Este artigo NÃO tem spoilers das séries Mass Effect e Dragon Age! Com o lançamento de Mass Effect: Andromeda, o mundo aguarda ansiosamente por mais um RPG da Bioware cheio de personagens carismáticos e uma galáxia colorida pra explorar. Entre as trilogias Mass Effect e Dragon Age, a Bioware criou alguns dos personagens mais memoráveis dos games – e também alguns solavancos que gostaríamos de esquecer.
Depois de muitas horas de “pesquisa” jogando Mass Effect e Dragon Age mais e mais e mais, aqui está um ranking definitivo dos 43 companheiros destes seis jogos. Foi levado em conta a personalidade, história pessoal, dublagem, utilidade e uma variedade de outros fatores pra chegar a esta lista.
43. Anders, Dragon Age II
Anders é o pior. Ele é chorão, antagônico e seu tratamento em Dragon Age II arruína o que era um dos melhores companheiros que você poderia ter no Dragon Age: Origins – Awakening. A ideia por trás de Anders é que ele carrega um espírito da Justiça como uma espécie de simbionte e não consegue mais tolerar o tratamento que os magos recebem. O problema com isso é que automaticamente implica que os magos estão realmente sendo oprimidos, quando o jogo inteiro está tentando apresentar essa questão como mais complicada do que isso. Realmente não funcionou.
Além das questões de história, estamos falando de um personagem que explode um prédio cheio de pessoas inocentes e, em seguida, tem a temeridade de dizer que foi a decisão certa. Estamos falando de um personagem cuja classificação de aprovação desce se você não vender outro companheiro de volta à escravidão. A única coisa boa sobre Anders é que você pode assassiná-lo. Se ele estivesse em Dragon Age: Inquisition, eu deixaria ele vivo no site Dragon Age Keep só pra matá-lo novamente. Você é um merda, Anders.
42. EDI, Mass Effect 3
É compreensível que Bioware pegue uma das melhores personagens em Mass Effect 2 e ofereça um papel maior no 3. Mas não há realmente muitas boas desculpas pro quão ridículo é o corpo da robô EDI e, no final, a coisa toda acaba sendo apenas boba e estranha.
41. Merrill, Dragon Age II
“Olá, eu sou Merrill, eu sou uma maga todo-poderosa, mas eu não sei onde minha casa está, haha! A propósito, eu sou facilmente enganada por demônios apesar do fato de que, novamente, eu sou muito poderosa. Eu sou burra feito uma porta e você não deveria falar comigo nunca; Até mais tarde!”
40. Legion, Mass Effect 2
Legion é um personagem legal que a Bioware decidiu oferecer apenas no final do jogo. Você mal consegue falar com ele antes que a última missão comece. É como dar a alguém um pote de sorvete, mas com apenas um restinho no fundo.
38 e 39. Morrigan & Liara, Dragon Age: Origins e Mass Effect
Ambas têm o problema de caráter de ser completamente ingênuo sobre o mundo exterior, mas ser gênias super-astutas que sempre estão um passo à frente. Liara começa como uma arqueóloga e no final da série é a principal agente de informação na galáxia. Morrigan não sabe o que é um aperto de mão, mas em Inquisition, ela é de repente o poder sombrio por trás do reino mais forte em Thedas. É desconcertante.
37. Fenris, Dragon Age II
É preciso um personagem realmente especial pra fazer você pensar: “Olha cara, eu sei que você foi criado como um escravo, mas você tem que lamentar tanto sobre isso?” Este sujeito fica literalmente em uma casa abandonada e bebe por seis anos. Se eu quisesse ver alguém fazer isso, eu passaria mais tempo com o meu pai.
36. James Vega, Mass Effect 3
Por que você começa o capítulo final de uma série de jogos e conhece um personagem que você nunca sequer ouviu falar antes? É meio confuso. Vega é legal, mas… Por que ele está aqui? Não faz sentido.
35. Ashley Williams, Mass Effect 1 e 3
Você pode pensar que eu não gosto de Ashley porque ela é racista ou redundante, mas honestamente é só porque odeio poesia.
34. Isabela, Dragon Age II
“OK rapazes, precisamos de mais um companheiro pro nosso jogo. Quem devemos trazer de volta?”
“E se nós trouxermos de volta Isabela? Ela era uma personagem feminina forte que poderia preencher um papel de ladina”.
“Ótimo! Agora, como deve ser sua personalidade?”
“Hmm… Talvez nós pudéssemos dar a ela um passado sombrio, algo pra torná-la memorável. Talvez ela pudesse ter um segredo ou algo assim…”
“Espere… Eu tenho uma ótima ideia! Faz ela safada e gostosona!”
“Perfeito!”
33. Leliana, Dragon Age: Origins
Leliana é:
1. Uma irmã do Chântria que foi enviada pelo Criador pra ajudar o Guardião.
2. Uma ex-espiã com um passado assassino.
Qualquer um desses seria uma personagem muito legal. Infelizmente, Leliana é ambos e isso não funcionou muito bem. O enredo do Criador é deixado de lado com surpreendentemente poucas consquências e o papo de espiã pode nem ser revelado até o final do jogo. Leliana poderia ser uma personagem muito melhor.
32. Cole, Dragon Age: Inquisition
Cole é um espírito virtuoso que quer ajudar pessoas e sempre está alimentando os bichinhos. Legal, né? O que que isso tem a ver com esfaquear pessoas pelas costa? Por que é isso que ele faz na batalha! No fim das contas, a gente só deixa ele continuar na equipe por causa da ajuda aos servos mesmo.
31. Jacob Taylor, Mass Effect 2
Jacob não é ativamente irritante, mas cara… Ele é entediante. Chega a dar sono.
30. Javik, Mass Effect 3
Javik é um personagem de DLC muito chato também, mas ele se beneficia de ser um Prothean e de ser o único companheiro de equipe regular com acesso às poderosas e divertidas Lift Grenades
29. Solas, Dragon Age: Inquisition
Basicamente Spock. Solas tem alguns toques misteriosos interessantes e sua sagacidade seca pode ocasionalmente ser engraçada, mas ele não faz muito pra se destacar ou ser memorável… Ao menos não até a cena final do jogo.
28. Vivienne, Dragon Age: Inquisition
Vivienne sofre porque se você quiser um mago extravagante em sua equipe, vai escolher Dorian sempre. Além disso, sua especialização mágica focada em corpo-a-corpo pode ser um pouco complicada de usar corretamente em comparação com os outros magos mais tradicionais em sua equipe.
27. Kasumi Goto, Mass Effect 2
Kasumi é uma personagem divertida com poderes únicos e sua missão de lealdade vai além de atirar em pessoas. Mas depois que você completa sua missão… É isso. Você não pode falar com ela em detalhes, como pode com todos os outros e seus poderes não são bons o suficiente pra mantê-la na equipe. Ela apenas fica lá.
25 e 26. Sten & Oghren, Dragon Age: Origins
É meio estranho que ambos os personagens estejam no mesmo jogo. Eles basicamente preenchem o mesmo papel: guerreiros de armas pesadas que passaram por trauma emocional. Eles se parecem demais, fora alguns detalhes – Sten é mal-humorado, Oghren é um bêbado. São bons personagens, mas eles não são tão memoráveis.
24. Touro de Ferro, Dragon Age: Inquisition
Hilariamente dublado por Freddie Prinze Jr., Iron Bull é uma representante interessante dos qunari, ajudando a oferecer uma nova perspectiva sobre essa raça. Ele é um guerreiro útil e poderoso, mas sua personalidade não foi tão explorada o quanto poderia.
23. Cassandra, Dragon Age: Inquisition
Durona e séria, Cassandra pode não ser tão útil em combate às vezes, mas você provavelmente estará disposto a perdoá-la graças às suas poderosas habilidades contra demônios e magos. Jogar suas missões pessoais lhe dá uma chance de vê-la e deixá-la um pouco mais segura ao seu lado, o que é uma mudança agradável.
