5 filmes famosos que também ganharam a versão do diretor

Augusto Ikeda

5 filmes famosos que também ganharam a versão do diretor

O anúncio do lançamento do Snyder Cut de Liga da Justiça, que estará disponível no HBO Max em 2021, deixou muitos fãs da DC felizes da vida. Afinal, essa era a versão do diretor Zack Snyder que ele planejava lançar nos cinemas (apesar de ter quase quatro horas de duração), mas sabemos que ela foi bastante modificada por conta das refilmagens do longa.

O Snyder Cut de Liga da Justiça acaba de se tornar mais um filme famoso que terá a versão original planejada por seu diretor lançada para os fãs. Existem vários outros títulos de renome que passaram pelo mesmo tratamento e para muitos, são melhores que o corte final exibido para os cinemas.

Assim, confira outros 5 filmes famosos que também ganharam a versão do diretor – e no geral, são consideradas melhores que as originais.

5) Apocalypse Now

Apocalypse Now foi dirigido por Francis Ford Coppola e mostrou todos os horrores da Guerra do Vietnã. Desde o seu lançamento, muitos críticos não o consideram apenas um dos melhores filmes da guerra, mas também um dos melhores da história no geral.

Em 2001, 21 anos após seu lançamento, o filme ganhou sua versão do diretor chamada Apocalypse Now Redux, que ganhou 49 minutos a mais de cenas, o que o fez passar da marca de três horas. Para muitos, essa deve ser considerada a versão definitiva do clássico longa.

4) O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Quando gravou a trilogia O Senhor dos Anéis para os cinemas, o diretor Peter Jackson sabia que não seria o suficiente para honrar o material de origem escrito por J.R.R. Tolkien. Assim, deixou preparado alguns cortes estendidos dos três filmes.

Vale destacar a versão do diretor de O Retorno do Rei, já que ela solucionava algumas pontas soltas da história. Por exemplo, ela explicava o que aconteceu com o vilão Saruman.

Se você é fã da trilogia, tem a obrigação de conferir essas versões especiais de Peter Jackson – apenas se prepare para uma verdadeira maratona, pois são pouco mais de 12 horas de filme no total.

[irp posts=”93035″ name=”Liga da Justiça: HBO Max lança o primeiro teaser do Snydercut; assista”]

3) Watchmen e Sucker Punch

Juntamos esses dois filmes em um item só por um simples motivo: assim como Liga da Justiça, também foram dirigidos por Zack Snyder e foram modificados em relação a versão que o diretor planejava lançar nos cinemas.

Vale lembrar que a recepção dos dois filmes não foi das melhores – especialmente no caso de Sucker Punch. Assim, para amenizar um pouco a questão, a Warner Bros., produtora dos longas, lançou os cortes originais de Snyder na versão doméstica de Watchmen e Sucker Punch.

Para quem conferiu as versões planejadas pelo diretores, há um consenso de que elas melhoraram um pouco os dois filmes.

2) Superman II

A série de filmes originais do Superman, protagonizada por Christopher Reeve, passou por um contratempo daqueles. O motivo é que o planejamento original era gravar o primeiro e segundo longas de uma única vez. No entanto, o diretor Richard Donner se desentendeu com a produção e foi demitido com 75% da sequência já gravada.

Richard Lester assumiu o posto e para receber o crédito de diretor, teve de regravar boa parte do segundo filme.

Só em 2006 (o longa foi lançado em 1980) que os fãs puderam descobrir como era a versão que Richard Donner planejou para Superman II. Para muitos, ela era melhor que a lançada por Lester por explicar melhor alguns pontos da história e ser um pouco mais madura.

O destaque fica por conta da inclusão de Marlon Brando no papel de Jor-El, o pai biológico do Superman, que ficou fora do corte original por exigir uma fatia considerável da bilheteria do filme para aparecer.

[irp posts=”93001″ name=”Liga da Justiça: Snyder Cut deve ter a presença de Darkseid”]

1) Blade Runner – e mais um filme de Ridley Scott

Para terminar, o exemplo mais famoso de corte do diretor. Blade Runner possui nada mais, nada menos que sete versões diferentes que já foram exibidas para o público. A mais famosa de todas, obviamente, é a que foi exibida nos cinemas em 1982, mas ela foi bastante criticada pelo diretor Ridley Scott.

Em 1992, a então chamada versão do diretor foi lançada, mas como ela não teve o envolvimento de Scott, ele também não a aprovou. Só em 2007 que foi disponibilizada a versão denominada Corte Final, que foi remasterizada e é a única que em o diretor teve controle artístico completo.

Parece que os estúdios e Ridley Scott não se dão muito bem quando o assunto é fazer cortes em seus filmes. Além de Blade Runner, o diretor também não gostou da versão para os cinemas de Cruzada, que também ganhou um corte especial que é considerado melhor que o original.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA