Demorou um pouco para acontecer, mas o Homem-Aranha também se tornou uma parte importante do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) há algum tempo e já teve seus momentos de destaque. No entanto, como seriam as coisas se a Marvel não tivesse firmado um acordo com a Sony para que ele se tornasse parte da franquia?
Caso você já tenha feito esta pergunta, entenda mais abaixo como a ausência do Homem-Aranha afetaria tanto a própria franquia quanto a história de outro personagem igualmente popular.
Guerra Civil seria muito diferente e Tony Stark recrutaria o Homem-Formiga
O Homem-Aranha foi introduzido na franquia em Capitão América: Guerra Civil, ocasião em que Tony Stark recrutou o jovem Peter Parker para enfrentar o Capitão América durante a rixa que dividiu os Vingadores. Mas como que o filme se desenrolaria sem a presença do amigo da vizinhança?
Christopher Markus e Stephen McFeely, roteiristas de Guerra Civil, precisaram escrever um roteiro sem a presença do herói, já que as negociações para sua inclusão no Universo Cinematográfico Marvel ainda estavam em andamento e não tinham certeza se elas dariam certo.
[irp posts=”75486″ name=”Saiba quais são as cenas pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa”]
McFeely já revelou que o Homem de Ferro chamaria o Homem-Formiga para sua equipe, o que mudaria muito a dinâmica do filme, já que Scott Lang lutou ao lado do Capitão América e outro personagem teria de ser recrutado por Steve Rogers. Também é possível supor que sem Peter Parker, o Pantera Negra teria um pouco mais de destaque por também ter feito sua estreia na franquia nessa ocasião.
E como o Homem-Aranha é um personagem com um lado cômico e piadista, o tom de Guerra Civil teria sido um pouco mais pesado.
Só veríamos Tony Stark novamente em Guerra Infinita
Um ano mais tarde, em 2017, o Homem-Aranha já ganhou seu primeiro filme solo na Universo Cinematográfico Marvel: Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Primeiramente, isso mudou a agenda de lançamentos da Marvel. Thor: Ragnarok, que estrearia em julho de 2017, foi adiado para novembro e tomou o lugar de Pantera Negra, que foi jogado para fevereiro de 2018. E Capitã Marvel também precisou ter sua data modificada por conta da estreia da aventura do amigo da vizinhança.
No entanto, isso também impactou a história do Homem de Ferro na franquia. Como vimos, Tony Stark se tornou mentor do herói e sua presença era mais que fundamental em De Volta ao Lar. Caso contrário, nós só veríamos o bilionário novamente em Vingadores: Guerra Infinita.
E a história de Tony em Guerra Infinita teria sido muito diferente
É até um pouco difícil imaginar Guerra Infinita sem a presença do Homem-Aranha. Afinal, sua relação com o Homem de Ferro foi muito importante dentro do filme. Caso contrário, a história de Tony Stark teria se desenrolado de forma muito diferente e sem o mesmo impacto emocional.
Como dito acima, Tony se tornou o mentor e até mesmo uma figura paterna para o jovem Peter Parker, algo que ele nunca havia vivenciado anteriormente em sua vida. Os dois lutaram lado a lado contra Thanos e o Homem de Ferro ainda teve de ver o jovem ser morto por Thanos bem na sua frente.
Com certeza, tudo isso deu um peso emocional ainda maior para a história de Tony Stark dentro de Guerra Infinita. Fica até mesmo difícil imaginar como que tudo isso se desenrolaria para o bilionário sem a presença do Homem-Aranha.
E o mesmo vale pra Ultimato
Com certeza, ver o Homem-Aranha morrer bem na sua frente foi um dos fatores que fizeram Tony ajudar os Vingadores em Ultimato. Vale lembrar que ele não queria lutar em Ultimato por causa do nascimento de Morgan, mas ele mudou de ideia após ver uma foto sua ao lado de Peter.
[irp posts=”75473″ name=”Trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa tem cenas ‘falsas'”]
Por conta disso, ele criou uma manopla por conta própria, roubou as Joias do Infinito de Thanos e estalou seus dedos. Sim, ele acabou morrendo, mas soube que o esforço valeu a pena, já que os mortos foram ressuscitados, em especial o Homem-Aranha. E vale lembrar que no momento que o viu após ser ressuscitado, Tony deu um abraço em Peter da mesma forma que um pai que estava com saudades do filho.
E como a ausência do Homem-Aranha influenciaria a Fase 4?
A tão aguardada e misteriosa Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel já está chegando, e isso significa que agora, o Homem-Aranha será um herói muito importante. Afinal, o Homem de Ferro e o Capitão América se foram e ele é um personagem extremamente popular. Desta forma, a Marvel deve transformá-lo em um dos heróis mais importantes da franquia.
Sim, tudo poderia funcionar apenas com o Pantera Negra, Capitã Marvel, Falcão e companhia. Mas com certeza, a presença do Homem-Aranha deixa tudo ainda mais interessante e empolgante para os fãs.
Como Homem-Aranha: Longe de Casa também será o último filme da Fase 3, ele também deve honrar todo o legado criado por Tony Stark, que foi o responsável por dar início ao Universo Cinematográfico Marvel. E nada melhor do que fazer essa homenagem justamente em um filme do amigo da vizinhança, não é mesmo?
E o fato de o filme também marcar o início da Fase 4 significa que, de certa forma, que o Homem de Ferro deve passar seu manto para Homem-Aranha como principal herói da franquia.
Como você deve ter notado, a franquia andaria com suas pernas sem o Homem-Aranha. Mas a presença do herói só deixou tudo ainda mais divertido e emocionante, em especial para a história de Tony Stark.
Fonte: Screen Rant
Seja o primeiro a comentar