Rumores a respeito do futuro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) surgem aos montes. O mais recente, divulgado pelo site MCU Cosmic, afirma que a franquia pode adaptar a HQ Ultimatum. No entanto, essa história deu muito o que falar na época de sua publicação por conta de alguns acontecimentos bem polêmicos.
Para a sorte da Marvel, Ultimatum se passa em seu famoso universo Ultimate, o mais importe após o principal. Só que por conta de tantos problemas, muitos acreditam que a história marcou o início do fim da Terra-1610 (a designação oficial do universo Ultimate nas histórias da editora) alguns anos depois.
Por mais que se trate apenas de um rumor, vamos citar abaixo o que aconteceu nesta história polêmica e como ela poderia ser adaptada para os cinemas. As informações abaixo são do site CBR.
O que aconteceu em Ultimatum
Os fãs de longa data das HQs da Marvel sabem que a editora lançou, no início dos anos 2000, o universo Ultimate. Ele se tornou tão popular ao ponto de ficar atrás apenas do principal, que é conhecido oficialmente como Terra-616.
Os acontecimentos de Ultimatum foram influenciados pelo enredo da minissérie The Ultimates 3. Uma de suas principais consequências foram as mortes da Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que eram filhos do vilão Magneto.
[irp posts=”92061″ name=”Ultimatum: rumor indica que Marvel pode adaptar história polêmica para o cinema”]
Por conta dessas mortes, Magneto decidiu se vingar dos Supremos (o equivalente aos Vingadores do universo Ultimate) e de toda a humanidade. Com seus poderes, ele conseguiu roubar o martelo do Thor, que nessa realidade alternativa, não exigia que alguém fosse digno para poder usá-lo.
Magneto conseguiu canalizar raios com o Mjolnir e o combinou com seus poderes. Como consequência, o vilão conseguiu mudar a polaridade da Terra, o que causou um série de desastres naturais.
Esses acontecimentos afetaram bastante Nova York, que assim como no universo principal, também era o lar de boa parte dos heróis da Marvel. Além da morte de vários inocentes, muitos heróis também foram dessa para melhor, como a Mulher Invisível, Doutor Estranho, Wolverine, Vespa, Noturno, Ciclope e o Demolidor.
Magneto chegou até mesmo a matar o Professor Xavier com seus novos poderes. Os Supremos, então, tiveram de chamar a ajuda de Nick Fury, que revelou ao vilão a verdade sobre os mutantes do universo Ultimate.
Diferente do universo principal da Marvel, nesta realidade, os mutantes não são o próximo passo na evolução humana: o gene mutante foi criado pelo homem durante experimentos de laboratório e logo se espalhou pelo planeta.
Após descobrir essa verdade, Magneto se arrependeu de suas ações e fez a polaridade da Terra voltar ao normal, mas foi morto assim mesmo pelo Ciclope, que mais tarde, foi assassinado enquanto fazia um discurso na Casa Branca.
A recepção de Ultimatum foi tão negativa que a Marvel optou por cancelar as três publicações que retratavam o universo Ultimate e promoveu um relançamento dessas histórias.
O grande ponto de controvérsia de Ultimatum foram justamente suas mortes. Nada mais, nada menos que 34 personagens foram mortos nas cinco edições da série. Algumas mortes sequer chegaram a ser mostradas para os fãs, como foi o caso do Demolidor, enquanto que outras foram bem violentas.
A da Vespa, por exemplo, chegou a ter requintes de canibalismo. Quem também teve uma morte violenta foi o Doutor Destino (ele deu uma mãozinha para o Magneto) que teve sua cabeça esmagada pelo Coisa.
Por conta de tantas polêmicas, muitos fãs e especialistas acreditam que Ultimatum marcou o início do fim do universo Ultimate, que algum tempo mais tarde, deixou de existir ao ser absorvido pelo principal.
Como Ultimatum pode aparecer nos cinemas
É estranho imaginar que a Marvel Studios pode adaptar uma história tão polêmica dos quadrinhos para os cinemas. Afinal de contas, o UCM não teve tantas mortes de destaque e é conhecido por ser mais familiar.
Além disso, os mutantes só chegaram agora ao UCM, por conta da compra da Fox pela Disney, e ainda deve demorar um tempo para que eles façam sua estreia. Outro ponto que complica um pouco uma possível adaptação.
No entanto, sabemos que o lado cinematográfico do negócio já mudou drasticamente várias histórias dos quadrinhos, como foi o caso da Guerra Civil e A Manopla do Infinito, apenas se aproveitando de alguns aspectos e elementos narrativos.
Por exemplo, essa origem dos mutantes no Universo Ultimate poderia ser usada para introduzir a raça no UCM. Ao notar que eles são rejeitados por parte das pessoas, Magneto poderia executar esse plano de modificar a polaridade da Terra e causar desastres naturais com o intuito de se vingar.
[irp posts=”92053″ name=”Marvel: 5 heróis com futuro promissor nos filmes – e outros 5 que são dúvidas”]
Outra opção é que se os mutantes já existem na história (apesar de ainda não terem aparecido), o Magneto poderia querer se vingar de uma possível morte da Feiticeira Escarlate (para isso, ela também precisa ser sua filha ou uma pessoa próxima a ela nos cinemas), personagem muito bem estabelecida na franquia.
Mais uma ideia que vale ser citada é apenas fazer com que outro vilão execute esse plano formulado pelo Magneto e os heróis (ou quem sabe, os X-Men) tenham de juntar forças para impedir o pior.
Seja o primeiro a comentar