22. Alistair, Dragon Age: Origins
Alistair não é um guerreiro muito bom, mas ele é um bom personagem. Alistair é um dos únicos companheiros que é intencionalmente escrito como desagradável, pelo menos no início. Seu Guardião pode mudá-lo pra melhor ou não, dando-lhe a confiança pra governar seu império ou zombar dele e transformá-lo num bêbado sem esperança. Você pode até matá-lo, o que pode ser uma surpresa trágica ou hilariante, dependendo de como você se sente sobre ele. Alistair é, em geral, um personagem bem escrito e divertido.
21. Tali, Mass Effect 1, 2 e 3
Tali é uma personagem divertida nos dois primeiros jogos de Mass Effect e é útil em toda a série. Como uma dos dois personagens jogáveis em todos os três jogos, Tali tem mais tempo do que a maioria dos outros e, é em grande parte, uma adição sólida e útil pra equipe. No terceiro jogo, ela é uma personagem bastante medíocre, no entanto, e por algum motivo a BioWare decidiu torná-la um interesse amoroso de uma forma que tirou muitas das suas outras características mais interessantes.
20. Jack, Mass Effect 2
Um amigo meu optou pelo romance com Jack em sua primeira aparição em Mass Effect 2. Demorou um tempo, mas ele passou através do exterior áspero da personagem e encontrou a pessoa quebrada por baixo. Gradualmente, ele mostrou a ela que o mundo não era tão feio quanto ela acreditava que fosse e ela foi finalmente capaz de encontrar a felicidade.
E então, durante a missão suicida do fim do jogo, ele escolheu a pessoa errada pra segurar a barreira biótica e Jack se deixou levar pelo enxame. Ele quase chorou contando. Foi tão engraçado.
19. Sebastian Vael, Dragon Age II
BioWare esconde alguns de seus melhores personagens dentro de DLCs, e Sebastian é um exemplo dessa tendência. O príncipe rebelde de Starkhaven é honestamente um grande companheiro principalmente porque ele odeia o resto dos seus companheiros em Dragon Age II. Ele tem um objetivo claro e precisa da ajuda de Hawke e não está realmente interessado em socializar. Você também pode ter um romance com ele, um dos melhores da série, diga-se de passagem. Ele até ameaça queimar Kirkwall no final do jogo. E cara, como eu quis ajudá-lo nesse momento.
18. Thane Krios, Mass Effect 2
Thane só perde ponto porque a sua missão de lealdade é meio tosca e meio tarde demais em Mass Effect 2, mas no geral ele é muito legal. Ele é um “biótico” com um rifle sniper e ele é mortífero com ambos. Ele é um contraponto divertido pra Zevran de Dragon Age: ambos são assassinos, mas enquanto Zevran se jogou na vida, Thane se retirou completamente da vida. Ele é puramente uma arma. Como seu amigo, Shepard pode reconectar Thane com o mundo em Mass Effect 3. É uma história fantástica.
17. Kaidan Alenko, Mass Effect 1 e 3
Kaidian é facilmente um dos melhores personagens de Mass Effect, mas quase ninguém lhe deu uma chance. Kaidan não era um ótimo personagem em Mass Effect e a maioria dos jogadores escolheu deixá-lo morrer em Virmire. Se você o manteve por perto, entretanto, você foi surpreendido ao encontrá-lo como membro da equipe em Mass Effect 3, com uma narrativa surpreendentemente cativante. A melhor parte sobre Kaidan é que ele não lamenta. Ele teve uma vida rude, mas superou. Você é um cara legal, Kaidan.
16. Miranda Lawson, Mass Effect 2
Miranda é uma dos melhores companheiros que você encontra em Mass Effect 2, ela tem um histórico interessante e sua missão de lealdade é excelente. O que é melhor sobre Miranda, porém, é que ela não gosta particularmente de Shepard durante grande parte do jogo. Em um jogo onde todo mundo ama seu personagem, é meio legal ter alguém que não lhe dá nem bom dia
15. Varric, Dragon Age 2 e Inquisition
Em Dragon Age, a Bioware estabelece uma hierarquia rígida pros anões e depois dá companheiros anões que não se conformam com esse molde. Varric é seu primeiro companheiro em Dragon Age II além de seu irmão e sua amiga Aveline e é felizmente um dos melhores. Ele conhece o mundo ao nosso redor e geralmente é afável e agradável, desde que você não seja um idiota. O irmão dele é uma história inteiramente diferente, entretanto.
14. Zevran, Dragon Age: Origins
O elfo espanhol bissexual favorito de todos é cativante por parecer se preocupar tão pouco com tudo o que está acontecendo. Você o encontra quando ele tenta matá-lo e uma vez que você o derrota, ele encolhe os ombros e se oferece pra lutar por você. Ele não parece ter muita bagagem e seu histórico deprimente – ele foi criado pra ser um assassino desde jovem – é contado com uma risada. Tudo que ele quer fazer é sair e esfaquear as pessoas. Quem não quer, né?
13. Samara, Mass Effect 2
Samara é uma Asari justicar bem respeitada e uma dos companheiros “bióticos” mais poderosos da série. Sua missão pessoal envolve ajudá-la a matar sua própria filha, o que é estranho, mas acaba sendo muito legal.
12. Wynne, Dragon Age: Origins
Talvez eu esteja louco, mas eu gostava muito da Wynne. Ela era a personagem mais pura que você encontrou e podia agir como uma mãe emprestada pro seu Guardião. Ela até mesmo expressou preocupação sobre você se envolver com outros personagens e seu diálogo com seus outros companheiros geralmente era bastante engraçado. Ela também acabou tendo uma história muito interessante: ela já estava morta e estava sendo sustentada por um espírito benevolente pra ajudar você.
11. Blackwall, Dragon Age: Inquisition
Blackwall tem a melhor dublagem em Inquisition. Ele fica um pouco perto demais de ser um personagem lobo solitário estereotipado, mas a qualidade dos diálogos e trabalho de dublagem acabam fazendo o personagem um exemplo do quão divertido um lobo solitário pode ser.
10. Grunt, Mass Effect 2
Krogans são apenas melhores do que todos os outros. Grunt é a expressão mais pura de um krogan, então ele deve ser o melhor, certo? Sua alegria enquanto sonhava em assassinar pessoas e sua aceitação gradual de Shepard são genuinamente estranhas, como uma espécie alienígena deve ser. Grunt também se beneficia de ser um personagem jogável incrível que você raramente deixará na nave – até que você encontre Zaeed, pelo menos.
9. Aveline, Dragon Age II
Um dos poucos pontos brilhantes de Dragon Age 2, Aveline é a única personagem naquele jogo que parece crescer pra melhor até o final. No início, Aveline perde seu marido é forçada a velejar através do mar pra começar uma nova vida em Kirkwall. Até o final, ela encontrou um novo amor, subiu as fileiras até uma posição de alto escalão na guarda da cidade de Kirkwall e encontrou um novo escudo legal. Ela deveria ter sido a personagem principal de DA2, honestamente.
8. Zaeed, Mass Effect 2
É quase injusto incluir Zaeed nesta lista porque ele foi basicamente projetado pra ser incrível. Ele é um caçador de recompensas espacial com uma cicatriz gigante em seu rosto e com habilidades que podem derrubar armaduras, barreiras e escudos. Ele afronta você o tempo todo, mas de algum modo nós ainda terminamos adorando o cara.
7. Dorian, Dragon Age: Inquisition
Dorian é um personagem engraçado e poderoso que troca farpas com praticamente qualquer pessoa que traz consigo nas missões. Ele também acrescenta muito à tradição da série apenas por sua presença, dando detalhes sobre o Tevinter Imperium e fornecendo uma perspectiva de fora pras terras de Ferelden. Ele também se preocupa profundamente com a Inquisição, incluindo os livros.
6. Wrex, Mass Effect
O grande krogan é realmente surpreendentemente semelhante ao Sten: um gigante de uma sociedade estranha com uma tragédia pessoal. Três coisas tornam Wrex melhor:
Ele é um guerreiro mais útil. Wrex usa um rifle de assalto e também tem poderes bióticos, tornando-o um dos melhores aliados em Mass Effect. Sten usa uma espada de duas mãos, o que não significa nada demais em Dragon Age: Origins.
O passado de Wrex é revelado mais tarde. Wrex é um fugitivo quando você o encontra. Só mais tarde que você descobre que ele assassinou o próprio pai numa disputa. Sten está sentado em uma gaiola depois de assassinar uma família inteira quando você o conhece. Descobrir o histórico de Wrex torna-o mais simpático no início e ainda mais simpático no final do jogo.
Wrex dá a primeira grande escolha emocional na série Mass Effect. Wrex desafia você quando você decide que quer destruir a cura do genófago de Saren no clímax de Mass Effect, dando-lhe a escolha de – esperançosamente – falar com ele ou ter que matá-lo. É uma escolha angustiante, principalmente porque Wrex foi incrível durante todo o jogo. Sten desafia-o pela liderança na metade de Dragon Age, o que aparece aleatório e mal desenvolvido.
5. Shale, Dragon Age: Origins
Um golem gigante que odeia pombos com a voz de Harvey Fierstein. Às vezes você não precisa de esforço pra encontrar um personagem memorável, Shale tem uma das histórias pessoais mais envolventes no jogo. Se você nunca teve a chance de experimentar Shale através do DLC, realmente perdeu algo especial.
4. Sera, Dragon Age: Inquisition
Depois de aturar toda a elegância e frescura de Orlais, o gosto pela linguagem imunda e as brincadeiras e uma história pessoal que incentiva o Inquisidor a se tornar verdadeiramente um campeão do povo, Sera é a estrela entre os companheiros da Inquisition. Ela também é responsável por muitos dos momentos mais engraçados do jogo – certifique-se de trazê-la quando visitar a Imperatriz!
3. Mordin, Mass Effect 2
De alguma forma, a BioWare conseguiu fazer um maníaco alienígena realmente divertido e não irritante. Mordin Solus é um cientista do mal salarian que não faz prisioneiros. Ele também tem uma voz excelente pra musicais. Mordin era um favorito dos fãs no início e sua luta com seu trabalho sobre o genófago foi um dos mais genuinamente provocadores dilemas morais na série. A afabilidade do personagem feita pra uma das poucas decisões em Mass Effect 3 que realmente funcionou igualmente bem de uma perspectiva da história, não importa qual opção você escolheu.
2. Garrus, Mass Effect 1, 2 e 3
Garrus é o melhor brother do espaço. Em Mass Effect, você pode mostrar-lhe que a lei e a ordem fazem sentido em uma Galáxia cada vez mais violenta ou você pode fazê-lo se tornar um renegado como você. A aparição de Garrus em Mass Effect 2 é provavelmente a melhor surpresa da série e, nesse ponto, ele se tornou menos experiente em tecnologia e mais habilidoso em disparar, o que o torna um melhor companheiro na sua equipe. E no terceiro jogo, ele é de repente o melhor turian na galáxia, o que é meio estranho – mas por outro lado, você pode atirar em latas do topo da Cidadela com ele, uma das melhores cenas de todas. Ele provavelmente teria o primeiro lugar nesta lista, se não fosse tão obcecado por calibrações.
1. Cão, Dragon Age: Origins
Sua aprovação começa no máximo e nunca abaixa. Você pode nomeá-lo como quiser. Ele não reclama no seu ouvido. Ele não faz você ir em uma sidequest pra ganhar a sua lealdade. Ele arranca as gargantas das pessoas. Ele é tão útil que consegue fazer a diferença na equipe, mesmo sem usar equipamentos. O cão é o melhor companheiro em todos os jogos da Bioware e talvez em toda a história dos jogos.
Bom garoto, Căo.
E você? Qual é o seu personagem favorito das franquias Dragon Age e Mass Effect?
Fonte: https://www.gamecrate.com/definitive-ranking-all-43-dragon-age-and-mass-effect-companions/9386
Seja o primeiro a comentar