De arrogante a beberrão zoeiro: todas as mudanças de Thor no Universo Marvel

Augusto Ikeda

De arrogante a beberrão zoeiro: todas as mudanças de Thor no Universo Marvel

Que o Thor é um dos personagens mais queridos e importantes do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), disso nós não temos dúvidas. Mas se você acompanha a franquia desde o início, já deve ter notado que ele passou por uma série de mudanças desde sua introdução.

Caso você não se lembre muito bem, relembre abaixo todas as mudanças que o herói já enfrentou dentro da franquia nos últimos anos.

Um guerreiro sério, mas arrogante

Quando Thor foi introduzido na franquia, todos vimos que ele era um guerreiro muito orgulhoso e sério. No entanto, também era bastante arrogante (talvez, justamente por ser orgulhoso demais), parecia só se preocupar com ele mesmo e mostrar para os outros o quanto que era forte e lembrar a todas que era o herdeiro do trono de Asgard.

Tanto que por conta desse comportamento, Odin baniu seu filho para a Terra e lhe disse que só poderia erguer o Mjolnir novamente se mostrasse ser digno disso. Na primeira metade do seu primeiro filme, o herói mostrou que não aprendeu a lição e falhou miseravelmente na tentativa de levantar seu querido martelo. 

O cartão de visitas não foi dos melhores, mas o Deus do Trovão rapidamente mudou para melhor.

Um Thor ainda sério, só que mais humano e humilde

Bastou Thor interagir um pouco com Jane Foster e Erik Selvig para se tornar uma pessoa diferente: um cara mais humano e humilde. E de certa forma, aprendeu da pior forma: se sacrificou para proteger Jane e seus amigos. 

A segunda parte do seu primeiro filme logo mostrou essa mudança na mentalidade do herói, e por conta disso, se tornou digno novamente de erguer o Mjolnir, lhe ressuscitando e dando forças para derrotar o Destruidor enviado por Loki. Sem falar que se apaixonou por Jane Foster, os dois engataram um romance que durou um tempo e Thor admitiu para Odin que ainda não estava preparado para ser rei.

[irp posts=”79538″ name=”Diretor de Thor: Love and Thunder tira sarro de rumores sobre roteiro”]

Sim, Thor mudou bastante do dia para a noite, e para melhor. E essa mudança permaneceu por um bom tempo.

Por exemplo, basta você se lembrar que no primeiro filme dos Vingadores, Thor: O Mundo Sombrio e Vingadores: Era de Ultron, o herói voltou para a Terra para protegê-la das ameaças de Loki, Malekith e Ultron, respectivamente, o que mostra como que ele aprendeu a dar valor para nosso planeta. De qualquer forma, ainda era um guerreiro sério, da mesma forma que nós o conhecemos.

Ainda assim, Thor começou a se abrir um pouco mais ao lado de seus colegas Vingadores. Em Era de Ultron, vale lembrar que ele foi visto usando roupas comuns e foi quem incentivou aquela brincadeira para descobrir se mais alguém era digno de erguer o Mjolnir.

O Ragnarok veio com um Thor brincalhão

O Deus do Trovão ficou de fora da Guerra Civil dos Vingadores e só foi retornar em Thor: Ragnarok, seu terceiro filme dentro da franquia. E foi aí que vimos um lado completamente inédito e diferente do herói: um Thor brincalhão.

Durante o filme, Thor teve seu cabelo cortado por Stan Lee, perdeu o Mjolnir, despertou seus poderes de Deus do Trovão pra valer, perdeu um olho e viu sua querida Asgard ser varrida do mapa por conta do Ragnarok. Só que mesmo com tantos acontecimentos, o herói mostrou um lado piadista e brincalhão, algo que pegou muita gente de surpresa, já que ele nunca teve esse costume dentro da franquia.

É bem provável que essa mudança tenha sido uma consequência do tom mais leve e cômico que o diretor Taika Waititi escolheu para Thor: Ragnarok. No entanto, ela dividiu muitos fãs: alguns gostaram do Thor brincalhão, enquanto que outros acharam ela muito inconsistente e repentina e até forçada e exagerada, já que o Deus do Trovão não tinha esse costume até pouco tempo atrás.

De qualquer forma, a mudança ocorreu e tivemos de nos acostumar com ela no decorrer do seu terceiro filme.

Thor voltou a ficar sério durante Guerra Infinita

Durante os momentos iniciais de Vingadores: Guerra Infinita, o herói viu metade do seu povo, seu amigo Heimdall e seu irmão adotivo Loki, serem mortos por Thanos e sua Ordem Negra.

Logo após ter se encontrado com os Guardiões da Galáxia, Thor estava claramente irritado com o que aconteceu e jurou vingança contra Thanos. Por conta disso, o lado brincalhão que vimos durante Ragnarok acabou ficando de lado (até por que, Guerra Infinita é um filme de tom mais sombrio e isso não casaria muito bem).

Sim, ele até fez uma piadinha ou outra, mas nada que lembrasse a última vez em que foi visto. Além disso, por pouco ele não conseguiu matar Thanos, mas não o impediu de estalar os dedos para matar metade do universo.

O Thor brincalhão voltou, mas estava gordo e beberrão

No início de Vingadores: Ultimato, Thor ainda era um cara sério. Afinal, também deveria estar se sentido responsável pelo estalo, já que teve a chance de matar Thanos em suas mãos, mas a desperdiçou.

Ele esteve acompanhado da equipe quando reencontraram Thanos e assim que descobriu o que aconteceu com as Joias do Infinito, fez o que deveria ter feito anteriormente: decepou a cabeça do vilão.

Como vimos, cinco anos se passaram até a equipe ter a ideia da viagem no tempo. Tempo suficiente para que o herói mudasse novamente. E essa foi a mudança mais radical de todas, pois incluiu até mesmo mudanças físicas.

[irp posts=”79358″ name=”Guardiões da Galáxia estarão em Thor: Love and Thunder, diz site”]

Em Nova Asgard, Thor se tornou um alcoólatra de primeira (um provável efeito da culpa que sentia por não ter matado Thanos na hora certa) e ainda deixou de ser aquele cara forte que conhecíamos e ganhou uma barriga de respeito. E se já não bastasse isso, ainda voltou a ser o cara brincalhão que conhecemos.

Thor acabou se tornando o alívio cômico do grande filme da franquia por conta do seu novo jeito desleixado e por estar bêbado com frequência, o que se tornou alvo de muitas piadas e brincadeiras (Tony Stark ainda o comparou com o protagonista Lebowski de O Grande Lebowski). Ele só foi deixar as brincadeiras de lado no momento em que conversou com Frigga, sua mãe, e após o Hulk estalar os dedos para ressuscitar os mortos, já que em seguida, ocorreu a grande batalha final do longa .

Como você deve ter notado, Thor passou por uma verdadeira montanha-russa de mudanças no decorrer do UCM. Alguns não ligaram muito para isso, enquanto que outros não gostaram tanto assim. Mas de qualquer forma, elas já aconteceram. Agora, só nos resta aguardar e vermos qual versão do herói estará presente em Thor: Love and Thunder, seu próximo filme na franquia.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Thor
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA