Se você já foi até o cinema assistir Coringa, notou que um dos personagens mais importantes do filme é Thomas Wayne (Brett Cullen), o bilionário que é o pai do Batman. Dentro do longa, sua personalidade foi bastante modificada em relação a sua contraparte dos quadrinhos, algo que aqueles fãs mais casuais podem nem ter notado.
Com isso em mente, confira abaixo uma comparação do Thomas Wayne dos quadrinhos com sua versão de Coringa e por que ele pouco lembra o original.
O Thomas Wayne dos quadrinhos
Todos sabemos que Thomas Wayne e sua esposa, Martha, foram mortos em um beco enquanto deixavam um cinema com o pequeno Bruce Wayne, que mais tarde, se tornou o Batman. Então, vamos pular essa parte e abordar outras questões da vida e personalidade do pai do Cavaleiro das Trevas.
Por incrível que pareça, Thomas Wayne é, na realidade, um médico de primeira, mas ficou bilionário após herdar a fortuna de sua família graças a Patrick Wayne, seu pai e avô de Bruce.
As primeiras versões iniciais de Thomas o retrataram com um pai gentil e cuidadoso com seu filho. Tanto que durante a Era de Prata dos Quadrinhos, ele chegou a derrotar um grupo de bandidos com um traje bem parecido com o do Batman, o que serviu de inspiração para Bruce anos mais tarde. Essa história já foi modificada algumas vezes, mas não iremos nos aprofundar no assunto.
No entanto, as versões mais modernas de Thomas dentro dos quadrinhos da DC o retrataram com um pai distante de Bruce, que demonstrava ser mais generoso e bondoso com seus pacientes do que com o próprio filho.
Na famosa história O Longo Halloween, um flashback mostrou Thomas Wayne salvando a vida do gângster Carmine Falcone dentro da própria mansão da família. Como sabemos, Falcone se tornou inimigo jurado do Batman e Bruce sempre disse que Gotham seria uma cidade melhor se Thomas não tivesse ajudado o criminoso. Alfred, o leal mordomo da família, lhe respondeu e disse seu ex-patrão sempre esteve disposto a ajuda qualquer pessoa em necessidade, o que reforça esse seu lado bondoso.
Já em Flashpoint, o Flash mudou toda a realidade após salvar sua mãe, o que incluiu a história da família Wayne: neste caso, foi Bruce que morreu assassinado. Thomas Wayne se tornou o Batman, enquanto que Martha enlouqueceu e se tornou o Coringa dessa realidade.
[irp posts=”82712″ name=”Coringa arrecada R$ 31 milhões no fim de semana de estreia no Brasil”]
O Flash logo deduz que esse Batman não se trata de Bruce, mas sim de Thomas. O personagem logo pergunta para Barry Allen detalhes da vida do filho nesse universo paralelo e ao descobrir que ele também se tornou um herói, decidiu ajudar o Velocista Escarlate para fazer seu herdeiro voltar a viver novamente.
No geral, você percebeu que o Thomas Wayne dos quadrinhos, apesar de ser um bilionário, era uma pessoa boa e gentil, que se preocupava com os outros, apesar de ter ficado um pouco distante de Bruce em suas versões mais recentes. Além disso, também se tornou o Batman na realidade Flashpoint, outro ponto que mostra que ele tem o mesmo senso de justiça e o heroísmo do filho.
Mas esse não é o caso do Thomas Wayne de Coringa.
ATENÇÃO: spoilers de Coringa abaixo
O Thomas Wayne que vimos em Coringa
Se você já assistiu Coringa, deve ter notado que em comparação com o que foi descrito acima, o Thomas Wayne de Brett Cullen é bastante diferente.
A versão do personagem no filme lembra bastante o famoso bilionário que não dá muita bola para as outras pessoas e parece mais interessado em seus negócios, lembrando o verdadeiro capitalista “raiz.”
Uma prova disso é que ele chamou a parcela da população que apoiou a morte dos seus três funcionários de “palhaços”, desencadeando de vez aqueles protestos contra as elites mais ricas de Gotham.
Durante Coringa, ele também anunciou sua intenção de se candidatar ao posto de prefeito de Gotham. Pode ter feito isso com a intenção de realmente ajudar, mas levando em conta sua personalidade, também pode ter tomado essa decisão para reforçar sua imensa influência dentro da cidade e continuar a privilegiar os mais ricos. Afinal, só anunciou sua candidatura após descobrir as mortes dos seus funcionários.
Também vimos que Thomas pode ter tido um caso com Penny Fleck, mãe de Arthur, segundo as alegações da personagem. O bilionário negou tudo e realmente pareceu verdade, graças aos arquivos médicos da mãe do protagonista do filme, mas ainda assim, dá pra ficar com uma pulga atrás da orelha.
[irp posts=”82718″ name=”Coringa: 6 perguntas do filme que ficaram sem resposta”]
Se Penny estava mesmo dizendo a verdade, então também podemos considerar que essa versão de Thomas não foi fiel a Martha, a não ser que tenha se relacionado com a mãe de Arthur antes de conhecer a esposa.
E falando a respeito de Arthur Fleck, ainda vale lembrar que Thomas deu um soco no seu rosto quando os dois conversavam sobre seu parentesco, o que mostra que ele também parece ter um pavio curto.
Ao menos, o Thomas Wayne do filme ainda pareceu se preocupar com Bruce. Tanto que ameaçou Arthur se ele se aproximasse novamente de seu filho e ainda o protegeu momentos antes de ser morto por um dos manifestantes.
Seja o primeiro a comentar