Tim Burton descarta retorno ao universo dos super-heróis: “Não é algo que me interessa no momento”

William Prado

Tim Burton descarta retorno ao universo dos super-heróis: “Não é algo que me interessa no momento”

Tim Burton, o renomado diretor que trouxe ao cinema os icônicos filmes de Batman, revelou recentemente que não tem interesse em voltar a dirigir filmes de super-heróis.

Em entrevista para a Variety, Burton, responsável por Batman (1988) e Batman: O Retorno (1992), compartilhou sua visão sobre a atual indústria cinematográfica, marcada pela criação de universos cinematográficos interconectados e pela busca incessante por franquias de longa duração.

“Neste momento, eu diria não”, afirmou Burton quando questionado sobre a possibilidade de dirigir outro filme de super-herói. “Eu abordo as coisas de diferentes pontos de vista, então nunca diria nunca para nada. Mas, neste momento, não é algo que me interessaria.”

Essas palavras refletem um certo descontentamento com a forma como os estúdios têm priorizado a continuidade e o desenvolvimento de franquias em detrimento da liberdade criativa.

Na época em que dirigiu o primeiro Batman, Burton relembra que a palavra “franquia” “não existia”, o que lhe proporcionou maior liberdade para experimentar e inovar no gênero.

Segundo o diretor, “Batman parecia ligeiramente experimental na época… Ele se desviava do que poderia ser a percepção de um filme de super-herói. Naquele tempo, você não ouvia aquele tipo de feedback do estúdio, e estando na Inglaterra, estávamos ainda mais afastados disso. Nós realmente focávamos no filme e não pensávamos nessas coisas que hoje eles consideram antes mesmo de começar o projeto.”

Apesar de inicialmente não ter muito interesse em uma sequência para Batman, Burton decidiu retornar para dirigir Batman: O Retorno após se sentir atraído pelos vilões Pinguim e Mulher-Gato.

“Eu me reenergizei com tudo aquilo”, disse ele. No entanto, foi durante a produção desse segundo filme que Tim Burton começou a perceber o início da pressão dos estúdios em transformar Batman em uma grande franquia. “Foi a primeira vez que senti o frio vento desse tipo de coisa”, comentou o cineasta.

Além de Batman, Burton também esteve envolvido em um projeto de filme do Superman que nunca se concretizou. O longa, que teria Nicolas Cage no papel principal, foi uma das muitas produções que não passaram do planejamento, apesar de anos de trabalho.

“Eu trabalhei em alguns filmes que não aconteceram depois de anos de trabalho, e isso é bastante traumático”, refletiu Burton. Apesar de não ter sido realizado, o projeto foi homenageado em uma cena do filme The Flash (2023), onde um CGI de Nicolas Cage lutando contra uma aranha gigante faz uma aparição.

Atualmente, Burton está promovendo sua nova sequência, Beetlejuice Beetlejuice, que chega aos cinemas em 6 de setembro. Mesmo com uma carreira marcada por sucessos no gênero de super-heróis, o diretor parece estar mais interessado em explorar novos horizontes criativos, deixando para trás a era das franquias e do universo dos heróis mascarados.

FONTE: Variety

VEJA MAIS Batman Superman Tim Burton
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA