Todos os caminhos apontam para um vilão específico em ‘The Batman: Parte 2’

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Todos os caminhos apontam para um vilão específico em ‘The Batman: Parte 2’
Arte Promocional: Warner Bros. Pictures

O Charada foi o antagonista em The Batman e as portas ficaram abertas para que uma nova versão do Coringa chegasse no segundo filme. No entanto, ao analisar algumas informações sobre The Batman: Parte 2, fica claro que a saga de Matt Reeves está indo em outra direção, que pode render muito mais.

O roteiro do filme está pronto e as filmagens começam nos próximos meses, então Reeves tem sido mais claro ao responder algumas perguntas sobre o longa, embora continue mantendo segredo. Um exemplo disso é a declaração dele em entrevista a James Horowitz:

Nós começamos esse processo mergulhando fundo nos quadrinhos, explorando as ideias que eu tinha… eu sabia que da forma que terminou (The Batman), isso nos deixava em um precipício, e também a maneira como os eventos meio que aconteceram (na série do Pinguim), que era uma exploração a ser feita, e uma das explorações para mim era fazer algo que ia mais longe no personagem de Bruce Wayne, porque o primeiro filme é muito sobre o Batman… escolher o vilão certo que se aprofunda no que ele faz, que meio que vai ao seu passado e à sua vida, foi isso que moveu esse tipo de discussão.

Matt Reeves deixa claro que Bruce Wayne será o personagem principal mais até do que o Batman, e que o vilão foi escolhido para ter uma ligação com ele, assim como o Charada, mas de forma mais profunda. O cineasta também já declarou, sobre o antagonista, que é algo que nunca foi feito antes em filmes do Homem-Morcego. Isso deixa poucas opções…

O vilão de The Batman: Parte 2

Só existem duas opções de vilões que têm ligação com o passado de Bruce Wayne, nunca apareceram antes no cinema e mantêm a pegada de mistério da franquia. O primeiro é o Silêncio, cujo nome real é Thomas Elliott, um amigo de infância do Batman que tenta roubar sua identidade civil.

No entanto, Matt Reeves já citou o Silêncio em outras entrevistas, dando a entender que ele é uma possibilidade mais para o futuro. Isso nos leva a segunda opção, que também tem ligação com Bruce Wayne, de forma ainda mais profunda, assim como tem relação direta com toda a história de Gotham City: a Corte das Corujas.

Não se trata de uma única pessoa: a Corte das Corujas é uma organização secreta composta pelas elites de Gotham desde a fundação da cidade, e que vem operando o crime e o poder no local há séculos, literalmente. Nem o próprio Batman tem certeza de quão profunda é a influência dessa sociedade dentro das instituições municipais.

Basicamente, todo o horror de Gotham, os crimes e os vilões assustadores, são consequências dos atos da Corte das Corujas, que emprega também assassinos controlados mentalmente, conhecidos como Garras. Nos quadrinhos, vários desses Garras lutam contra o Batman e o resultado é sempre apertado, com muitos deles chegando perto de vencer o herói.

A Corte das Corujas bate com as informações que temos: ligação direta com Bruce Wayne e sua família, literalmente há séculos, nunca foi feito no cinema antes e mantém a aura de mistério que caracteriza essa iteração do personagem. Será que finalmente veremos o Batman mergulhando fundo na origem da podridão em Gotham?

The Batman: Parte 2 tem previsão de estreia para outubro de 2027. Robert Pattinson retorna ao papel principal, assim como Andy Serkis como Alfred Pennyworth, Jeffrey Wright como o Comissário Gordon e Colin Farrell como o Pinguim.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA