Por Felipe Mennucci
A HQ Bring On The Bad Guys: Green Goblin #1 é o segundo (de um total de sete) one-shots da Marvel focado em alguns de seus principais vilões. Esse segundo volume centra-se no Duende Verde.
Esses especiais servem como uma homenagem aos quase 50 anos da série Bring On The Bad Guys de 1976, que contava histórias de origens dos seguintes personagens: Doutor Destino, Mephisto, Duende Verde, Loki, Abominável, Caveira Vermelha e Dormammu.
Agora, a nova coletânea de Bring On The Bad Guys traz um novo conjunto de histórias estreladas pelos mesmos vilões.
HQs conectadas por uma narrativa em comum
Vale destacar que embora cada edição seja estrelada por um antagonista diferente, as HQs estão conectadas por uma narrativa em comum.
Essa narrativa em comum é representada por um artefato antigo conhecido como a Forja das Almas, que tem o poder de conceder controle sobre todas as almas da Terra para aquele que conseguir ter acesso ao item.
Mas a Forja só pode ser ativada com a coleta de almas dos descendentes do culto dos Lordes das Sombras (o grupo de feiticeiros que criaram o artefato).
Um pacto com Mephisto
A edição começa revelando que anos atrás Norman Osborn havia feito um pacto com Mephisto. Em troca de riqueza, Norman ofereceu a alma de seu filho, Harry Osborn, ao demônio.
Mas além da alma de Harry, Norman também precisará cometer um assassinato. E Mephisto irá cobrar a dívida do futuro Duende Verde quando o momento chegar.
Após alguns anos, acompanhamos um Osborn que luta para manter controle sobre sua personalidade de Duende Verde, até que Mephisto chega para coletar a dívida de assassinato que Norman tem com ele.
A vítima escolhida é um homem chamado Alan, que também é um dos executivos das Indústrias Osborn. Norman então rende-se à sua personalidade de Duende Verde, e invade a casa de Alan.
Pelos olhos do vilão
Apesar de hesitar um pouco (especialmente ao ver o executivo interagindo com sua mulher e filhos), Norman acaba matando Alan e cumpre a sua parte do trato.
A história destaca-se pelo tom de horror, retratando Norman como um psicopata que tem dificuldades em controlar seus impulsos sádicos, e retoma o visual clássico do Duende presente durante a Era de Prata, deixando-o genuinamente assustador.
Além da trama principal, a HQ também contém uma história extra que conta um pouco sobre o passado da Irmã Tristeza.
Descobrimos que ela nasceu na Latvéria há muitos séculos, e que para salvar a vida de seu pai, acabou fazendo um pacto com Mephisto.
A próxima edição será focada no vilão Abominável.
Bring On The Bad Guys: Green Goblin #1 tem roteiros de Ethan S. Parker e de Griffin Sheridan, e arte de Matteo De La Fuente. A edição foi publicada em dois de julho de 2025 nos EUA.
Seja o primeiro a comentar