Verme pré-histórico é batizado com nome de monstro temido em ‘Star Wars’

Cheyna Corrêa

Verme pré-histórico é batizado com nome de monstro temido em ‘Star Wars’

Por André Luiz Fernandes

 Há muito tempo, em uma galáxia não tão distante assim, vivia um verme marinho. Mais precisamente, o animal existia há cerca de 500 milhões de anos e seu fóssil foi encontrado na região do Grand Canyon, nos Estados Unidos. O bichinho agora tem seu próprio nome, inspirado em um outro verme da ficção, muito temido no universo de Star Wars.

De acordo com a National Geographic, o fóssil do animal foi encontrado em 2023, durante uma grande expedição que utilizou ácido para dissolver pedras, deixando assim apenas o fóssil exposto. Trata-se de um tipo de criatura muito comum nos oceanos daquela época, mas esse ganhou um nome muito mais legal: Kraytdraco spectatus, inspirado no terrível Dragão de Krayt.

O animal, citado pela primeira vez em Uma Nova Esperança, de 1977, aparece primeiramente como um esqueleto. Em The Mandalorian, na segunda temporada, vemos Din Djarin enfrentando um desses pela primeira vez e é aí que a comparação fica clara: trata-se de uma espécie de cobra gigante que vive no subsolo e por baixo de montanhas.

O Kraytdraco spectatus, segundo os cientistas, possuía anéis como uma minhoca e dentes cobertos com espinhos, similares a pelos. A descrição bate mais com os vermes da areia vistos em Duna, ou até mesmo com os exogorth, lesmas espaciais que vivem em asteroides no universo de Star Wars. Um deles chega a devorar a nave Millenium Falcon em O Império Contra-Ataca, de 1980.

Até hoje, ainda existem vermes do mesmo tipo que o Kraytdraco spectatus, mas nenhum deles chega nem perto do tamanho dos monstros de Star Wars ou Duna. Ainda bem.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA