir para a jovem sobre o incidente e resgatá-la sem sua opinião torna a decisão ainda mais questionável. Contudo, essa jogada é interessante para a próxima temporada, que deve envolver os personagens numa dinâmica ainda mais complexa emocionalmente.
Sobre The Last of Us
Um dos maiores sucessos do mundo dos videogames foi lançado em 2013 pela Naughty Dog para Playstation 3 e 4, o game se passa em um futuro pós-apocalíptico, nos Estados Unidos, onde as pessoas são transformadas em zumbis agressivos graças a uma infecção por um fungo.
O protagonista é Joel Miller, um homem que para sobreviver ao apocalipse, se tornou um contrabandista e teve a vida mudada após a morte de sua filha.
Ele encontra em sua jornada a pequena Ellie, uma jovem que é imune ao fungo causador da doença. Eles acabam desenvolvendo uma amizade e cooperam para conseguirem sobreviver.
Uma sequência foi lançada em 2020, a “parte 2”, trazendo agora Ellie como a protagonista, embora Joel também apareça. O game foi lançado para PlayStation 4 e foi aclamado mais uma vez pela trama complexa.
Em 2023, uma adaptação em live-action foi lançada pela HBO e se tornou, rapidamente, um grande sucesso global. Com Pedro Pascal e Bella Ramsey nos papeis de protagonistas, a fidelidade com o material de origem foi o detalhe que mais encantou os fãs da franquia.
A primeira temporada da série recebeu 9 episódios no total e uma continuação já foi confirmada.





Seja o primeiro a comentar