Veteranos da DC e da Marvel criticam ‘Pacificador’ e decisões de James Gunn

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Veteranos da DC e da Marvel criticam ‘Pacificador’ e decisões de James Gunn
Imagem: HBO Max

A segunda temporada de Pacificador mal começou e já tem entre seus críticos alguns nomes de peso dos quadrinhos. Mike Carlin, aposentado desde 2023, ocupou diversos cargos na DC em quase 40 anos, enquanto Tom Brevoort está quase esse tempo na Marvel, como editor executivo e segundo em comando do departamento de publicações. Ambos têm a mesma opinião, negativa, sobre o trabalho de James Gunn.

As críticas dos dois veteranos se concentram no fato de que a segunda temporada de Pacificador está diretamente ligada ao filme do Superman, e as duas obras possuem um teor bastante diferente. Em suas redes sociais, Carlin publicou um alerta para os pais de menores de idade:

AVISO AOS PAIS DE CRIANÇAS QUE GOSTARAM DO NOVO FILME DO SUPERMAN: não os deixem assistir a segunda temporada de Pacificador… ela é diretamente ligada ao filme, mas contém (spoiler) uma orgia gigante com nus frontais (sem nenhuma razão). Essa era minha preocupação sobre conectar todos os produtos uns com os outros…

Em sua newsletter, Brevoort fez a mesma observação, enfatizando que a cena citada por Carlin parece estar lá apenas para chocar. O executivo da Marvel disse:

Vou lhes dizer, ouvi uma menção a uma orgia com nu frontal acontecendo no episódio de abertura da segunda temporada de Pacificador, mas pensei que era só uma hipérbole. Mas não, isso aconteceu e foi tão chocante e desconfortável quanto você imagina – especialmente em uma série que tem sido promovida como uma sequência direta para o filme do Superman, que tem um público mais geral. Sério, não tenho certeza do que pensaram aqui, a sequência pareceu gratuita para mim, algo que foi feito para forçar a barra, apenas pelo fato de forçar a barra.

O cerne da crítica está no fato de que Pacificador, sendo uma sequência direta de Superman, pode atrair o público infantil que o herói certamente carrega. No post de Carlin, um comentário argumentou que nem tudo precisa ser para crianças, ao que o veterano respondeu:

Nem tudo deveria ser para crianças… Pacificador pode ter classificação não indicada para crianças se eles quiserem.. mas não o faça tão ligado a coisas que deixaram seus filhos animados.

James Gunn responde

Sem citar Carlin e Brevoort diretamente, James Gunn respondeu a essas críticas durante entrevista ao TV Insider. O cineasta explicou que a cena não é muito diferente de certos acontecimentos anteriores à primeira temporada, ainda que ocorressem fora da tela:

Eu acho que as pessoas esperam o extremo de Pacificador. Quero dizer, estou tentando realmente ser cuidadoso e avisar a todos que é uma continuação de Superman, mas também é para adultos. Acho que isso é importante e temos isso antes da série. Falo sobre isso o tempo todo. (A cena) foi importante para a série? Eu não sei. Só acho que é um momento que é um momento. É um momento verdadeiro onde o Pacificador está meio que tendo uma recaída. Ele está voltando aos velhos comportamentos porque ele não conseguiu o que queria. Ele foi rejeitado por (Emilia) Harcourt. Ele foi rejeitado pela Gangue da Justiça. E então, ele volta a reprimir seus sentimentos da forma que ele fazia antes da primeira temporada, que era através de drogas, álcool e sexo. Mas vemos isso acontecendo ao invés de ele só falar sobre isso, fora da tela.

A segunda temporada de Pacificador está sendo exibida no HBO Max.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA