Tony Stark foi, para muitos, o principal personagem do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Afinal, foi ele quem iniciou essa brincadeira e recentemente, se sacrificou para impedir a ameaça do vilão Thanos. Todos sabemos que ele era dono de uma imensa fortuna, muito também por conta do seu intelecto genial, algo que herdou de seu pai, Howard.
Em diversas ocasiões, durante o andamento da franquia, o bilionário colocou sua inteligência à prova elidou com as mais variadas situações para conseguir salvar o dia.
Desta forma, confira abaixo 7 vezes em que Tony Stark mostrou ser um gênio durante o UCM.
Criou sua primeira armadura do Homem de Ferro com sucata, dentro de uma caverna
Em sua primeira aparição, Tony Stark acabou sendo sequestrado e mantido refém pelo grupo Dez Anéis. Eles forçaram o bilionário a construir um míssil, mas ele acabou tendo outra ideia.
Com a ajuda do cientista Yinsen, que salvou sua vida, Tony Stark juntou o que tinha a sua disposição (o que incluia pilhas de sucata), dentro de uma simples caverna, e criou sua primeira armadura do Homem de Ferro. Sim, ela era bem arcaica e simples, mas já foi o suficiente para fazê-lo escapar do cativeiro e decidir seguir essa vida de super-herói.
Criou um novo elemento
Em seu segundo filme dentro do UCM, vimos que Tony Stark descobriu que o paládio que estava dentro do seu reator arc, que o impedia de morrer, começou a envenenar seu corpo aos poucos. Para seu azar, ele não conseguiu encontrar um substituto.
No entanto, já na parte final do filme, Tony descobre uma maquete feita por seu pai, que continha a estrutura para a criação de um novo elemento. Com a ajuda de J.A.R.V.I.S., sua inteligência artificial na época, o Homem de Ferro adaptou a própria casa, transformando-a em um acelerador de partículas, para conseguir sintetizá-lo.
No final das contas, Tony Stark conseguiu criar esse elemento e foi o suficiente para poder curar sua condição, lhe dando forças para derrotar o vilão Ivan Vanko.
[irp posts=”84989″ name=”Diretores de Ultimato comentam cena de Tony Stark com Morgan adulta”]
Desenvolveu inteligências artificiais muito avançadas
Falando a respeito de J.A.R.V.I.S, ele foi a primeira inteligência artificial criada por Tony Stark que nós conhecemos na franquia. Ele é outra invenção genial do personagem, já que ele era extremamente avançado e fazia de tudo: além de ser um assistente pessoal do bilionário, também era o responsável pela segurança da sua mansão, ajudava nos negócios das Indústrias Stark e ainda auxiliava o herói em suas aventuras.
Só faltava J.A.R.V.I.S. servir um cafezinho para seu mestre, se é que ele já não fazia isso.
J.A.R.V.I.S. acabou, mais tarde, se tornando o Visão. Assim, ele acabou sendo substituído por Sexta-Feira, outra Inteligência Artificial extremamente avançada. A única diferença é que ela tinha uma voz feminina.
Previu o que aconteceria em Vingadores: Guerra Infinita
Vimos que Tony Stark se tornou uma pessoa obsessiva pela segurança do planeta após o ataque dos Chitauri no primeiro filme dos Vingadores. Tanto que em Era de Ultron, ele alertou seus colegas de equipe que eles poderiam não conseguir lidar com outra ameaça semelhante. No entanto, quase ninguém deu ouvidos a ele.
No final das contas, sabemos que Tony Stark estava mais do que certo, já que Thanos botou em prática seu plano de matar metade do universo em Guerra Infinita e os heróis tiveram muito trabalho para desfazer os estragos causados pelo vilão.
Criou Ultron
E falando a respeito de Vingadores: Era de Ultron, vimos que no início do filme, Tony Stark contou com uma ajudinha de Bruce Banner e da Joia da Mente para criar Ultron, que originalmente, foi criado para ser o sistema de segurança global perfeito.
No entanto, sabemos que o tiro saiu pela culatra, já que Ultron era tão inteligente e avançado que em questão de segundos, chegou à conclusão de que a Terra só teria paz com a extinção da raça humana e se rebelou contra seu criador.
Desenvolveu um traje feito de nanotecnologia
Em Vingadores: Guerra Infinita, Tony Stark apresentou aos fãs sua armadura mais avançada até então: a Mark L, que diferente das anteriores, era feita com nanotecnologia. Por conta disso, ela tinha mais funcionalidades que as anteriores, já que ela poderia se reparar por conta própria e criar armas especiais para o bilionário.
Em Vingadores: Ultimato, o público conheceu a Mark LXXXV, uma versão um pouco melhorada do traje visto no filme anterior.
[irp posts=”84559″ name=”Reencontro de Tony Stark e Peter Parker em Ultimato seria bem diferente”]
Descobriu a viagem no tempo
Por fim, também não poderíamos nos esquecer da maior descoberta feita por Tony Stark durante o UCM: a viagem no tempo que foi crucial para a equipe desfazer o estalo de Thanos em Guerra Infinita.
Inicialmente, Tony não quis ajudar a equipe, mas mudou de ideia após ver uma foto sua com Peter Parker, que foi uma das vítimas do estalo. Após alguns testes em sua casa, o bilionário conseguiu descobrir a viagem no tempo, introduzindo o conceito dentro do UCM e ajudando a equipe a desfazer o estalo de Thanos.
Seja o primeiro a comentar