Vilões dos filmes da Marvel que foram ‘criados’ por Tony Stark

Redação

Vilões dos filmes da Marvel que foram ‘criados’ por Tony Stark

É claro que ninguém questiona a importância do Homem de Ferro para o Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Praticamente tudo nasceu com ele, mas ao longo dos anos, Tony Stark acabou sendo também o responsável pelo surgimento de vilões, como o próprio Monge de Ferro, o Ultron e muitos outros.

Mesmo tendo morrido em Vingadores: Ultimato, Tony Stark continua sendo influente para o UCM até hoje.

Alguns desdobramentos de coisas que ele fez ainda estão acontecendo e alguns desses efeitos que ele causou ao longo da história foram vilões que surgiram pelo meio do caminho.

Em certos casos, sobrou para ele mesmo, o próprio Homem de Ferro ter que lidar com o problema. Entretanto, muitas vezes outro herói que não tinha nada a ver com isso, por exemplo, o Homem-Aranha, acabou arcando com as consequências.

Confira:

Monge de Ferro

tony stark

No primeiro filme do Homem de Ferro, ele enfrenta o Obadiah Stane, também conhecido como Monge de Ferro.

O Obadiah era o braço direito dele nas Indústrias Stark, mas depois que ele é sequestrado no Afeganistão e é obrigado a criar a primeira armadura do Homem de Ferro, o Tony encerra a fabricação de armas das Indústrias Stark e ainda mantém a tecnologia do reator e do Homem de Ferro só pra ele.

É claro que o Obadiah foi contra isso, construiu uma armadura própria com os restos da Mark 1 do Homem de Ferro e se tornou o Monge de Ferro, roubando até o reator do peito do Tony Stark.

Nesse caso, o Stark estava mais do que certo em parar de fabricar armas, mas ele acabou criando o Monge de Ferro.

Chicote Negro

tony stark

O Chicote Negro é um vilão que tem origens um pouco mais antigas que o Tony Stark. É um problema que vem lá do pai dele, o Howard Stark, mas a vingança do Ivan Vanko era contra a família toda, de um modo geral.

Fora isso, Tony Stark é quem dá a dica para o Vanko, em Mônaco, que o traje dele precisava de um ajuste nas rotações.

Depois, quando o Vanko é tirado da cadeia pelo Justin Hammer, que começa a bancar os projetos dele, aparece o traje do Chicote Negro, com as melhorias que o próprio Stark tinha sugerido.

Ou seja, aqui é possível perceber o velho orgulho do Tony Stark se voltando contra ele. Felizmente, tinha o Máquina de Combate como reforço e tudo acabou bem.

Aldrich Killian

tony stark

O Killian, vilão de Homem de Ferro 3, também é resultado direto de uma ação de Tony Stark. Mais precisamente da juventude dele, quando ele era uma pessoa muito pior.

Por ter passado o Killian para trás, o cara retornou 13 anos depois liderando uma organização criminosa, com um soro chamado Extremis que regenerava qualquer ferimento e ainda transformava a pessoa em uma bomba humana, além de todo um plano na cabeça.

O Killian forjou a história do Mandarim e ainda sequestrou a Pepper Potts, tentou matar o presidente dos Estados Unidos, fez de tudo.

Essa é totalmente culpa de Tony Stark, que ‘sacaneou’ o cara lá atrás. Por isso fazer bullying é perigoso, o cara pode voltar como um supercriminoso anos depois para se vingar.

Ultron

ultron armor wars tony stark

É claro que a criação do Ultron foi culpa do Tony Stark, talvez esse seja o caso mais óbvio, mas é sempre bom lembrar que o Stark não foi o único culpado, nesse caso.

Ele e o Bruce Banner fizeram várias experiências com o cetro do Loki, que tinha a Joia da Mente, e isso resultou no Ultron e essa sede de destruição. É claro que o ‘filho’ é mais do Stark do que do Banner, como ele mesmo diz no filme.

Toda a tecnologia usada ali é do Stark, tem até a inteligência artificial do Jarvis envolvida na história, então, faz todo o sentido que seja dessa forma.

