Tome muito cuidado com o teste “Qual celebridade você se parece”

Igor Miranda

Tome muito cuidado com o teste “Qual celebridade você se parece”

Os testes de Facebook são, sem dúvidas, divertidos. Servem como um momento de interação entre os internautas, independente da temática abordada.

No entanto, é necessário ter cuidado com alguns testes. Entre os que podem representar algum risco, está o “Qual celebridade você se parece”, um dos mais populares dos últimos dias.

Especialistas de segurança da Kaspersky Lab detectaram que o teste em questão coleta informações pessoais de usuários do Facebook. Não há risco de ser infectado com algum tipo de vírus, no entanto, a empresa que promoveu o teste, a Vonvon, tem acesso a diversos dados particulares de contas na rede social.

O acesso aos dados é obtido quando a página do teste solicita que o usuário divulgue, em seu perfil, o resultado do teste. Ao obter autorização para publicá-lo, repassam-se, também, informações como nome, idade, local de trabalho, lista de amigos, endereço de e-mail, entre outros dados.

A Vonvon pode utilizar esses dados para fazer propaganda de produtos não identificados em seus termos de condição. As informações também podem ser transferidas para outras empresas. E nenhum usuário pode ter controle sobre isto.

No fim das contas, isto pode resultar em spam. Mensagens de propaganda enviadas a e-mails ou até por meio das áreas de anúncio no perfil de Facebook – e de outras redes sociais – podem surgir com frequência após a realização do teste.

Variações do teste “Qual celebridade você se parece” também apresentam este risco. Alguns deles são “Com qual famoso você se parece”, “Com qual cantor você se parece” ou “Com qual ator você se parece”.

Quem já fez o teste, pode se prevenir dos possíveis problemas de três formas. A primeira é mudando a senha do perfil no Facebook. A segunda é ocultar informações que não devem ser reveladas a desconhecidos. A terceira é verificar e desativar configurações de aplicativos conectados ao Facebook – e não utilizados com frequência ou de fonte duvidosa. As duas últimas opções estão disponíveis nas seções de Privacidade da rede social.

VEJA MAIS Facebook
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA