Uma declaração recente de Quentin Tarantino reacendeu debates nas redes sociais e no meio cinematográfico. O diretor comentou publicamente sua visão sobre Sangue Negro, longa de 2007 dirigido por Paul Thomas Anderson, e criticou a atuação de Paul Dano, o que motivou uma resposta direta de Daniel Day-Lewis, protagonista do filme.
Durante participação no Bret Easton Ellis Podcast, Tarantino revelou sua lista de filmes favoritos do século XXI e colocou Sangue Negro na quinta posição. No entanto, afirmou que o longa poderia estar melhor colocado se não fosse a atuação de Paul Dano, que interpreta dois personagens na trama.
O cineasta declarou:
“A falha é Paul Dano. Obviamente, era para ser um filme de dois protagonistas, mas é drasticamente óbvio que não é. [Dano] é fraco, cara. Ele é o elo fraco.”
Na sequência, Tarantino acrescentou:
“[Dano] é um cara tão fraco, fraco e desinteressante. O ator mais fraco do sindicato dos atores.”
O diretor ainda citou outros nomes que não aprecia, como Owen Wilson e Matthew Lillard.
Daniel Day-Lewis reage e elogia colega de elenco
A repercussão levou Daniel Day-Lewis a se manifestar em suas redes sociais. O ator publicou trechos de Sangue Negro e escreveu na legenda:
“Paul Dano é um dos melhores e mais talentosos atores de sua geração.”
Além disso, no dia 9 de dezembro, Day-Lewis compartilhou nos Stories do Instagram uma lista com as dez melhores atuações de Paul Dano, além de uma publicação sobre a possibilidade de adquirir uma cópia autografada da graphic novel The Riddler: Year One, cuja renda seria revertida para ajuda humanitária à Palestina.
No ranking divulgado por Daniel, Sangue Negro aparece como a melhor performance de Dano, seguido por Os Suspeitos, Amor & Misericórdia, Pequena Miss Sunshine, The Batman, Looper: Assassinos do Futuro e 12 Anos de Escravidão, entre outros.
Todos contra Tarantino e resposta de Matthew Lillard
Daniel Day-Lewis não foi o único a sair em defesa de Paul Dano. Ben Stiller, Reese Witherspoon e Simu Liu também elogiaram publicamente o talento do ator.
Já Matthew Lillard, citado negativamente por Tarantino, respondeu às críticas durante um painel na GalaxyCon, em Columbus, Ohio. No palco, afirmou:
“Quentin Tarantino disse esta semana que não gosta de mim como ator. Eh, tanto faz. Quem se importa?”
Em seguida, Lillard admitiu o impacto emocional do comentário:
“Magoa seus sentimentos. É uma m—.”
Ele completou:
“Você não diria isso ao Tom Cruise. Não diria isso a alguém que é um ator de primeira linha em Hollywood.”
O ator finalizou destacando a diferença entre o reconhecimento do público e da indústria:“Sou muito popular nesta sala. Não sou muito popular em Hollywood. Dois microcosmos totalmente diferentes, certo?”




Seja o primeiro a comentar