O bom é que o Stark foi também meio responsável também pela solução desse problema, que acabou sendo o Visão, mas é mais um caso no qual o Homem de Ferro colocou tudo a perder.

Wanda e Pietro Maximoff

tony stark

Embora Wanda acabe se tornando uma heroína após os eventos de Vingadores: Era de Ultron, ela e o irmão Pietro começam o filme como vilões, após serem apresentados informalmente na cena pós-créditos de Capitão América: O Soldado Invernal.

Isso sem contar que a Feiticeira Escarlate volta a agir como vilã novamente, tanto em sua própria série solo (WandaVision), quanto em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Wanda e Pietro perderam sua família ainda jovens, devido a uma arma das Indústrias Stark.

Como Tony Stark provavelmente estava administrando a empresa de forma negligente na época, é possível que ele não soubesse que senhores da guerra de Sokovia haviam se apossado de parte de seu armamento.

Se Tony tivesse sido sequestrado antes ou simplesmente não tivesse sido uma pessoa tão imprudente em sua juventude, ele poderia ter encerrado a produção de armas mais cedo. Isso poderia ter evitado o dano causado às vidas dos Maximoff (pelo menos por suas mãos), bem como as terríveis visões que cada Vingador experimentou quando Wanda manipulou suas mentes.

Barão Zemo

barão zemo falcão e o soldado invernal dancinha

O caso do Helmut Zemo também é complicado, já que o Tony Stark não é o único culpado pelo surgimento dele. O plano do Barão Zemo é rachar os Vingadores no meio, como ele consegue fazer em Guerra Civil.

Tudo isso porque a família dele inteira foi morta na Batalha de Sokovia, contra Ultron. Ou seja, dá para ligar a origem do Barão Zemo com a origem do Ultron e, com isso, chegar ao Tony Stark.

Acontece que todos os Vingadores participaram daquela batalha e daquela destruição toda. Uma das poucas coisas que o Zemo sabe sobre a morte da família dele é que Carl Zemo, filho do Helmut, viu o Homem de Ferro voando.

Na verdade, outras pessoas também acabaram vendo e o Stark ficou como se fosse símbolo de toda aquela destruição, junto com o próprio Ultron. Mais uma vez, criação indireta, mas ainda assim, criação de Tony Stark.

Abutre

Outro vilão que não tem relação direta com o Homem de Ferro, mas acaba surgindo por causa dele, é o Abutre, o primeiro vilão que o Homem-Aranha enfrenta no primeiro filme solo no UCM.

O Abutre é um empresário chamado Adrian Toomes, que depois da Batalha de Nova York, consegue um contrato milionário para limpar os destroços da batalha.

Acontece que as Indústrias Stark e o governo colocaram uma lei de controle de danos ali onde se sucedeu a batalha contra o Loki e os Chitauri e o negócio do cara foi para o espaço.

O Toomes recolhia e guardava do entulho algumas peças e coisas úteis, como armas Chitauri, que ele vendia por um preço alto. Foi assim que ele montou o traje do Abutre, podendo voar e tudo mais. Mesmo sem nunca ter encontrado o Stark pessoalmente, ele acabou sendo ‘criado’ por ele.

Mystério

 

Até mesmo depois da morte do Stark, sobrou de novo para o Homem-Aranha limpar a sujeira deixada por ele.

O Tony acabou ‘passando a perna’ em um dos funcionários dele, o Quentin Beck, que aproveita toda aquela confusão causada pelo estalo de Thanos para surgir como um herói de outro universo, o Mystério.

É claro que de herói o Mystério não tem nada e tudo o que ele quer é, justamente, roubar o último tesouro tecnológico que o Tony deixou como herança para o Homem-Aranha, os óculos com a inteligência artificial EDITH.

Esse deu mais trabalho para o Homem-Aranha e ainda acabou causando mais estrago, revelando a identidade secreta dele pra todo mundo. Tudo é culpa do Stark ter sido uma pessoa horrível com mais alguém.

Fonte: CBR

VEJA MAIS Homem de Ferro Marvel Tony Stark
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA