Tentando conter a avalanche interminável de jogos de baixa qualidade que invadiram o Steam após a criação do Steam Greenlight, a ferramenta social da Valve para o ingresso de jogos novos na plataforma, a empresa decidiu mudar a sua abordagem. O seu novo programa se chamará Steam Explorers e irá recrutar os usuários de sua plataforma para que busquem e destaquem jogos de alta qualidade que estiverem perdidos dentro da imensidão de opções existentes. Quanto mais sinalizações um jogo receber dos usuários, mais visível ele será na plataforma.
Ao menos, isto é o que foi descrito pelos entusiastas Jim Sterling e John “TotalBiscuit” Bain – dois proeminentes YouTubers que foram convidados para a sede Bellevue da Valve para conversar a respeito das mudanças que serão feitas na plataforma. Ambos detalharam o programa Steam Explorers em longos vídeos, descrevendo como ele poderia ajudar a Valve a combater o que a empresa chama de “jogos falsos” – clones, quebrados e mal feitos, produzidos por desenvolvedores potencialmente sem escrúpulos procurando dinheiro rápido.
A introdução do novo programa virá acompanhada de ajustes no sistema de Curadores já existente. Na sua forma atual, os curadores podem apenas listar os seus jogos recomendados dentro da plataforma para que os seus seguidores recebam a sugestão, mas a Valve pretende adicionar uma série de recursos novos para ampliar o papel dos curadores dentro do site. Entre as novas funções, a empresa pretende acrescentar a capacidade de incorporar vídeos, fazer listas menores e permitir que os usuários classifiquem os jogos por métricas diferentes.
A Valve também anunciou em fevereiro que estaria encerrando o seu programa de submissão de jogos, o Steam Greenlight, que estaria sendo substituído por uma nova ferramenta chamada de Steam Direct. O novo processo obriga os desenvolvedores a se registrarem com a empresa antes de pagar uma taxa de inscrição, em um valor ainda não definido, para que possam disponibilizar o seu jogo no serviço. O novo serviço serviria como uma resposta da empresa às queixas de que o Greenlight estaria enchendo o Steam de jogos que não mereciam estar na plataforma. Porém, a empresa ainda não explicou claramente como este novo modelo irá barrar a entrada dos supostos “jogos falsos”.
Seja o primeiro a comentar