A trajetória de Bucky Barnes, o Soldado Invernal, nos filmes da Marvel

Gabriel Tito

A trajetória de Bucky Barnes, o Soldado Invernal, nos filmes da Marvel

Foi durante a San Diego Comic-Con de 2019 que a Marvel começou a revelar o que poderíamos esperar da chamada Fase 4 de seu Universo Cinematográfico. A principal novidade ficou por conta da chegada dos seriados para esse cenário canônico de produtos audiovisuais.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu, incluindo a pandemia mundial da Covid-19, que alterou – e muito! – os calendários dos estúdios Marvel e da Disney. Mesmo assim, as coisas caminharam e a tão sonhada Fase 4 se iniciou com WandaVision – cujos 9 episódios movimentaram os fãs neste comecinho de 2021.

[irp posts=”103662″ name=”Diretora de Falcão e o Soldado Invernal promete muitos easter eggs”]

Agora, a carruagem anda com a chegada de Falcão e o Soldado Invernal, em 19 de março de 2021. A série se torna um marco importante do estúdio, pois será a primeira vez que veremos os heróis trabalhando em dupla em seu Universo Cinematográfico.

Já sabemos que a trama do seriado acontece após os eventos de Vingadores: Ultimato e, por isso, decidimos relembrar toda a trajetória de Bucky Barnes, o Soldado Invernal dentro do UCM.

Linha do tempo do Soldado Invernal no Universo Cinematográfico Marvel

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

O sargento Bucky Barnes (Sebastian Stan) foi apresentado nos cinemas no primeiro filme do Capitão América. A história se passa entre os anos de 1943 e 1945, período da 2ª Guerra Mundial. Bucky e Steve Rogers (Chris Evans) eram melhores amigos no Exército. 

O drama da amizade teve seu clímax na cena em que ambos estão numa missão em um trem da Hydra para capturar Arnim Zola (Toby Jones). Contudo, Bucky cai do trem que estava em movimento e foi considerado morto em combate.

[irp posts=”102937″ name=”Madripoor: conheça a cidade vista no trailer de Falcão e o Soldado Invernal”]

Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

No segundo filme do Capitão América temos uma grande revelação sobre a morte de seu amigo Bucky BarnesDepois que o sargento caiu do trem, a Hydra e os soviéticos o capturaram e o transformaram no chamado Soldado Invernal.

A estrutura fisiológica de Bucky foi aprimorada a níveis além-humanos e seu braço esquerdo foi amputado e substituído por um braço cibernético. Além disso, Barnes passou por uma lavagem cerebral e permaneceu os últimos 70 anos realizando missões secretas para a Hydra.

No desfecho da trama, a missão de Barnes para matar o líder da S.H.I.E.L.D Nick Fury (Samuel L. Jackson) é frustrada pelo Capitão América, Falcão e a Viúva Negra (Scarlett Johansson).

Steve e Bucky se enfrentam, mas o Soldado Invernal percebe que sua derrota era iminente e foge do campo de batalha. Após a recuperação de Rogers no hospital, ele decide procurar e tentar salvar seu ex-companheiro do Exército.

Capitão América: Guerra Civil (2016)

O evento da Guerra Civil tornou-se um divisor de águas para os heróis da Terra. O governo impôs que todos os Vingadores se registrassem – gerando uma ruptura dentro do time.

Liderados por Steve Rogers, Sam Wilson e metade da equipe recusaram-se assinar os chamados “Acordos de Sokovia. Automaticamente, eles se tornam fugitivos internacionais.

Até então, o Soldado Invernal era foragido da Justiça, pois esteva envolvido em uma explosão que aconteceu na ONU. Uma das vítimas do ataque foi T’Chaka (John Kani) o pai de T’Challa, o Pantera Negra (Chadwick Boseman).

No final da trama, o Capitão América e o Soldado Invernal lutam contra Tony Stark – que havia descoberto que Bucky também foi o responsável pela morte de seus pais. A dupla vence o Homem de Ferro e posteriormente invadem a balsa e libertam seus amigos.

Por fim, Steve leva o Soldado Invernal para Wakanda, o país do Pantera Negra. Lá, ele pede auxílio a Shuri (Letitia Wright) na recuperação mental e física de Bucky.

[irp posts=”102806″ name=”Falcão e o Soldado Invernal: camiseta indica que Guerra Civil será explorada na série”]

Pantera Negra (2018)

Na cena pós-créditos de Pantera Negra, Bucky Barnes é visto em Wakanda, já recuperado mentalmente. Os moradores do país o apelidaram de Lobo Branco.

Por algum tempo, Barnes viveu pacificamente em uma vila de Wakanda, após Shuri tê-lo ajudado a se recuperar por completo.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Aqui se iniciou a busca implacável de Thanos pelas Joias do Infinito. Com isso, toda ajuda passa a ser importante e necessária e o rei T’Challa presenteia Bucky com um novo braço – dessa vez, feito de Vibranium.

O reencontro de Bucky com Steve acontece quando os Vingadores decidem levar o Visão para Wakanda, no intuito de Shuri remover, com segurança, a Joia da Mente.

Em seu momento de clímax, os Vingadores se aproximam de derrotar seus adversários, até o momento em que o Titã Louco chegou no campo de batalha e cometeu seu infame ato: estalou os dedos. O estalo, como bem sabemos, custou a vida de metade de toda a vida no universo, incluindo a do próprio Bucky Barnes.

[irp posts=”104398″ name=”Teorias de Falcão e o Soldado Invernal serão maiores que as de WandaVision, diz ator”]

Vingadores: Ultimato (2019)

Após as consequências dos atos de Thanos, os Vingadores que restaram usaram o Reino Quântico para realizar uma viagem no tempo e recuperar as Joias do Infinito. Com isso, Bruce Banner (Mark Rufallo) realizou um novo estalo e conseguiu trazer de volta todos os que haviam sido dizimados – o que inclui, claro, o Soldado Invernal.

O Thanos do passado também viaja no tempo e retorna ao campo de batalha. Então, o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) transporta todos os heróis, guerreiros de Asgard, exército de feiticeiros e de Wakanda para um confronto épico contra o Titã Louco.

Dentre eles está Bucky Barnes, que também participou de uma das cenas de batalha mais icônicas da história do cinema mundial. Ao final, Tony Stark (Robert Downey Jr.) acaba morrendo ao utilizar as Joias do Infinito para derrotar Thanos.

No funeral de Stark, Sam está junto de Bucky Barnes. Os dois ajudaram o Capitão América a usar o Reino Quântico para devolver as Joias do Infinito a seus devidos lugares na linha temporal.

[irp posts=”89835″ name=”Como Capitão América repassou um escudo novinho para o Falcão? Confira possibilidades”]

Falcão e o Soldado Invernal (2021)

Sam Wilson e Bucky Barnes sempre formaram uma boa dupla dentro dos Vingadores e o anúncio de uma série mostrando as aventuras dos dois foi muito bem recebido pelos fãs.

A série se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato e deve retratar a transição de Sam Wilson como novo Capitão América, após a aposentadoria de Steve Rogers.

No entanto, algo deve acontecer que fará com que o herói tenha de juntar forças com Bucky Barnes, o Soldado Invernal, para lidar com uma nova ameaça.

A aparente competição entre eles, que parecem não se dar muito bem a princípio, deverá ser um dos focos da trama do seriado – e um dos pontos de alívio cômico da história.

A série terá apenas 6 episódios e vai ser disponibilizada pelo Disney+.

Falcão e o Soldado Invernal: uma análise do primeiro trailer da série

VEJA MAIS Soldado Invernal
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA