The Last of Us: mudança quase imperceptível faz o final da série ser melhor

Giovanna Camiotto

The Last of Us: mudança quase imperceptível faz o final da série ser melhor

O final de The Last of Us pode parecer questionável em termos morais, mas uma pequena modificação tornou a decisão de Joel um pouquinhozinho mais compreensível na série do que no jogo.

Alerta: O texto abaixo contém spoilers do último episódio! Siga com cuidado!

Após o encontro perturbador de Ellie com os canibais no 8º episódio, a série deixa claro que a garota não é mais a mesma. Contudo, Joel faz o possível para animá-la e até promete ensiná-la a tocar violão.

Como nem tudo são flores, os Vagalumes aparecem em Salt Lake City e acabam golpeando Joel, que acorda mais tarde já num dilema moral.

Acontece que Marlene revela que a imunidade de Ellie pode salvar a humanidade da infecção do Cordyceps – entretanto, isso levaria à morte da menina.

Joel, então, opta por uma verdadeira carnificina para salvar Ellie e, posteriormente, até se questiona se fez a escolha certa. Esse dilema moral também é visto nos jogos da Naughty Dog, mas a série consegue justificar melhor as ações do personagem.

No game, Ellie quase morre afogada e Joel tenta ressuscitá-la antes que os Vagalumes os encontrem e a dupla está inconsciente quando são levados para o hospital.

Embora seja um detalhe sutil, a versão do game destaca que os Vagalumes não puderam obter o consentimento de Ellie, sendo uma desculpa viável para operá-la sem perguntar nada (apesar de a gente saber muito bem que ela aceitaria de qualquer forma).

Já na série, a HBO deixa claro que a garota está em sã consciência quando é levada pelos Vagalumes. O grupo acaba sendo colocado como um pouquinho mais vilanesco ao ter a oportunidade ética de questionar a opinião da jovem e, mesmo assim, escolher não fazê-lo.

Em contrapartida, o fato de Joel mentir para a jovem sobre o incidente e resgatá-la sem sua opinião torna a decisão ainda mais questionável. Contudo, essa jogada é interessante para a próxima temporada, que deve envolver os personagens numa dinâmica ainda mais complexa emocionalmente.

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

[irp posts=”95368″ name=”The Last of Us 2: final original do game seria ainda mais sombrio”]

Sobre The Last of Us

Um dos maiores sucessos do mundo dos videogames foi lançado em 2013 pela Naughty Dog para Playstation 3 e 4, o game se passa em um futuro pós-apocalíptico, nos Estados Unidos, onde as pessoas são transformadas em zumbis agressivos graças a uma infecção por um fungo.

O protagonista é Joel Miller, um homem que para sobreviver ao apocalipse, se tornou um contrabandista e teve a vida mudada após a morte de sua filha.

Ele encontra em sua jornada a pequena Ellie, uma jovem que é imune ao fungo causador da doença. Eles acabam desenvolvendo uma amizade e cooperam para conseguirem sobreviver.

Uma sequência foi lançada em 2020, a “parte 2”, trazendo agora Ellie como a protagonista, embora Joel também apareça. O game foi lançado para PlayStation 4 e foi aclamado mais uma vez pela trama complexa.

Em 2023, uma adaptação em live-action foi lançada pela HBO e se tornou, rapidamente, um grande sucesso global. Com Pedro Pascal e Bella Ramsey nos papeis de protagonistas, a fidelidade com o material de origem foi o detalhe que mais encantou os fãs da franquia.

A primeira temporada da série recebeu 9 episódios no total e uma continuação já foi confirmada.

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

[irp posts=”94325″ name=”The Last of Us: jogos da franquia mostraram que Ellie é fã de HQs”]

VEJA MAIS The Last of Us
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA