Doutor Estranho fez sua estreia nos cinemas brasileiros no último dia 2 de novembro, e a crítica especializada já deu seu veredito sobre o novo filme do universo cinematográfico da Marvel. Confira abaixo uma compilação de avaliações feitas sobre o longa.
Vale lembrar que cada site, revista ou jornal possui seu próprio método de avaliação, que será citado no texto.
Miguel Barbieri Jr., da Veja São Paulo, deu 3 estrelas de 5 possíveis para Doutor Estranho. Ele diz o que o filme é uma das boas surpresas do ano, em um 2016 em que o gênero de super herói foi dominado por um protagonista desbocado e anarquista como o Deadpool. “Numa espécie de viagem lisérgica, a história traz um drama bem amarrado em efeitos visuais deslumbrantes. Faz falta, sim, um vilão à altura de Strange / Cumberbatch, mas nada que desabone a diversão”, disse.
Já André Miranda, do jornal O Globo, elogia os efeitos especiais do filme e as atuações de Benedict Cumberbatch e Tilda Swinton, mas lamenta que as batalhas do filme caem na mesmice de outros filmes de super heróis. “A garotada vai curtir, claro, e é para isso mesmo que são feitas essas produções de heróis. Além disso, Cumberbatch é tão irritantemente bom quanto foi Robert Downey Jr. nos filmes com o Homem de Ferro. Só ele já vale a diversão”, afirma.
A crítica internacional também reagiu de maneira positiva ao filme. Todd McCarthy, do site The Hollywood Reporter, também elogiou a atuação de Benedict Cumberbatch e Tilda Swinton e as sequências de efeitos especiais. “O mérito do diretor Scott Derrickson é navegar entre os vários gêneros e cenas com um certo nível de coerência, entregando um bom filme com facilidade e algum refinamento”, diz.
O único veículo que não avaliou muito bem Doutor Estanho foi o site francês Critikat.com. O crítico Alain Zind considerou o filme um pouco confuso e com cenas repetitivas. “Fica evidente que o filme tinha como único objetivo propor efeitos especiais espetaculares. A Marvel escolheu o Doutor Estranho para o status de guru quase divino, sem dúvida para lhe dar uma função mais leve na próxima reunião dos Vingadores”, comentou.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar