Você notou que Vingadores: Ultimato esclareceu o plano do Doutor Estranho?

Peter

Você notou que Vingadores: Ultimato esclareceu o plano do Doutor Estranho?

Quase um ano após a estreia de Vingadores: Ultimato, o desfecho do plano final do Doutor Estranho foi esclarecido em Vingadores: Ultimato. Você conseguiu notar todos os detalhes?

Atenção! Este texto contém spoilers de Vingadores: Ultimato

Desde que deixamos as salas de cinema em 2018, após termos assistido Guerra Infinita, o que mais surgiram foram dúvidas e teorias que só seriam respondidas em Ultimato. Uma dessas maiores questões que ficou no ar todo esse tempo foi o plano que o Doutor Estranho traçou após enxergar 14 milhões de possibilidades de futuro.
A única coisa que sabíamos é que o Doutor Estranho tinha um plano e a única maneira de ele dar certo era ceder a Joia do Tempo para Thanos. A princípio parecia uma loucura e realmente era, mas tudo fazia parte do que foi previsto.
Dentro dos milhões de futuros diferentes que o Doutor Estranho previu, apenas um deles contava com uma vitória dos Vingadores. Em todas as outras realidades eles perderiam. Se cortassem a mão do Thanos? Perderiam. Se Thor tivesse acertado a cabeça? Perderiam. O próprio Thanos declamou: ele era inevitável.

O sacrifício foi grande e tudo que vimos em Ultimato era a única possibilidade de vitória. Os preços foram altos e foi necessário esperar 5 anos após o primeiro estalo, mas assim tinha que ser e assim foi, dando tudo certo no final.
O plano do Doutor Estranho era brilhante e genial e, em Vingadores: Ultimato, ele foi explicado de maneiras indiretas e nas entrelinhas. Relembremos tudo que rolou antes de chegar a esse ponto!

Antes do plano

Após a derrota dos Guardiões da Galáxia e dos Vingadores em Titã, o Doutor Estranho recuou e entregou, sem resistência, a Joia do Tempo para Thanos. É importante lembrar que ele jurou proteger esse artefato com sua própria vida quando estava se tornando um feiticeiro. Ele sabia que aquilo era necessário para a única possibilidade de vitória em um longínquo futuro.
Afinal, como entregar a Joia ajudou no plano? Caso o Doutor Estranho não a entregasse, todos que ali estavam seriam assassinados a sangue frio, eliminando qualquer possibilidade de vitória. Ele, Tony Stark, Homem-Aranha, Peter Quill, Amantis e Drax… todos seriam mortos antes mesmo do estalo. Ou seja: seriam inevitavelmente mortos, mesmo que o estalo fosse revertido um dia, sem chances de retorno, assim como aconteceu com Gamora.

O Doutor Estranho precisou calcular tudo muito friamente, sem nenhuma chance de falhas ou qualquer problema que poderia surgir depois. Um segundo detalhe importante é que ele já sabia, então, que Tony Stark precisaria morrer.
Ele sempre soube disso, a partir do momento que vislumbrou os futuros. Ele sabia exatamente toda a sequência de acontecimentos que precisaria acontecer a partir do momento em que ele entregasse a Joia do Tempo. Ele sabia que Scott Lang seria salvo por um rato! Quem além dele poderia imaginar algo assim?
Em uma cena de Ultimato, Tony Stark questiona ao Doutor Estranho se o que estava acontecendo batia com tudo que ele previu. Ele responde que não pode contar o que previu, caso contrário, tudo mudaria e eles provavelmente seriam derrotados.

Sem spoilers, Tony Stark!

Caso o Doutor Estranho contasse o que tinha previsto, tudo sairia do controle e todo o destino seria diferente. Pare e pense: caso ele revelasse a Tony Stark que ele precisaria morrer, isso afetaria negativamente o psicológico do Homem de Ferro. Isso poderia levar a um colapso nervoso que atrapalharia todo o plano. Ao lembrar de sua filha, esperando por ele em casa, ele poderia simplesmente não ter forças para realizar o que precisava ser feito.

Cada mínimo detalhe que saísse do padrão, caso o Doutor Estranho revelasse aos seus envolvidos, poderia gerar resultados catastróficos. Outro exemplo: se a Capitã Marvel não tivesse segurado Thanos, ele teria conseguido exterminar toda a vida no universo – ressaltando a importância da personagem nesse momento.
O importante é que o plano funcionou. Em uma briga pela Manopla do Infinito, Thanos e toda sua frota de ataque foi extinta do universo. Com eles, a Ordem Negra, os Chitauri… todos apagados da existência, assim como foi previsto. Tony Stark ficou com a incumbência de estalar os dedos para derrotar Thanos e essa era a única maneira, como Doutor Estranho havia dito em Titã.
Ele já sabia que o único que conseguiria fazer isso seria Tony Stark. Sabia que ele seria o único a usar uma armadura que seria capaz de acoplar todas as Joias do Infinito. A Joia do Poder, sozinha, é capaz de pulverizar uma pessoa que não aguente seu poder – imagina todas juntas!
Sempre que algum personagem tentou roubar a Manopla de Thanos, falhou. A sacada de Tony Stark foi genial e inesperada: não roubou a Manopla, mas sim as Joias. Se foi ele quem deu o pontapé inicial ao Universo Cinematográfico Marvel, também foi ele quem o salvou agora, tantos anos depois.
Tudo isso, claro, graças à decisão do Doutor Estranho, que também merece grande parte dos créditos por essa vitória. Também foi por suas ações que a Anciã de 2012 aceitou entregar a Joia do Tempo para Bruce Banner, quando ele contou o que Stephen Strange havia feito no futuro. Esse detalhe foi o que convenceu a Anciã.

Stephen nem sequer havia se tornado um mago ainda e a Anciã confiou plenamente nele. Protetora do Sanctum Santorum, com toda uma dimensão sob seus cuidados, as circunstâncias a levaram a crer que aquele era o caminho certo: abrir mão de um dos tesouros mais cobiçados do universo.
O plano do Doutor Estranho, além de enorme, era cirúrgico e seguiu perfeitamente até o final. Ele viu que os Vingadores eram capazes e confiou neles, mesmo tendo tudo para dar errado. Ele sabia que a união entre eles seria capaz de chegar à derrota de Thanos. Ele também viu que eles fariam tudo o que fosse necessário para completar a missão.
Ele viu, até mesmo, que o plano tinha chances de seguir por outros caminhos e, mesmo assim, apostou naquela única chance. O melhor de tudo é que ele estava completamente certo. Ufa!

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA