Vilões do Universo Absolute se unem em ‘Absolute Evil #1’

Andre Cananea (Texto: Felipe Mennucci)

Vilões do Universo Absolute se unem em ‘Absolute Evil #1’
Arte para capa variante de ' ‘Absolute Evil #1’ (Reprodução/DC)

Absolute Evil #1 é um one-shot onde os principais vilões do Universo Absolute da DC se unem contra os heróis desse mesmo universo. 

A história começa mostrando o Arqueiro Verde (Oliver Queen) treinando com o seu arco numa espécie de caverna. Ele está falando com um colega ao telefone, e salienta que pretende começar a combater o crime. Para todos os efeitos, ele é muito parecido com sua versão canônica. 

Depois, a história segue Hector Hammond (um dos principais vilões da Lanterna Verde de Absolute Green Lantern). 

Hammond foi convidado para uma reunião organizada por Veronica Cale (de Absolute Wonder Woman), e também composta por Ra’s Al Ghul (de Absolute Superman), Elenore Thawne (de Absolute Flash) e pelo Coringa (de Absolute Batman).

Cale começa fazendo uma espécie de recapitulação histórica, onde mostra pessoas que se rebelaram contra a tirania do Universo Absolute em décadas anteriores. Via de regra, ou essas pessoas foram assassinadas, ou aceitaram suborno para desistirem da vida como super-heróis.     

Mas, nos últimos anos, o status quo foi alterado com a chegada de um novo grupo de combatentes do crime, sendo que a maioria deles possui superpoderes.

Veronica, então, destaca a chegada da Mulher-Maravilha, do Superman, do Batman, da Lanterna Verde, do Flash e do Caçador de Marte.

Ela ressalta que esses novos heróis estão conseguindo ganhar o respeito e a admiração da população, e que se os vilões não se unirem agora, será apenas questão de tempo até que toda a estrutura do Universo Absolute seja quebrada.

Inicialmente, Hammond rejeita a proposta de Veronica, mas muda de opinião quando o Gavião Negro entra na sala carregando o corpo de Oliver Queen. 

Porém, Elenore permanece cética com a proposta da principal antagonista da Mulher-Maravilha.

Coringa, um empresário bem sucedido

É nesse momento que o Coringa pede a palavra. O arqui-inimigo do Batman, que aqui é um empresário extremamente rico, revela que um grupo de cientistas de um laboratório do qual ele é dono descobriram uma partícula conhecida como a “Partícula Ômega”.

Após uma longa análise, os pesquisadores chegaram à conclusão de que essa partícula é a responsável por ter gerado o universo. Além disso, ela também possui um tipo de “moralidade”, no sentido de garantir que, no Universo Absolute, exista uma ordem na qual os vilões sempre prevaleçam.

Aqui, temos dois momentos importantes. Por um lado, confirma-se que a Partícula Ômega representa o mundo que foi criado por Darkseid, um mundo onde os heróis não possuem várias das vantagens presentes na cronologia oficial.

Parece o Bruce Wayne

Por outro, essa é a primeira vez que de fato vemos o Coringa do Universo Absolute (que até então aparecia sempre nas sombras). Nessa versão, o vilão se parece bastante com Bruce Wayne. Ele é rico, bonito, elegante e sem qualquer senso de humor. Em outras palavras, ele representa muito bem toda essa inversão de papéis gerada pelo universo criado por Darkseid.

Voltando à história, o Coringa conclui dizendo que eles e os outros vilões presentes na sala devem se aliar, criando uma espécie de Liga da Justiça.

Depois disso, descobrimos que Brainiac estava assistindo a reunião com a ajuda do Mestre dos Espelhos. O alienígena então diz que a Liga irá se beneficiar com a presença de mais um membro.

A HQ termina mostrando que esse novo membro é ninguém menos que Lex Luthor. Mas não é o Luthor que estamos acostumados. Trata-se de alguém que vive numa fazenda, que não é rico e que não perdeu nenhum fio de cabelo. Similar à situação do Coringa/Bruce Wayne, o Luthor que vemos aqui lembra bastante o Clark Kent da cronologia regular.

A HQ serve como uma grande introdução para importantes eventos que irão impactar os diferentes títulos do Universo Absolute.

Absolute Evil #1 tem roteiros de Al Ewing e desenhos de Giuseppe Camuncoli, e foi publicada nos EUA em primeiro de outubro de 2025.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA