Sem dúvida alguma, os filmes de Piratas do Caribe são extremamente bem-sucedidos, em boa parte pela presença de Johnny Depp como o carismático pirata Jack Sparrow. Mas o que muitos fãs não sabem é o tamanho da influência do ator nas decisões a respeito do rumo dos filmes da franquia.
De acordo com o roteirista de Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, Terry Rossio, o quinto filme da série poderia ter sido bem diferente da versão que veremos nos cinemas: o vilão principal da obra seria uma mulher.
Em vez disso, o enredo foi reescrito colocando Javier Bardem no papel do Capitão Salazar. Rossio contou que foi Depp quem rejeitou a ideia de uma vilã no filme, e suas razões são questionáveis, especialmente dada a sua história pessoal. Rossio escreveu isso recentemente em um post no seu blog:
“Minha versão de A Vingança de Salazar (“Dead Men Tell No Tales”) foi descartada porque apresentava uma vilã, e Johnny Depp estava preocupado que isto seria redundante para Dark Shadows, que também trazia uma vilã”.
O raciocínio de Depp a respeito de Dark Shadows, versão cinematográfica de um programa de ficção que será estrelado pelo ator, não parece fazer qualquer sentido. Qual seria a relação entre as duas obras?
Mais importante, existe uma infinidade de vilões masculinos na ficção – quebrar um pouco essa regra poderia ser algo bom. No mínimo, teria adicionado um pouco mais de diversidade a um filme que luta com a inclusão de mais de uma ou duas mulheres em cada produção.
O roteiro de Rossio foi reescrito e o crédito do roteiro vai agora para Jeff Nathanson. Rossio tem créditos de escrita em todos os quatro filmes dos Piratas anteriores, de modo que A Vingança de Salazar pode ser o primeiro em que ele não receberá o crédito pelo enredo da obra.
“Em uma aventura totalmente nova, o capitão Jack Sparrow encontra os ventos de má sorte soprando ainda mais fortemente quando piratas fantasmas mortíferos conduzidos por seu velho inimigo, o aterrorizante Capitão Salazar (Bardem), escapam do Triângulo do Diabo, determinados a matar todos os piratas no mar… Incluindo ele. A única esperança de sobrevivência do capitão Jack reside na busca do lendário Tridente de Poseidon, um poderoso artefato que confere ao seu possuidor total controle sobre os mares.”
Dirigido por Espen Sandberg e Joachim Rønning, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar conta com a presença de Johnny Depp, Javier Bardem, Kaya Scodelário, Brenton Thwaites, Orlando Bloom, Geoffrey Rush e Keira Knightley.
A Vingança de Salazar chega aos cinemas no dia 26 de maio de 2017.
Seja o primeiro a comentar