Quem acompanha a série Vikings, que está prestes a concluir sua sexta e última temporada, sabe que a história se passa na cidade de Kattegat, lar dos principais personagens da série, como Ragnar, Lagertha e Bjorn, por exemplo. E por falar no local, será que ele realmente existiu na vida real?
Indo direto ao ponto, podemos dizer que sim, Kattegat (termo que podemos traduzir como “portal do gato”) é um local que realmente existe, mas não da maneira que a série retratou.
Em Vikings, Kattegat fica localizada no que seria a Noruega, mas na vida real, se trata de um lugar completamente diferente, apesar de ainda estar localizado na região da Escandinávia.
A Kattegat da vida real se trata de um mar que fica entre a Dinamarca e Suécia. A oeste, está a península da Jutlândia, local em que fica a própria Dinamarca e o norte da Alemanha, enquanto que ao sul, estão presentes as várias ilhas que compõem o país escandinavo.
Já a leste, estão algumas importantes províncias da Suécia, como Vastergotland, Scania, Halland e Bohusland. Em Kattegat, também ficam alguns portos importantes da região, como os de Gotemburgo, Aargaus e Aalborg, por exemplo.
Para poder se assimilar um pouco com a Kattegat da vida real, Vikings foi gravada na Irlanda, pois o local lembra bastante o visual que a produção procurava.
Uma curiosidade que vale ser citada da Kattegat de verdade é que essa região do Mar do Norte ficou conhecida por ser muito rasa, conter diversos bancos de areia, recifes de pedras e correntes traiçoeiras, o que dificultava a navegação de barcos. No entanto, esse problema foi parcialmente solucionado em tempos modernos.
Como você viu, esse é mais um aspecto de Vikings que foi modificado para a série. De qualquer forma, é bacana notar que ela, certamente, se inspirou em um local importante da Escandinávia.
Seja o primeiro a comentar