Já assistiu? Todos os detalhes e significados ocultos do final de Vikings

Redação

Já assistiu? Todos os detalhes e significados ocultos do final de Vikings

O fim chegou: os episódios finais de Vikings já foram liberados na Netflix e Amazon Prime Video no último dia de 2020 e marcaram o fim da jornada de Ragnar Lothbrok e seus filhos, para a alegria e também tristeza de seus fãs.

A série se tornou bastante popular com o passar das temporadas e retratou a jornada de um dos vikings mais famosos da história, bem como esse período histórico que desperta a curiosidade de muitas pessoas até hoje.

Abaixo, confira uma explicação a respeito do final de Vikings e seus significados. As informações são do site Screen Rant.

Vikings: 5 pontos sobre o final da série

Ubbe na América do Norte

Vikings

Um personagem que não pode ser ignorado a respeito do final de Vikings é Ubbe. Afinal de contas, ele conseguiu chegar ao chamado “Novo Mundo”, local correspondente ao nordeste do Canadá.

É importante ressaltar que, na realidade, essa chegada de Ubbe ao continente americano é um acontecimento fictício. Segundo registros históricos, exploradores nórdicos só chegaram na América do Norte por volta do século 11.

De qualquer forma, por mais que seja algo fictício, a chegada de Ubbe ao “Novo Mundo” é tanto uma realização dos sonhos de exploração de Ragnar quanto um anúncio da chegada de exploradores europeus no continente americano.

Essa questão fica nítida quando o próprio Ubbe diz que essa é uma terra em que se pode plantar e existem minerais que podem ser explorados. Para piorar, o personagem Naad ainda mata o filho de um membro da tribo nativa Micmac.

A série spin-off Vikings: Valhalla, que contará com Leif Erickson, o viking que descobriu a América na vida real, pode mostrar as consequências de Ubbe e seus comparsas na vida dos Micmac.

A morte de Ivar, o Sem Ossos

Ivar, o Sem Ossos, foi outro personagem de extrema importância no decorrer de Vikings. Um ponto muito interessante de sua jornada ocorreu antes mesmo do seu nascimento.

Aslaug, a segunda esposa de Ragnar, teve uma visão na qual descobriu que se ela e o marido tivessem relações sexuais nos próximos três dias, eles teriam um filho terrível.

No entanto, Ragnar não deu ouvidos para a esposa e ela engravidou de Ivar. A gravidez teve complicações e o bebê nasceu com as pernas deformadas. O viking chegou a abandonar o filho, mas ele foi resgatado por Aslaug e com o passar do tempo, até se tornou seu favorito.

Ivar matou pela primeira vez quando ainda era uma criança durante um acesso de raiva e até chegou a tirar a vida de um dos seus irmãos, Sigurd. Quando se tornou o rei de Kattegat, disse que era um Deus.

A profecia de Aslaug foi confirmada, não concorda? No entanto, sabemos que a partir daí, Ivar passou por uma série de infortúnios, como a perda do filho, a esposa que o traiu e vagou o posto de rei de Kattegat.

Apesar de tudo que aconteceu e sua tentativa de retornar ao posto de rei de Kattegat, Podemos dizer que Ivar teve uma espécie de jornada de redenção na temporada final de Vikings: se tornou figura paterna de Igor, teve um filho com Katia e preferiu invadir a Inglaterra para evitar uma guerra pelo trono.

No final das contas, Ivar teve o mesmo destino de seu pai: ele morreu enquanto lutava contra o exército do Rei Alfred.

Também não podemos nos esquecer da morte do próprio Bjorn, que meio que se tornou o protagonista de Vikings, ao repelir a invasão dos Rus.

Por que Hvitserk se converteu ao cristianismo e mudou seu nome para Athelstan

Vikings-Hvitserk

Dos filhos de Ragnar, podemos dizer que Hvitserk era o que representava a curiosidade do renomado viking a respeito do cristianismo.

