Ele já foi o vilão mais popular do Homem-Aranha, passou a ser anti-herói e, hoje, está por aí salvando o universo de ameaças divinas e cósmicas. Afinal, você sabe qual é a origem do Venom? E os poderes desse personagem? Continue a leitura para conferir TUDO que você precisa saber!
O filme Venom: Tempo de Carnificina está chegando com tudo e promete ser mais um sucesso de bilheteria. Gostando ou não do primeiro filme, todos devem concordar que o personagem é sucesso desde a primeira vez que ele estreou nos quadrinhos.
[irp posts=”62552″ name=”A origem do Venom: mero uniforme e ideia comprada por US$ 220″]
Bora relembrar a origem do Venom, que começou como um uniforme novo para o Homem-Aranha, e se tornou um dos personagens mais populares da Marvel nos quadrinhos, jogos e também nos cinemas.
- Sabia que leitor do EiNerd tem descontos exclusivos e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e outros produtos relacionados ao universo geek? Para garantir, basta realizar a compra clicando por aqui.
A inusitada história de origem do Venom
A história do Venom começa antes mesmo do personagem dar as caras nos quadrinhos, antes até do Homem-Aranha pegar o uniforme preto pela primeira vez em Guerra Secreta.
Tudo começou com uma proposta enviada para a Marvel, em uma época em que os editores queriam novas ideias para atualizar os personagens.
No meio de tanta ideia furada, surgiu um modelo de uniforme preto, com uma aranha vermelha grande no peito e os lançadores de teia na parte de cima da mão.
A ideia original, que foi completamente descartada, é que aquele uniforme seria criado por Reed Richards e, por isso, seria feito do mesmo material molecular dos uniformes do Quarteto Fantástico.
Na hora, a Marvel gostou do uniforme e pagou cerca de 220 dólares pela ideia do leitor, chamado Randy Schueller. Mal sabia ele que a ideia seria aproveitada para criar um dos personagens mais lucrativos da história da Casa das Ideias.
Em 1984, no evento Guerras Secretas, a Marvel estreou o uniforme preto do Homem-Aranha, com poucas diferenças da ideia original de Randy Schueller, mudando apenas a cor vermelha do uniforme para branco. E foi aqui que o Venom começou a tomar forma.
[irp posts=”68878″ name=”Guerras Secretas pode ganhar filme no Universo Marvel, diz Kevin Feige”]
No planeta de batalha criado pelo Beyonder, o Homem-Aranha acabou rasgando o uniforme original e descobriu que tinha ali um lugar onde o uniforme dos heróis podia ser consertado. Foi nessa sala que ele encontrou o simbionte, que na época ele acreditava ser apenas uma roupa alienígena.
E não foram apenas os fãs de HQs e colecionadores que curtiram o novo uniforme, o próprio Peter Parker achou muito interessante. Com a roupa preta, ele não precisava mais ficar perdendo tempo com fluido de teia ou lançadores, pois o uniforme produzia a própria teia.
Além disso, a roupa era mais resistente e conseguia se regenerar caso fosse rasgada. Sem contar que podia se transformar em qualquer roupa que o Peter quisesse. Já imaginou você com o simbionte? Nunca mais iria precisar gastar dinheiro com roupa nova.
Enfim, depois de um tempo, o Homem-Aranha percebeu que o uniforme preto era suspeito e que ele andava muito cansado depois que começou a usá-lo.
Venom: de mero uniforme a algo maior…
O cansaço era porque, enquanto Peter dormia, o simbionte pegava o corpo dele e saía pelas ruas para combater o crime na madrugada. Era Homem-Aranha 24 horas por dia, os bandidos não tinham paz.
Com isso, ele levou o uniforme para Reed Richards analisar e descobriu que se tratava de um alienígena simbionte, que se alimentava da adrenalina do corpo dele durante as batalhas.
Daí, então, os dois gênios, Reed e Peter, conseguiram tirar o uniforme usando uma arma sônica e fogo, que são as duas fraquezas dos simbiontes. Depois disso, ele foi aprisionado, mas conseguiu escapar e tentou se unir ao Homem-Aranha mais uma vez.
[irp posts=”62896″ name=”A She-Venom pode aparecer em Venom 2? Entenda”]
Na verdade, o simbionte gostava muito de estar com o Homem-Aranha, mas o herói não quis saber de ter um alienígena no corpo dele. Então, ele deu um jeito de se livrar do bicho usando as ondas sonoras de um sino de igreja.
Foi ali que ele se separou do simbionte e caiu fora dessa parceria (essa cena foi reproduzida nos cinemas, na icônica trilogia de Sam Raimi).
Eddie Brock entra na história
Algum tempo depois de ter sido abandonado, o simbionte se uniu a um homem católico que tinha acabado de entrar na igreja para pedir perdão a Deus por ter pensado em se matar. Esse homem era Eddie Brock, um repórter fracassado que odiava o Homem-Aranha.
Eddie estava indo bem no trabalho por ter conseguido uma entrevista com o vilão Devorador de Pecados, o que tinha sido suficiente para aumentar, e muito, a moral dele no jornal.
Contudo, o Homem-Aranha conseguiu prender o verdadeiro Devorador de Pecados – e aquele que deu entrevista para o Eddie era apenas um farsante! Com isso, a moral do jornal caiu por ter publicado a entrevista.
Depois disso, a vida de Eddie só piorou: ele perdeu o emprego, perdeu a esposa e adquiriu um câncer. Por essas e por outras, ele odiava o Homem-Aranha com todas as forças. Afinal, para ele, o Teioso era o responsável por todos os problemas de sua vida.
Eddie, além de mentiroso, tinha um complexo de herói, tanto que – quando criança – ele roubou o gatinho de uma menina só para depois devolver e ser reconhecido como o salvador.
[irp posts=”107584″ name=”Venom 2: diretor fala do relacionamento entre Eddie Brock e o simbionte”]
Quando o simbionte, que também tinha ódio pelo Homem-Aranha, percebeu o ódio que Eddie tinha do herói, se uniu a ele. E foi aí que surgiu, pela primeira vez, o vilão Venom.
O Venom é, praticamente, uma criação em conjunto com vários artistas, mas os nomes mais famosos pelo criação do vilão são David Michelinie e o Todd McFarlane, que foi quem deixou o Venom bombado e com aquela boca sinistra, que ele mostra pela primeira vez para a Mary Jane na HQ Espetacular Homem-Aranha 299, de 1988.
Poderes e habilidades do Venom
Ao contrário do que muitos pensam, o Venom tem muitos poderes. Entre eles estão:
- Praticamente todos os poderes do Homem-Aranha: subir pelas paredes, lançamento de teias e até mesmo um “sensor aranha” – só que aprimorado;
- Superforça: sendo mais forte até que o próprio Homem-Aranha;
- Fator de cura acelerado;
- Imune ao sentido aranha;
- Alta resistência e reflexos aprimorados;
- Presas venenosas;
- Pode voar;
- Armazenamento corporal, permitindo guardar objetos dentro do corpo;
- Manipulação da própria matéria, conseguindo mudar de forma, criar novas roupas, armas e até se camuflar no ambiente, ficando praticamente invisível.
Isso sem falar das habilidades como simbionte, que o permitem se alimentar das emoções do hospedeiro, telepatia e ouvir a voz do cosmos. Além, é claro, das habilidades que ele desenvolve em outros hospedeiros.
Essa é a origem clássica do Venom, antes de o personagem ficar cada vez mais popular e a Marvel aprofundar ainda mais a história, criando uma mitologia com o Deus Antigo Knull, que é o responsável por criar os simbiontes.
Seja o primeiro a comentar