A HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças se tornou motivo de polêmica durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro após o prefeito Marcelo Crivella tenta impedir sua venda no evento, já que a obra contém uma cena com um beijo gay entre os heróis Wiccano e Hulking. E afinal, o que foi abordado exatamente neste quadrinho?
Se você ficou curioso em saber o que acontece em Vingadores: A Cruzada das Crianças, confira abaixo um resumo de sua história.
O que aconteceu na HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças
A HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças (que apesar do nome, foi protagonizada mesmo pelos Jovens Vingadores) foi lançada entre os anos de 2010 e 2012, contou com um total de 9 edições lançadas e foi escrita por Allan Heinberg e Jim Cheung.
Na história da HQ, o Magneto descobre que os Jovens Vingadores estão prestes a procurar a Feiticeira Escarlate, que estava desaparecida por conta dos eventos de Dinastia M. Por conta disso, o vilão decidiu revelar para o Wiccano e Célebre (filhos da heroína) que era avô deles (já que ele era pai de Wanda Maximoff) e decide ajudá-los a encontrar a mãe.
No entanto, os Vingadores acabaram entrando no caminho do vilão, mas o Wiccano usou seus poderes para transportar Magneto e seus colegas para uma montanha, onde encontraram o Mercúrio, que tentou matar seu pai. No entanto, todos descobriram que a Feiticeira Escarlate era um doombot disfarçado e foram até a Latvéria.
No país europeu, todos conseguiram encontrar Wanda, mas ela estava sofrendo de amnésia e não tinha poderes, além de estar casada com o Doutor Destino. O Wolverine acaba aparecendo e tenta matá-la, mas foi impedido por Rapaz de Ferro.
Os Jovens Vingadores levaram Wanda ao passado e quando retornaram (após testemunharem o Valete de Copas destruir a Mansão dos Vingadores), as memórias da Feiticeira retornaram. No entanto, isso fez a heroína entrar em depressão, pois começou a acreditar que havia matado o pai, o irmão e os Vingadores. No entanto, o Wiccano disse para sua mãe que ela não fez nada disso.
[irp posts=”80584″ name=”Livro dos Vingadores que prefeito do Rio mandou recolher se esgota na Bienal”]
O Fera pergunta para Wanda se ela é capaz de reverter o feitiço que tirou os poderes de muitos mutantes, mas ela diz não ter certeza se é capaz de fazer tal coisa. O mutante Rictor aceita se tornar cobaia em um teste e volta a ter novamente seus poderes.
Em seguida, os X-Men (que Wanda prometeu restaurar os poderes) acabaram entrando em conflito com os Vingadores sobre o que fazer com a Feiticeira Escarlate, o que fez a heroína e os Jovens Vingadores voltarem a procurar o Doutor Destino.
Aqui, o leitor descobre que Wanda conseguiu ficar tão poderosa, com a ajuda do Doutor Destino, ao tentar canalizar a chamada Força da Vida para ressuscitar seus filhos, mas ela era forte demais e passou a controlar a heroína. Wiccano, com a ajuda de Destino, tentou usar essa entidade para restaurar os poderes dos mutantes, mas acabou interrompido pelo Patriota.
No entanto, esse processo fez a Força da Vida ser transferida para o corpo do Doutor Destino, o que lhe deu poderes divinos. Ele ofereceu aos Vingadores e X-Men uma solução para os problemas das duas equipes e ainda uma forma de ressuscitar seus companheiros falecidos, mas nenhum dos times aceitou a oferta.
Wanda e Wiccano conseguiram remover esses poderes do vilão, e ele acaba revelando que foi o responsável por causar os eventos de Vingadores: A Queda e Dinastia M. Ainda assim, Victor von Doom conseguiu tirar a vida de Estatura em um último ataque.
No final das contas, Wanda decidiu recusar convites para retornar aos Vingadores ou sua família, pois queria saber quem ela era para tomar uma decisão sobre o rumo que queria seguir. Os Jovens Vingadores também decidiram se separar.
A cena do beijo
A cena do beijo que se tornou polêmica na Bienal do Livro do Rio de Janeiro foi retratada nos momentos finais de Vingadores: A Cruzada das Crianças. O Wiccano estava em depressão quando o Hulkling aparece e diz que vai tentar arrumar alguém para lhe fazer companhia, o que fez o Wiccano acreditar que ele estava querendo terminar o namoro entre os dois.
[irp posts=”80534″ name=”Prefeito do Rio determina que HQ dos Vingadores seja retirada da Bienal”]
Só que os dois logo se entenderam e se beijaram. Eles acabaram interrompidos pelo Miss Marvel, que lhes disse para vestirem seus uniformes. A HQ termina com os Jovens Vingadores sendo reconhecidos de vez como Vingadores.
Wiccano e Hulkling
O casal que se tornou alvo da polêmica foi criado pelos próprios Allan Heinberg e Jim Cheung e apareceram pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em 2005, mesma época em que os Jovens Vingadores foram criados.
O Wiccano, cujo nome verdadeiro é William “Billy” Kaplan, possui poderes mágicos, é capaz de voar e também pode distorcer a realidade.
Já o Hulkling, que se chama Dorrek VIII ou Theodore “Teddy” Altman, é filho do Capitão Marvel, um Kree, com a Princesa Anelle, dos Skrulls, o que faz dele um híbrido entre as duas raças alienígenas. Seu principal poder é capacidade de mudar a forma de seu corpo. Ele também é dono de força sobre-humana, invulnerabilidade a muitas coisas e fator cura acelerado.
Seja o primeiro a comentar