Ainda na primeira temporada de Vikings, o monastério de Athelstan foi invadido e o monge, eventualmente, se tornou até mesmo um amigo e conselheiro de Ragnar. Mesmo após ser morto por Floki, ele continuou sendo uma presença constante da série por meio de visões ou aparições espirituais.

Athelstan também era o pai de Alfred, que lutou contra Ivar e Hvitserk na grande batalha da 6ª temporada. Quando Ivar morreu, Alfred ordenou uma pausa no conflito para Hvitserk processar a morte do irmão, o que até “esfriou” a invasão.

Quando Hvitserk aparece novamente, sua barba está grande, um indicativo de que o tempo passou. Ele se converteu ao cristianismo e passou a se chamar justamente Athelstan.

Podemos dizer que ele se converteu por nunca ter conseguido algo grandioso na vida, diferente de seus irmãos: Bjorn era um guerreiro temido, Ubbe era aventureiro e Ivar era um governante impiedoso.

Também considere que as mulheres que ele amava morreram, nunca se casou, teve filhos e não tinha mais o que fazer em Kattegat sem Ubbe ou Ivar por perto.

Alfred ainda diz o seguinte para Hvitserk/Athelstan: “você entrou aqui como um pagão, mas sairá daqui como um príncipe cristão saxão”. Um indício de que ele também se converteu para reiniciar sua vida, agora como seguidor da religião.

Ingrid, rainha de Kattegat

Vikings-Ingrid

Ao longo das seis temporadas de Vikings, o trono de Kattegat teve diferentes donos, mas para a surpresa dos fãs, a série termina sem nenhum dos filhos de Ragnar como Rei.

No final das contas, Ingrid, a segunda esposa de Bjorn, se declarou rainha de Kattegat após a morte de Harald na invasão a Wessex. É algo semelhante com o que Aslaug fez após a morte de Ragnar.

Claro que a escolha pode ter desagradado muita gente, mas lembre-se que Vikings nunca teve esse “desejo” de escolher alguém para governar Kattegat.

É algo que fica evidente se lembrarmos que o próprio Ragnar nunca teve interesse em governar o local, já que ele foi forçado a se tornar rei graças a Earl Haraldson. Desta forma, pareceu algo até poético ver que nenhum de seus filhos ocupou o trono no final das contas.

Os significados do final de Vikings

Vikings-final

A segunda metade da temporada final de Vikings conseguiu concluir dignamente sua história, com Ubbe se aventurando no “Novo Mundo” para cumprir os desejos de seu pai e Ivar e Hvitserk invadindo a Inglaterra mais uma vez.

Por mais que tenha cometido alguns deslizes do ponto de vista histórico, a série termina retratando um ponto importante da história: o momento em que o cristianismo irá dominar paganismo nórdico. Essa questão deve ser melhor explorada em Vikings: Valhalla.

A cena final de Vikings mostra Ubbe e Floki sentados em uma praia no Novo Mundo, enquanto observam as ondas do mar. Floki diz que ainda vê Ragnar o tempo todo e que Ubbe se parece muito com ele.

Em seguida, Ubbe diz para Floki que o ama, algo que também simboliza o fim da rixa que existiu entre Floki e Ragnar no passado.

Por fim, Vikings termina simbolizando mais dois elementos. O primeiro é que mesmo em meio a tantas batalhas e desavenças, seus personagens ainda se apegam à fé, seja ela o cristianismo ou a mitologia nórdica.

E a segunda é que ela termina com uma questão (no caso, Ubbe perguntando a Floki se a morte é o fim, sem qualquer tipo de resposta). Nada mais apropriado para um show que teve um protagonista curioso como Ragnar Lothbrok.

Isso é tudo a respeito do final de Vikings. Por mais que a atração tenha terminado, vale lembrar que em breve, estreia Vikings: Valhalla, que irá retratar outro momento da história dos famosos guerreiros nórdicos, com novos personagens. Desta forma, não fique tão triste com o término.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo de Vikings, não deixe de acompanhar o canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.

Mais sobre Vikings no canal do Ei Nerd!:

VEJA MAIS Vikings
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA