Livro dos Vingadores que prefeito do Rio mandou recolher se esgota na Bienal

José Elias Mendes

Livro dos Vingadores que prefeito do Rio mandou recolher se esgota na Bienal

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, iniciou uma guerra contra a graphic novel Vingadores: A Cruzada das Crianças, que estava sendo vendido na Bienal do Livro. O que ele jamais esperava seria a rápida reação do público, que adquiriu todos os exemplares que estavam a venda em vários estandes diferentes no evento.

Na manhã desta sexta-feira (6), as cópias se esgotaram em cerca de meia hora após a abertura dos portões, às 9h, conforme relatam os responsáveis pelas vendas no local.

Sob a alegação de que contém conteúdo impróprio, o prefeito havia anunciado na noite desta quinta-feira (5) que determinou o recolhimento da edição encadernada do livro. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Crivella considera que o livro “traz conteúdo sexual para menores” e disse que deveria estar “embalados em plástico preto, lacrado e, do lado de fora, avisando o conteúdo”.

[irp posts=”80534″ name=”Prefeito do Rio determina que HQ dos Vingadores seja retirada da Bienal”]

“Portanto, a prefeitura está protegendo os menores da nossa cidade”, argumentou o político, que enviou fiscais da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio para identificar e lacrar livros considerados “impróprios” no início da tarde desta sexta-feira (6).

Em nota oficial da Prefeitura, publicada na manhã desta sexta, o órgão chega a ameaçar a licença de funcionamento do evento literário. “Em caso de descumprimento, o material sem o aviso será apreendido e o evento poderá ter sua licença de funcionamento cassada”, afirma o texto.

Assista ao anúncio de Marcelo Crivella:

Publicada originalmente em 2010, a obra foi escrita por Allan Heinberg e tem história centrada em Wiccano e Hulkling, um casal abertamente homossexual. Em algumas cenas, eles aparecem abraçados e na mesma cama. Em outra, eles dão um beijo. Em todas, eles aparecem vestidos.

Veja:

Foto: Reprodução

Os organizadores do evento, que acontece até o dia 8 de setembro, no Riocentro, se negaram a cumprir a determinação sem uma ordem judicial oficial (confira a nota da Bienal mais abaixo).

No Twitter, internautas reagiram ao anúncio e levaram o sobrenome do prefeito, que é bispo da Igreja Universal, aos tópicos mais comentados da rede social desde a noite de quinta-feira (5).

Alguns citaram outros problemas da Cidade Maravilhosa para criticar que a prioridade do governante seja interferir na venda de HQs num evento literário.

https://twitter.com/hudsonbonatto/status/1169926695928958977

https://twitter.com/danverspilots/status/1169936639549947904

https://twitter.com/RicardoMotta19/status/1169934582994657280

Outros defenderam a iniciativa do prefeito:

https://twitter.com/Bertolucc2/status/1169897930095919109

Bienal se manifesta

Em nota divulgada após o anúncio do prefeito, a organização da Bienal Internacional do Livro Rio se posicionou sobre a determinação e disse que não acatará a ordem. O comunicado destacou a pluralidade do evento, reforçou o direito do consumidor insatisfeito trocar os livros com conteúdo que não agradem e divulgou painéis sobre literatura trans e LGBTQA+.

[irp posts=”79458″ name=”Capitã Marvel se torna vilã e ataca os Vingadores nos quadrinhos”]

Leia a nota:

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+.

A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”

[irp posts=”79704″ name=”Afinal, os Eternos podem realmente vencer os Vingadores? Veja comparação”]

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA