Timothée Chalamet faz história no Oscar 2026 com ‘Marty Supreme’ e quebra recorde de décadas

Cheyna Corrêa

O garoto de ouro de Hollywood não cansa de vencer e acaba de cravar seu nome, mais uma vez, na história do cinema. Com o anúncio dos indicados ao Oscar 2026, o astro Timothée Chalamet conquistou sua terceira indicação na categoria de Melhor Ator, desta vez pelo seu trabalho magnético na drama/comédia esportiva Marty Supreme. Aos 30 anos, ele se torna oficialmente o ator mais jovem de todos os tempos a alcançar a marca de três nomeações nessa categoria principal, superando lendas da indústria.

Essa conquista consolida uma carreira meteórica que começou a chamar a atenção do mundo em 2017, com Me Chame Pelo Seu Nome. Na época, ele já havia quebrado barreiras ao ser o terceiro mais jovem da história a disputar a estatueta, aos 22 anos. Agora, interpretando o prodígio do tênis de mesa Marty Mauser no filme dirigido por Josh Safdie, Chalamet prova que sua versatilidade vai muito além dos dramas românticos ou dos épicos de ficção científica.

Disputa contra Wagner Moura e recorde de produção

A corrida pela estatueta de Melhor Ator promete ser uma verdadeira batalha de titãs. Chalamet não terá vida fácil, pois concorre ao lado de pesos pesados como Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Ethan Hawke (Blue Moon) e Michael B. Jordan (Pecadores). Porém, para nós brasileiros, a disputa tem um sabor especial: o nosso Wagner Moura também está no páreo por sua atuação em O Agente Secreto, colocando o Brasil novamente nos holofotes da maior premiação do cinema.

Além do talento em frente às câmeras, Timothée Chalamet mostrou que tem faro para os negócios e para a arte de fazer cinema. Ele também foi indicado na categoria de Melhor Filme como produtor de Marty Supreme. Aos 30 anos e 26 dias, ele quebrou um recorde que durava 58 anos: tornou-se a pessoa mais jovem a ser indicada simultaneamente como ator e produtor no mesmo ano. O recordista anterior era ninguém menos que Warren Beatty, que alcançou o feito em 1967 com o clássico Bonnie e Clyde.

Favoritismo e a cerimônia

O momento é extremamente favorável para o astro. Ele já levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical no início de janeiro e vem de uma sequência vitoriosa, tendo ganhado o prêmio do sindicato (o antigo SAG Awards) no ano passado por Um Completo Desconhecido. Se vencer o Oscar no dia 15 de março, Chalamet será o segundo vencedor mais jovem da categoria de Melhor Ator, ficando atrás apenas de Adrien Brody, que venceu por O Pianista aos 29 anos.

A cerimônia do Oscar 2026 será apresentada por Conan O’Brien e promete ser histórica. Resta saber se a Academia vai coroar a juventude de Chalamet ou se teremos surpresas vindo dos concorrentes, incluindo a torcida brasileira por Moura.

E aí, você é #TeamTimmy ou está torcendo para o Wagner Moura trazer essa estatueta para o Brasil?

Fonte: Variety

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA