Vingadores: Ultimato e Star Wars falham em teste de visibilidade LGBT

André Luiz Fernandes

Vingadores: Ultimato e Star Wars falham em teste de visibilidade LGBT

Um relatório que mostra o índice de visibilidade LGBTQI+ em produções do cinema deu notas baixas para dois dos maiores títulos de 2019: Star Wars e Vingadores: Ultimato.

Ambos os filmes possuem relação com a Disney e falam sobre o tema de forma muito breve e superficial, o que gerou críticas por parte do GLAAD, entidade estadunidense que defende homossexuais contra difamação.

[irp posts=”95246″ name=”Ultimato: vídeos mostram como foi feita a luta dos Capitães América; assista”]

De acordo com o teste de GLAAD, qualquer tentativa de representação de um personagem LGBTQI+ na ficção deve atender a alguns requisitos.

O principal deles seria a relevância, algo em que as duas produções falharam bastante. A ideia é que o personagem retratado tenha importância para o enredo do filme, de forma que, se fosse retirado, deixaria um buraco na trama.

Em Vingadores: Ultimato, um homem interpretado pelo diretor Joe Russo fala sobre suas experiências com encontros românticos em uma sessão de terapia, ao lado do Capitão América, 5 anos depois do ataque de Thanos. Trata-se de uma cena curta e pouco relevante para a história.

Em Star Wars: A Ascensão Skywalker, a cena em questão é ainda mais rápida. Após a batalha, final, é possível ver a Commander Larma D’Acy, da Resistência, interpretada por Amanda Lawrence, beijando sua esposa. Elas não estão em primeiro plano e muita gente nem percebeu o momento.

Sobre Vingadores: Ultimato

Vingadores: Guerra Infinita marcou o maior evento da história do Universo Cinematográfico Marvel e as consequências das ações de Thanos ao reunir a Manopla e as Joias do Infinito foram catastróficas.

A batalha contra o Titã Louco continua em Vingadores: Ultimato, o aguardado filme que encerrará a fase atual da franquia.

Os sobreviventes são poucos, mas a esperança recai sobre o Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Homem-Formiga e outros que deverão deter Thanos com a ajuda inesperada da Capitã Marvel, que deve ter um papel central no Universo Cinematográfico Marvel a partir desse filme.

Os irmãos Anthony e Joe Russo, que dirigiram Vingadores: Guerra Infinita retornam na sequência que promete ser ainda mais grandiosa do que o primeiro longa e marca o último grande evento da chamada fase 3 da Marvel nos cinemas, que será encerrada com Homem-Aranha: Longe de Casa.

Vingadores: Ultimato estreou no dia 25 de abril de 2019. Em 28 de junho, voltou aos cinemas dos EUA com algumas cenas extras, que chegaram ao Brasil em 11 de julho.

Após fazer muito sucesso, Vingadores: Ultimato se tornou o filme de maior bilheteria da história do cinema como um todo. A arrecadação ultrapassou US$ 2,796 milhões, deixando Avatar (2009) e seus US$ 2,789 milhões para trás.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA