Existem diversas franquias dos videogames que por conta de sua popularidade, sempre contam com alguns lançamentos com o decorrer dos anos. Estranhamente, também existem outras que mesmo após terem conquistado fama e vários fãs, não contam com um jogo novo há algum tempo.
Abaixo, vamos mencionar uma lista de franquias populares de videogames que estão dormentes há algum tempo. Citaremos séries que não contam com um lançamento principal (não iremos considerar jogos para smartphones ou versões remasterizadas) há, pelo menos, 10 anos, bem como aquelas que, na teoria, deixaram de existir após a falência ou dissolução dos estúdios responsáveis por seus desenvolvimentos.
Earthbound
Lançamento principal mais recente: Mother 3 – abril de 2006
Earthbound, conhecido como Mother no Japão e para sua pequena, mas leal legião de fãs, é uma das franquias de RPG da Nintendo. Ela foi desenvolvida por Shigesato Itoi, que é um poeta e escritor japonês, e se tornou conhecida por introduzir algumas características famosas do gênero, ter várias paródias e um grande senso de humor, cenários de lutas psicodélicos e um história bastante emotiva.
A própria franquia contou com pouquíssimos lançamentos desde que foi criada em 1989 e apenas seus dois primeiros games foram lançados oficialmente no ocidente (no caso do primeiro, a espera foi de 26 anos). Já Mother 3, o lançamento principal mais recente, sequer veio parar neste lado do mundo, para a tristeza de seus fãs.
Dino Crisis
Lançamento principal mais recente: Dino Crisis 3 – junho de 2003
Podemos dizer que Dino Crisis se trata de Resident Evil com dinossauros no lugar dos zumbis. O primeiro game foi lançado para o Playstation em 1999, teve boas avaliações e conquistou fãs.
Mais três games foram lançados pela Capcom com o passar do tempo. No entanto, o lançamento mais recente da franquia foi Dino Crisis 3 para o primeiro Xbox , que aconteceu em 2003. Ou seja: os fãs já estão órfãos de um novo game há 17 anos e por enquanto, não há perspectiva de que isso mude tão cedo.
[irp posts=”93822″ name=”Nintendo teve falha de segurança em 140 mil contas ligadas ao Switch”]
Onimusha
Lançamento principal mais recente: Onimusha: Dawn of Dreams – março de 2006
Outra franquia popular da Capcom que também está no limbo há algum tempo é Onimusha. A série se tornou conhecida por recontar a história do Japão Feudal com o acréscimo de alguns elementos sobrenaturais.
É verdade que a franquia não está dormente há tanto tempo assim, pois a Capcom lançou Onimusha Soul, game de navegador lançado em 2012, e uma versão remasterizada do primeiro game em 2019. De qualquer forma, nada de um novo jogo da série principal desde 2006, quando ocorreu o lançamento de Onimusha: Dawn of Dreams.
Left 4 Dead
Lançamento principal mais recente: Left 4 Dead 2 – novembro de 2009
A Valve também se aventurou nos games de terror com Left 4 Dead. A franquia se destacou por ter zumbis ferozes e seu foco no trabalho em equipe, essencial para derrotar alguns monstros mais poderosos.
O sucesso foi tão grande que a sequência foi lançada apenas um ano mais tarde. No entanto, parou por aí e os fãs de Left 4 Dead não sabem o que é um novo jogo há pouco mais de 10 anos. Ao menos, alguns DLCs do segundo game foram lançados entre 2010 e 2012.
F-Zero
Lançamento principal mais recente: F-Zero Climax – outubro de 2004
A franquia de corrida futurística da Nintendo foi criada por Shigeru Miyamoto, criador de outras franquias da empresa como Mario e The Legend of Zelda. Ela esteve bem ativa nos anos 1990 e início dos 2000.
No entanto, desde 2004, com o lançamento de F-Zero Climax (que ainda ficou restrito apenas ao mercado japonês), a franquia não conta com um novo game e não há indícios de que isso deve mudar tão cedo. Ao menos, o protagonista, Captain Falcon, apareceu na popular série Super Smash Bros.
Syphon Filter
Lançamento mais recente: Syphon Filter: Logan’s Shadow – outubro de 2007
Nos anos 1990, a Sony lançou a franquia de ação e espionagem Syphon Filter. Na maioria de seus jogos, o protagonista Gabriel Logan e sua parceira Lian Xing precisam interromper a ameaça de um vírus.
No entanto, Logan não dá as caras desde 2007, quando foi lançado Syphon Filter: Logan’s Shadow. Desde então, a franquia não ganha um jogo novo. Sua grande responsável, a Bend Studio, preferiu focar no desenvolvimento de outros jogos e lançou recentemente Days Gone.
Metroid
Lançamento mais recente: Metroid: Other M – agosto de 2010
Metroid é outra franquia popular da Nintendo e é protagonizada pela caçadora de recompensas Samus Aran. Ela também é outra que não está tão dormente assim, pois teve dois jogos lançados em 2016 e 2017, mas que se tratavam de um spin-off e uma remasterização do segundo jogo.
A franquia não conta com um lançamento principal desde 2010, quando foi lançado Other M, que dividiu opiniões, o que fez a Nintendo deixá-la de escanteio por um tempo.
Um novo game até foi anunciado há alguns anos: Metroid Prime 4. No entanto, pouquíssimas informações foram divulgadas desde então e ainda deve demorar bastante para ser lançado.
[irp posts=”93464″ name=”Evento de apresentação do PlayStation 5 é adiado pela Sony”]
Half-Life
Lançamento mais recente: Half-Life 2: Episode 2 – outubro de 2007
A franquia que fez a Valve se tornar conhecida e famosa foi Half-Life, protagonizada pelo silencioso cientista Gordon Freeman. Ela é outra que não está tão dormente assim: em março, foi lançado Half-Life: Alyx, game em VR protagonizado pela personagem Alyx Vance.
No entanto, nada de um novo game principal da franquia desde 2007, quando foi lançado Half-Life 2: Episode 2. Há anos que os fãs pedem o lançamento do terceiro episódio ou diretamente um terceiro game, mas a Valve continua, por alguma razão, ignorando sua franquia mais conhecida e popular.
Chrono
Lançamento mais recente: Chrono Cross – novembro de 1999
Vamos terminar a lista com uma franquia que está dormente há 20 anos. Chrono começou com o lançamento de Chrono Trigger, um dos RPGs mais queridos da história, que costuma até mesmo ser citado como um dos melhores videogames já feitos.
Sua história continuou com o lançamento de Chrono Cross para o PlayStation em 1999, que também foi bem recebido por fãs e crítica. E pronto: parou por aí e seus fãs já estão órfãos de um novo título há 20 anos.
A então Square, produtora da série, até registrou o nome Chrono Break em 2001, um indício de que ela planejava lançar um terceiro jogo, mas como sabemos, ele jamais saiu do papel.
Seja o primeiro a comentar