Treinador: poderes e habilidades do vilão da Marvel

Augusto Ikeda

Treinador: poderes e habilidades do vilão da Marvel

Você já ouviu falar a respeito do Treinador nos quadrinhos da Marvel? Ele é um vilão não tão conhecido assim, mas já aprontou das suas e participou de diversas histórias. E você sabia que ele possui um poder quase único que lhe transformou em um oponente formidável dos vários heróis da empresa?

O personagem tem ganhado destaque na mídia após a revelação de que ele será o grande vilão do filme solo da Viúva Negra – o próximo lançamento dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Caso queira conhecer mais alguns detalhes sobre o Treinador, confira abaixo um guia com sua história, poderes e habilidades, entre outras coisas.

Breve história do Treinador

A identidade real do Treinador é Tony Masters, que desde que nasceu, já tinha a habilidade de reproduzir movimentos de outras pessoas com apenas um pouco de observação. Conforme foi crescendo, o personagem foi aprimorando esse poder, que ganhou o nome de reflexo fotográfico (uma espécie de memória fotográfica). Por exemplo, ele mostrou ser capaz de mergulhar igual a um profissional após ver uma demonstração e conseguiu lançar um laço igual a um cowboy enquanto assistia televisão.

Já adulto, Tony Masters se tornou um agente da S.H.I.E.L.D. e durante uma missão, encontrou um cientista a beira da morte. Ele lhe deu uma versão modificada pelos nazistas do Soro do Super Soldado (o mesmo que transformou Steve Rogers no Capitão América). O personagem o injetou nele mesmo e viu seu poder especial atingir seu ápice e ainda ganhou outras habilidades.

No entanto, isso fez Tony substituir suas memórias antigas pelas novas, o que o fez se esquecer de sua esposa e parceira Mercedes Masters. No entanto, ela ainda o ajudou a lidar com seus novos poderes ao criar uma organização (que se tratava da própria Mercedes) para supervisionar as ações de Tony e também passar essas informações para a S.H.I.E.L.D.

[irp posts=”75379″ name=”Novas fotos do set de Viúva Negra podem ter revelado vilão do filme; veja”]

Ao notar que o mundo dos vilões seria mais lucrativo, Tony decidiu criar uma academia para treinar novos criminosos, que precisavam lhe pagar uma boa quantia em dinheiro para isso, e foi aí que decidiu adotar seu nome de Treinador. Com o passar do tempo, ele também se tornou um mercenário e instrutor particular.

Ao longo de sua história dentro dos quadrinhos, ele já se tornou integrantes dos Thunderbolts, participou da invasão de Asgard, se lembrou do seu passado e que foi casado com Mercedes Masters, integrou os Vingadores Secretos e se envolveu nos eventos da história Império Secreto.

Em algumas ocasiões, o Treinador também atuou como anti-herói do que um vilão, sem falar que já trabalhou como agente adormecido (espião que não realiza uma missão imediata e fica apenas aguardando alguma ordem).

Os poderes e habilidades do Treinador

Como já dito no item anterior, o principal poder do Treinador é seu reflexo fotográfico, que lhe permite reproduzir as habilidades de outra pessoa ao apenas observá-la uma única vez. E esse soro que injetou nele mesmo só melhorou ainda mais essa habilidade. Desta forma, ele é capaz de fazer as seguintes coisas.

Velocidade sobre-humana limitada: O Treinador é capaz de se movimentar a uma velocidade duas vezes mais rápida que a de uma pessoa comum, após assistir a um filme de artes marciais na TV. No entanto, ele só pode usar essa habilidade por pouco tempo, pois isso pode causar lesões em seu corpo.

Previsão de movimentos: se estudar anteriormente os movimentos de luta de seus oponentes, o Treinador também é capaz de prevê-los durante um combate e tirar vantagem disso.

Reflexos sobre-humanos: Tony também tem reflexos sobre-humanos por conta do seu principal poder. Ele já foi capaz de pegar lâminas jogadas em sua direção pelo Cavaleiro da Lua e já até conseguiu pegar um tiro que foi disparado em sua direção.

Agilidade sobre-humana: a agilidade do Treinador é comparável com a do Homem-Aranha e do Demolidor.

Artista marcial de primeira: o vilão/anti-herói é considerado um dos principais artistas marciais do Universo Marvel dos quadrinhos e já enfrentou diversos personagens de igual pra igual, como a Viúva Negra, Pantera Negra, Capitão América, Demolidor, Elektra, Homem de Ferro, Cavaleiro da Lua, Justiceiro e Wolverine, entre vários outros. Ele já derrotou até mesmo soldados asgardianos sem grandes problemas.

Domínio de diversas armas: justamente por conta do seu domínio de artes marciais, Tony Masters também sabe utilizar uma série de armas a seu favor.

Estrategista de primeira: o personagem também já usou seu conhecimento para formular estratégias de combate contra seus oponentes.

Mestre atirador e assassino: o Treinador também é um atirador de primeira (seja com armas de fogo, arco e flechas e armas arremessáveis) e é muitas vezes comparado ao Gavião Arqueiro e ao Mercenário. Por conta disso, Tony se tornou um assassino de renome dentro do Universo Marvel.

Meditação: por fim, Tony Masters também aprendeu técnicas de meditação no Tibete que lhe permitem diminuir sua respiração e batimentos cardíacos por longos períodos de tempo.

Equipamento

O principal e mais famoso equipamento usado pelo Treinador é o seu escudo de energia, que ele roubou da S.H.I.E.L.D. e é capaz de criar armas a partir de sua própria energia. Em muitos casos, ele cria réplicas de armamentos usados por muitos heróis, como o escudo do Capitão América, as garras do Wolverine e a teia do Homem-Aranha.

Tony Masters também costuma utilizar espadas e as mais variadas armas de fogo. Ele também possui luvas e botas que lhe permitem subir paredes igual ao Homem-Aranha.

Fraquezas do Treinador

Talvez a grande fraqueza do Treinador seja sua incapacidade de reproduzir feitos que vão muito além do limite humano. Por exemplo, ele não consegue levantar um carro por que seu corpo não é capaz de reproduzir a força necessária para isso, bem como manipular qualquer tipo de energia. E por alguma razão misteriosa, Tony não é capaz de reproduzir os movimentos do Agente X.

Uma fraqueza que já foi citada é que o Treinador também acaba se esquecendo de algo do passado conforme aprende coisas novas. Por conta disso, ele não pode falar mais do que oito línguas diferentes, por exemplo.

E essa fraqueza é tão séria que em situações consideradas extremas, Tony pode até mesmo esquecer quem é ele e o que está fazendo. Por conta disso, também tem dificuldades de se lembrar de alguns lugares e esquecer as pessoas que conheceu, apesar de ainda conseguir reconhecê-las.

VEJA MAIS Atemporal Treinador
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA